Discurso durante a 153ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro das providências do Ministério da Agricultura quanto às pragas que assolam a produção agrícola do Estado de Roraima. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro das providências do Ministério da Agricultura quanto às pragas que assolam a produção agrícola do Estado de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2011 - Página 36544
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, TEXTO, ASSUNTO, OCORRENCIA, PRAGA, AGRICULTURA, NECESSIDADE, ORADOR, INTERVENÇÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, quero agradecer o Senador Wilson Santiago a gentileza.

            Vou fazer um registro bastante rápido, Srª Presidenta.

            Roraima tem sido alvo de quatro pragas que estão assolando o Estado e, por conta disso, estivemos no Ministério da Agricultura discutindo com o Governo Federal, visando tomar providências no sentido de fazer duas ações. Primeiro, ampliar a fiscalização nas fronteiras. Nós temos fronteira com a Venezuela e com a Guiana, que não cuidam da questão fitossanitária. Portanto, há livre acesso de pragas no nosso Estado e, do Estado de Roraima, podem expandir para o restante do Brasil.

            Portanto, é de fundamental importância que essas questões da proteção sejam fortalecidas no Estado de Roraima, principalmente nas fronteiras: com a Venezuela, na cidade de Pacaraima; e na cidade de Bonfim, fronteira com a Guiana.

            Além da cochonilha rosada e do hibisco, que foi descoberto agora em dezembro, nós estamos em Roraima com sinais do ácaro vermelho, do ácaro hindu e da mosca da carambola, que é a mais preocupante no momento. Então, são quatro pragas que podem efetivamente causar prejuízos à produção de frutas, principalmente nacional.

            Portanto, nós procuramos o Ministério da Agricultura para que providências fossem tomadas. No caso da mosca da carambola, 493 armadilhas já foram instaladas nas fronteiras. Nós estamos combatendo. O Ministério da Agricultura está apoiando a Secretaria de Agricultura e a vigilância sanitária de Roraima. E queremos aqui registrar e agradecer ao Ministro Mendes Ribeiro pelas providências.

            Então, gostaria de fazer este registro e de solicitar a transcrição de duas matérias: “Quatro pragas preocupam Roraima” e “Saída de mudas de Roraima é proibida”. Por conta exatamente do ácaro e da cochonilha rosada, as mudas de Roraima estão proibidas de serem levadas até o Estado do Amazonas e, em consequência, até o restante do País. Então, é do interesse tanto do Estado do Amazonas, da Senadora Vanessa, que preside a sessão, uma Senadora que representa o Estado muito bem, quanto do Estado de Roraima e do restante do Brasil.

            Portanto, peço a transcrição das duas matérias e quero registrar, primeiro, a nossa preocupação, uma preocupação grande com essas questões, uma preocupação do Governo do Estado de Roraima em tomar as providências. O apoio e as providências estão sendo empreendidas pelo Governo Federal, especialmente pelo Ministério da Agricultura, no sentido de dar suporte para que Roraima possa enfrentar essas quatro pragas.

            Era esse o registro que queria fazer.

            Muito obrigado, Srª presidente. 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matérias referidas:

- Quatro pragas preocupam em Roraima, da Folha de Boa Vista;

- Saída de mudas de Roraima é proibida”, da Folha de Boa Vista.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2011 - Página 36544