Pronunciamento de Walter Pinheiro em 01/09/2011
Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.
- Autor
- Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
- Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
- Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2011 - Página 36087
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero me somar a esta iniciativa do Senador Randolfe e do Senador Alfredo Nascimento e não poderia deixar de me posicionar nesta sessão, referindo-me ao segmento e, portanto, ao papel desenvolvido, desempenhado, ao aspecto, inclusive, do desbravamento, numa das regiões sobre as quais hoje ainda discutimos as questões de comunicação e do transporte da informação. É importante lembrar esse pioneirismo da Rede.
Faço isso, Senador Sarney, até porque à Mesa temos diversas figuras com as quais tive oportunidade de conviver no exercício da minha profissão no Sistema Telebras. Portanto, faço isso na figura do nosso Quadros, uma das figuras com quem tivemos oportunidade de conviver ainda no auge do Sistema Telebras. Ele, que teve oportunidade também de desempenhar um importante papel nessa região, quando destacado foi pelo Sistema Telebras para promover modificações e a expansão do serviço, teve também oportunidade de dirigir os destinos do Ministério das Comunicações.
Portanto, esse papel, hoje, está completamente, meu caro Quadros, repaginado na nossa história. Era importante salientar a origem, Sr. Phelippe Daou, do Sistema Telebras e o papel importante para a tropodifusão, para se utilizar a radiodifusão como instrumento de ampliação das comunicações: o levar a notícia, o sintonizar, desde aquela época, ainda que não com o traço tecnológico de hoje, mas, verdadeiramente fazendo, Presidente Sarney, uma TV e uma rádio interativas naquela região, sendo o único instrumento de informação, chegando aos diversos cantos da Amazônia, principalmente pelo traço de deslocamento, pela ausência de infraestrutura, mas, principalmente, cumprindo um papel importante no desenvolvimento.
Hoje, eu diria completamente repaginado. Agora com o Projeto de Lei nº 116, a oportunidade da chegada da TV digital, o desafio enorme da utilização dessa estrutura para agora - e aí é importante isto, Senador Alfredo Nascimento e Senador Randolfe - poder-se aproveitar toda essa riqueza cultural da Amazônia; ir para além de um processo de retransmissão, mas um processo de completa interação com a produção do conteúdo regional, fazendo da Rede de Rádio e de Televisão o ponto de partida para o mundo.
A Amazônia é tão cantada em verso e prosa, é tão, eu diria, até olhada pelo mundo, mas um olhar sempre de fora para dentro. É importante que, nesse desafio de longos anos, a Rede consiga agora, através desse novo cenário de convergência de mídia, levar da Amazônia para o mundo o que nós temos de mais importante, que é o imaterial, que é a cultura, que é o que esse povo sustentou e que vem sustentando ao longo de uma trajetória, mesmo diante de tantos ataques.
Portanto, parabéns pelo trabalho desempenhado ao longo de toda essa vida, ali, com desafios, desbravando e chegado aqui, no dia de hoje, em que se faz esta comemoração e recebendo esta justa homenagem.
Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)