Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
  • Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/2011 - Página 36088
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Senado Federal realiza nesta oportunidade sessão solene para homenagear não apenas uma empresa privada, com interesses meramente comerciais. Estamos aqui para comemorar os 39 anos de um patrimônio dos amazônidas, uma empresa que tem contribuído de forma decisiva, nestas quatro décadas, para a integração e o desenvolvimento da Amazônia Ocidental.

            Presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, a Rede Amazônica é o canal que traz as notícias do mundo para a região, mas que também mostra ao mundo a natureza, a cultura, os valores, dificuldades e desafios do povo da Amazônia brasileira, aproximando as pessoas, integrando os estados, denunciando os problemas e, principalmente, valorizando e enaltecendo as riquezas desta imensa e diversa região que reúne a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do planeta.

            O povo da Amazônia se vê e se reconhece pela tela da Rede Amazônica, pelas suas emissoras afiliadas TV Amazonas, TV Acre, TV Amapá, TV Rondônia e TV Roraima e também pelo canal AmazonSat. O telejornalismo, as novelas, filmes, enfim, a programação desta importante rede de televisão representa apenas uma parte de sua contribuição para o desenvolvimento regional, que inclui ainda a realização de grandes eventos, seminários, congressos e a formação de profissionais por meio da Fundação Rede Amazônica.

            A trajetória da Rede Amazônica começa com uma agência de propaganda, a Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Naquele ano, o Ministério das Comunicações abriu Concorrência Pública para a implantação de mais um canal de televisão em Manaus, desafiando empreendedores de notável visão como Phelippe Daou, Milton de Magalhães Cordeiro e Joaquim Margarido a apresentar uma proposta para integrar a Amazônia por meio da comunicação eletrônica.

            Com a concorrência pública ganha, em junho de 1969 foi constituída a Rádio TV do Amazonas Ltda. Em 1970 a empresa recebeu a outorga da concessão do canal, com o prazo de dois anos para por a nova emissora no ar. Durante esse período foi feita a aquisição de equipamentos técnicos no exterior, cuidados necessários com o projeto técnico e principalmente a escolha do local de sede e torre de transmissão.

            Cumprido o período de ajustes, a Rede Amazônica, canal 5, foi inaugurada no dia 1° de setembro de 1972, portanto há exatos 39 anos. De forma pioneira, a emissora iniciou as transmissões em cores, numa época em que a maioria das redes de televisão ainda transmitiam em preto e branco.

            Em 1973 a Rede Amazônica filiou-se à TV Bandeirantes e passou a exibir uma programação mais variada, com esporte, show, desenhos e filmes de sucesso. A partir de 1983 as emissoras da Rede Amazônica de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Macapá (AP) foram unificadas sob a mesma empresa e passaram a ser afiliadas da Rede Globo. Em 1986 a Rede Amazônica, de Manaus, também se filiou à Rede Globo. Com a programação unificada, foi possível a utilização de um canal exclusivo do Brasilsat, que permitiu a transmissão de programas produzidos em Manaus para as emissoras e retransmissoras da Rede em toda a região.

            Fiel ao seu compromisso de integrar as regiões mais longínquas da Amazônia e atuando sobre quase 50% do território nacional, a Rede Amazônica inaugura uma nova fase na prestação de serviços de comunicações, ao expandir seu sinal para o interior.

            Sou testemunha do que está ocorrendo no Estado de Roraima, por exemplo. Além de Boa Vista, a TV Roraima está levando seu sinal para todas as sedes de municípios e inúmeras localidades do interior.

            E no início deste ano a Rede Amazônica inaugurou, em Manaus, as transmissões da TV Digital, permitindo que seu sinal esteja acessível na internet e nos celulares.

            É por manter o seu compromisso com a Amazônia, com o jornalismo de qualidade, isento e responsável, que aproveito esta oportunidade para deixar aqui registrado o meu respeito e minha admiração pela direção da Rede Amazônica e todos os profissionais, nos cinco estados da Amazônia onde atua, por nos trazer notícias de qualidade, informação séria e comprometida com os valores e prioridades regionais. Em especial, quero registrar aqui o papel importante de dois homens que muito contribuíram para essa história de sucesso, os jornalistas Phelippe Daou, fundador da rede, e Raimundo Moreira, diretor da sucursal em Brasília que, de forma muito dedicada, tem assegurado uma participação destacada da emissora na cobertura de todos os temas de interesse da Região Amazônica.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/2011 - Página 36088