Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios ao projeto Bombeiro Cidadão, ação que o Corpo de Bombeiros do Amapá vem desenvolvendo em favor de adolescentes de baixa renda.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogios ao projeto Bombeiro Cidadão, ação que o Corpo de Bombeiros do Amapá vem desenvolvendo em favor de adolescentes de baixa renda.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2011 - Página 36447
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, CORPO DE BOMBEIROS, ESTADO DO AMAPA (AP), ORGANIZAÇÃO, PROGRAMA, INCLUSÃO SOCIAL, ADOLESCENTE, BAIXA RENDA.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permitam-me fazer aqui breve e elogiosa referência à corporação dos bombeiros militares do Estado do Amapá, por mais uma vez estarem à frente de uma belíssima ação social e humanitária em favor de adolescentes de baixa renda.

            Eu me refiro à ação que o Corpo de Bombeiro do Amapá vem desenvolvendo, há pelo menos cinco anos, denominada projeto Bombeiro Cidadão, que visa trabalhar com adolescentes de baixa renda e em situação de risco social.

            Atualmente, o projeto atende aproximadamente quatrocentos adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, distribuídos nos município de Santana, Laranjal do Jari e na capital do Estado, Macapá.

            Os critérios estabelecidos para que os jovens possam ser beneficiados pelo projeto, incluem ,além da faixa etária, entre 14 e 17 anos, a obrigação de estarem devidamente matriculados na escola e principalmente frequentando as aulas com assiduidade, além , é claro, como eu já disse, serem de família de baixa renda e estar em situação de risco social.

            Senhoras e Senhores, temos nessa iniciativa uma ação eficiente , concreta e coordenada ,para tirar os adolescentes das ruas e fazer com que ocupem o tempo livre com atividades e cursos de capacitação, além de resgatar os valores éticos, morais e cívicos.

            São nove meses - e se o tempo simbolicamente nos remete à figura da gestação, talvez seja para justamente sugerir que ali eles buscam as chances de uma nova vida.

            É uma alegria ver aquelas rapazes e moças ganhando capacitações técnicas, ao receberem noções de prevenção e combate a incêndio, técnicas de salvamento, higiene e primeiros socorros, instruções militares, prevenção de acidentes domésticos, cultura e arte, esporte e lazer, educação ambiental, visitas a outras instituições, palestras, dentre outras ações.

            E o exemplo, o meio onde isso se dá, não poderia ser melhor. Os bombeiros militares são reconhecidamente a mais amada, a mais respeitada, a mais reconhecida instituição do país. Saber, portanto, que jovens em situação de vulnerabilidade social, estão tendo a oportunidade de conviver com esse exemplo de honradez de conduta, só nos anima e orgulha.

            E como todo trabalho cresce na parceria, é bom que se ressalte que a iniciativa dos valorosos bombeiros militares do Amapá ganha reforço com o apoio do Serviço Social de Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que promove cursos de qualificação.

            Outro parceiro do projeto é a Faculdade Seama, que há poucos dias doou as camisas, que serão usadas pelos jovens no desfile de 7 de Setembro, nas celebrações pela Independência do Brasil.

            Fica, portanto aqui nosso registro e saudação, dando parabéns aos condutores desse programa de resgate social, justamente quando o Brasil inteiro discute ou precisa discutir a atenção que está sendo dada ao jovem formação cidadã.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2011 - Página 36447