Fala da Presidência durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2011 - Página 24851
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, ENCERRAMENTO, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Quero agradecer a presença de todos que aqui estão, a presença do Senador Randolfe Rodrigues, que foi o signatário primeiro para esta sessão.

            Quero agradecer, profundamente, as palavras proferidas pelo Dr. João Monteiro de Barros Filho. Mas a maior satisfação que nós temos aqui é de tê-lo no Senado, nesta sessão, na qual ele vê o quanto o seu ideal prosperou. Chegou até a receber o merecimento da Nação inteira aqui representada pela formação dos Senadores, que são todos os Estados do Brasil na Federação.

            Quero agradecer a presença do Revmº Sr. Dom Osvino José Both, Arcebispo Militar do Brasil, que aqui representa o Ministro Nelson Jobim.

            Quero agradecer a presença do Sr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva, que é Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, e os membros do Conselho do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã - Inbrac.

            Quero agradecer a presença do Revmº Sr. Dom Paulo Mendes Peixoto, da Reverenda Irmã Maria Celeste Ghislandi e da Srª Antônia Acarino Mucciolo, na pessoa de quem eu quero lembrar o quanto Dom Antônio fez pela realização deste sonho e da Rede Vida.

            Quero agradecer a presença do Sr. João Monteiro de Barros Neto, que mostra que a Rede Vida, a emissora da família, tem o exemplo da própria casa, em que toda a família está envolvida nesse projeto.

            Senhoras e senhores funcionários da Rede Vida de Televisão, aqueles artistas, apresentadores que hoje são conhecidos, reconhecidos no Brasil inteiro, minhas senhoras e meus senhores, eu não podia encerrar esta sessão sem dizer algumas palavras.

            Elas são, em primeiro lugar, uma palavra que é de gratidão. E gratidão é a memória do nosso coração. Já dizia Santo Agostinho que é a maior de todas as virtudes, porque na gratidão estão contidas muitas das qualidades e virtudes que um homem pode ter.

            Quero dizer que foram muitos os que receberam. Poucos, diz o Evangelho, poucos ou pouquíssimos, um somente agradeceu. Eu quero dizer que esse um é o Dr. João Monteiro Filho, o que mostra o seu caráter, a sua dignidade e as suas virtudes. Ele contou a história da Rede Vida de Televisão, mas, com a sua modéstia, esqueceu um pequeno detalhe.

            Quero dizer que a concessão de um canal de televisão é muito disputada, porque muitos têm o que ele representa de interesses comerciais, o que ele representa de uma visão de opinião pública, e, assim, na concessão da televisão de São José do Rio Preto, tinha tantos concorrentes. Era uma televisão que tinha a cobiça de muita gente e muitos grupos muito representativos do Brasil. Foi quando Augusto Marzagão, a quem ele se referiu aqui e que quero homenagear neste momento, me disse: Presidente, há um jornalista de Barretos, um homem sério, competente, que tem o sonho - foi isso que o Dr. Monteiro esqueceu - de fazer uma televisão cristã e da família brasileira. Eu disse a Marzagão: Só isso basta para que ele tenha a melhor de todas as qualidades de todos os grupos que estão disputando a televisão de São José do Rio Preto.

            Portanto, ele se esqueceu de dizer esse ponto, essa inspiração que ele tinha, e foi isso que motivou a que, imediatamente, nós todos o escolhêssemos, porque sabíamos que estávamos abrindo uma nova era na televisão brasileira. Diante de todas as televisões comerciais aparecia um homem que queria fazer uma televisão que fosse uma televisão de vida, vida de ensinamentos, de ensinamentos morais, de ensinamentos éticos, vida de fé, vida de evangelização, defesa da família, que é a base da sociedade, vida e oração, pregação da bondade, pregação da convivência, do amor ao próximo, dos ideais cristãos. Como ele mesmo disse, pregação da moral e da ética. E a Rede Vida transformou-se em tudo isso.

            Acompanhei também, fui testemunha das dificuldades, porque, a partir de então, ele sempre me procurou, sempre demonstrando essa gratidão que não mereço. Mas ele foi um homem que me deu notícia das dificuldades que teve no início. Mas foi esse sonho dele, sem dúvida alguma, uma inspiração que teve para que pudesse ser esse homem que vai ficar na história da televisão brasileira, vai ficar na história do cristianismo brasileiro, e vai ficar na história da evangelização deste País.

            O Dr. Monteiro, então, pode ficar feliz porque conseguiu realizar o seu sonho. A partir de então, há 16 anos, no dia em que colocou o sinal da Rede Vida para o Brasil, em São José do Rio Preto apareceu aquela luzinha da fé, que passou a ser irradiada para o Brasil inteiro, disseminada em todos os cantos deste País, e hoje ela se encontra não somente aquela luzinha primeira que ele acendeu, mas se encontra um farol extraordinário que todo o Brasil reconhece.

            Eu tenho uma gratidão especial à Rede Vida. Minha mãe, cuja morte... Até hoje não compreendo o mundo sem ela. Minha mãe, os últimos anos da sua vida ela passou pregada ouvindo a Rede Vida todas as tardes. Era o seu lugar de oração, era o seu lugar de ensinamento, era o seu lugar de vida dentro da sua vida, nos seus últimos anos.

            O Dr. Monteiro sabe dessa historia, que contei a ele e estou repetindo agora no Senado da República. Portanto, é uma gratidão que tenho com a Rede Vida, ao mesmo tempo em que o Dr. Monteiro acha que tem essa gratidão comigo. Quero dizer, Dr. Monteiro, que ela está resgatada hoje, e o senhor não tem mais gratidão nenhuma. Tenha gratidão com o Criador, que lhe mandou para fazer essa obra.

            Muito obrigado. (Palmas.)

            Agora suspendo a sessão por alguns minutos, para que ele possa receber, como todos os que fazem a Rede Vida, os cumprimentos dos presentes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2011 - Página 24851