Pronunciamento de Ângela Portela em 01/09/2011
Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do transcurso, dia 1º de setembro, do Dia Nacional do Profissional de Educação Física.
- Autor
- Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
- Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro do transcurso, dia 1º de setembro, do Dia Nacional do Profissional de Educação Física.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2011 - Página 36351
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA.
A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, desde o início desta semana atividades esportivas, de lazer e entretenimento são realizadas em todo o Brasil para marcar a passagem do Dia Nacional do Profissional de Educação Física, comemorado em primeiro de setembro, data em que a profissão foi regulamentada.
As atividades que estão sendo desenvolvidas, voltadas para o cuidado com a saúde e a prática de atividades esportivas, são coordenadas pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais da categoria, que reúnem mais de 70 mil profissionais filiados em todo o país.
Faço esse registro em plenário, senhor presidente, como reconhecimento a uma categoria que considero das mais importantes, não apenas para o cuidado com a saúde da população, mas principalmente pelo papel de destaque que têm na educação e na formação do caráter e da identidade de nossas crianças e jovens.
Como professora, no período em que estive atuando em sala de aula, testemunhei a dedicação e o desprendimento desses profissionais, que exercem suas atividades nas escolas de todo o país. Muitas vezes com condições mínimas de trabalho, sem equipamentos ou espaços adequados, superam essas dificuldades em nome do amor à profissão e, principalmente, levando adiante a missão de educar, de transmitir valores, despertar o amor pelo esporte, pelas atividades físicas e por u ma vida saudável.
Segundo informações do Conselho Federal de Educação Física, existem hoje mais de 260 mil profissionais da área, em todo o Brasil, nas escolas, academias, atuando como personal trainners, auxiliando em programas de emagrecimento, melhoria da qualidade de vida, reeducação postural, entre outras atividades.
Sabemos das inúmeras dificuldades que a categoria ainda enfrenta, o que aliás parece ser um desafio inerente à área de educação. Por isso, quero prestar aqui o meu reconhecimento a todos os profissionais de educação física, especialmente os que atuam no meu estado de Roraima, profissionais dedicados à causa da educação, do esporte, da saúde e da qualidade de vida.
Por ora é o que tenho a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigada.