Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pelo encerramento do leilão, hoje, na Bolsa de Valores de São Paulo, que previu projeto da construção de linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. HOMENAGEM.:
  • Satisfação pelo encerramento do leilão, hoje, na Bolsa de Valores de São Paulo, que previu projeto da construção de linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2011 - Página 36418
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, RESULTADO, LEILÃO, VITORIA, CONSORCIO, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA, TELEVISÃO, RADIO, REGIÃO AMAZONICA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje é um dia muito importante para o nosso Estado de Roraima, um dia em que se encaminha uma solução histórica para se resolver um gargalo que era um grande problema, um grande óbice no processo de desenvolvimento do nosso Estado.

            Acaba de ser encerrado, na Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão do lote A, que prevê a construção de uma linha de transmissão de 500kVA, de circuito duplo, mais estação rebaixadora, que vai ligar Manaus a Boa Vista, fazendo com que a ligação de Tucuruí a Manaus, que já está em andamento, interligue não só Manaus, mas também Roraima ao Sistema Integrado Nacional. Portanto, Roraima deixará de ser um sistema isolado.

            A definição da construção dessa linha de transmissão é uma luta que encampei há alguns anos, Sr. Presidente. Tratei com o Presidente Lula, colocamos no PPA essa matéria, depois, tratei com a Presidenta Dilma, com o Ministro Edison Lobão, com o Dr. Josias, presidente da Eletronorte, com o Dr. Nelson Hübner, presidente da Aneel, e hoje posso dizer, com satisfação, que o nosso sonho está realizado, ou pelo menos está encaminhado. Será realizada em 36 meses, porque esse é o prazo de conclusão da obra, para ela entrar em funcionamento - até 36 meses.

            Essa obra vai resolver duas questões fundamentais de Roraima. A primeira delas: o Estado de Roraima vai deixar de depender de energia da Venezuela, que tem, ano a ano, causado problemas para o nosso Estado, devido à precariedade da geração de energia na Venezuela; e, segundo, com a interligação com o resto do Brasil, vai permitir que Roraima possa construir quatro hidrelétricas, permitindo, assim, que Roraima possa vender para o restante do Brasil a energia produzida no nosso Estado.

            Queremos construir as hidrelétricas de Cotingo, Bem-Querer, Paredão I e Paredão II, que já estão em estudo e que deverão, brevemente, ser licitadas também. Essas obras, somente as de interligação, vão gerar 3.200 empregos diretos, Presidente Paim. Portanto, algo extremamente importante para a nossa região.

            Gostaria, aqui, de registrar que o consórcio vencedor dessa licitação foi o Consórcio Boa Vista, composto pela Eletronorte e pela Alupar Investimentos. Eu, pessoalmente, trabalhei junto a Eletronorte para que ela participasse do leilão, participasse da licitação, porque a Eletronorte tem experiência em tratar com os Waimiri Atroari, já que essa linha de transmissão passará pela terra dos Waimiri Atroari, tem experiência, expertise, no norte do Brasil. A Eletronorte é um patrimônio do nosso País e da nossa região. Portanto, a Eletronorte haver participado e ter ganhado esse leilão, para nós, é uma garantia de que essa obra será feita com muita tranquilidade e muita experiência.

            Quero parabenizar o Presidente Josias pela posição; quero agradecer à Presidenta Dilma; quero agradecer ao Ministro Edison Lobão; quero agradecer ao Dr. Josias por haver encaminhado essa solução, que é decisiva para o nosso Estado e para a nossa região. Vamos ter energia limpa, vamos deixar de ter geração de energia por meio de máquinas a óleo diesel no interior de Roraima, que dão problemas, que poluem, que consomem combustível fóssil e que, portanto, estão ultrapassadas. Queremos hidrelétricas, porque são de baixo impacto e, efetivamente, fazem com que o desenvolvimento ambiental, inclusive de Roraima e da Amazônia, possam ser preservados.

            Ao agradecer essas providências, quero anunciar à população de Roraima essa vitória do nosso Estado e dizer da minha satisfação por haver contribuído para que tudo isso pudesse acontecer, Sr. Presidente.

            Ontem, não pude estar presente durante a sessão que comemorou os 39 anos da Rede Amazônica de comunicações, mas, posteriormente, cheguei e cumprimentei o Dr. Phelippe Dauo e toda a equipe da Rede Amazônica. Quero aqui registrar o meu respeito, a minha consciência de que a Rede Amazônica de Televisão é um patrimônio do nosso País, especialmente, da região amazônica, e contribui com a integração do País, faz a Amazônia ser conhecida, faz a Amazônia conhecer melhor o Brasil, enfim, integra nossas regiões num fato fundamental.

            Então, quero parabenizar a Rede Amazônica de Televisão pelo trabalho que faz, parabenizar também a Fundação Rede Amazônica pelo trabalho social que executa na nossa região e dizer que a TV Roraima, ligada à Rede Amazônica, no Estado de Roraima, é um veículo fundamental de informação, de prestação de serviços do povo de Roraima.

            Quero parabenizar e abraçar todos os trabalhadores da Rede Amazônica na pessoa do Dr. Phelippe Daou pela comemoração desses 39 anos. Que ela continue no seu caminho glorioso, quer gerando imagem nos Estados, quer, através da Rede Amazônica, do satélite, levando para todas as comunidades da Amazônia as nossas imagens, enfim, prestando um serviço inestimável.

            Queria fazer esse registro e parabenizar a Rede Amazônica.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2011 - Página 36418