Discurso durante a 153ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos aos diretores e colaboradores do SESI pela publicação do Relatório Anual 2010, apresentando o conjunto de programas, projetos e atividades realizados.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Cumprimentos aos diretores e colaboradores do SESI pela publicação do Relatório Anual 2010, apresentando o conjunto de programas, projetos e atividades realizados.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2011 - Página 36564
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PROJETO, ATIVIDADE, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, o Serviço Social da Indústria (SESI) publicou o Relatório Anual 2010, em que apresenta o conjunto de programas, projetos e atividades realizadas em 2010, com o objetivo de aumentar os níveis de eficiência e competitividade da indústria, o bem estar e o crescimento profissional dos trabalhadores e a adoção de práticas socialmente responsáveis.

            Os programas mantidos pelo SESI contribuem para aumentar a oferta de trabalhadores com elevados níveis educacionais e de qualidade de vida, o que propicia melhoria dos níveis de produtividade e de competitividade industrial.

            Entre as grandes linhas de ação que consolidam os programas e projetos estratégicos do SESI, destacamos os programas Educação para a Nova Indústria, Indústria Saudável, Promoção Institucional e Desenvolvimento da Gestão Organizacional.

            Na área de Educação para a Nova Indústria, houve alocação de mais recursos para a educação do industriário, inclusão digital para todos, rede de educação a distância, elevação da escolaridade, educação em tempo integral, educação continuada, qualidade da educação, melhoria da infraestrutura educacional e da formação do educador, assim como Cursos para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Formação Esportiva.

            No Programa Indústria Saudável, foram realizados diversos projetos relativos ao Acesso ao Conhecimento, como campanhas educativas e de segurança e saúde no trabalho, estilo de vida saudável.

            Foram realizados diagnósticos referentes ao Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho e Saúde e Estilo de Vida.

            Na área de assessoria e consultoria, foram realizados projetos sobre Sistema de Gestão, Tecnologia SESI de investimento em Cultura, lazer e responsabilidade social.

            Na área de Promoção de Saúde e do Estilo de Vida Saudável, os principais projetos foram Ginástica na Empresa, Jogos do SESI, Música, Gestão e Otimização de Espaços de Cultura e Lazer, Serviço de Vacinação e Ações Educativas e Preventivas em Saúde e Estilo de Vida, Assistência Médica e Odontológica. 

            Os Programas de Promoção Institucional englobaram projetos de Ação Global, Dia Nacional da Construção Social, Esporte e Cidadania, o Prêmio Construindo a Nação, o Cine SESI Cultural, o Programa ViraVida, o Prêmio CNI/SESI Marcantonio Vilaça, SESI Bonecos do Brasil e o Festival Internacional de Teatro de Objetos.

            Os principais projetos na área de Desenvolvimento da Gestão Organizacional trataram do Modelo de Excelência da Gestão, A Gestão da Estratégia, Escritório de Projetos, Medição de Desempenho do SESI, Linhas de Fomento, Gestão de Clientes e Monitoramento de Mercado, Avaliação de Impacto Social, Desenvolvimento Organizacional nas Funções de Marketing e Relações com o Mercado dos Departamentos Regionais e Inova SESI.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho plena convicção de que o SESI manterá a trajetória exitosa que tem contribuído para nosso desenvolvimento social e econômico e para a melhoria das condições e bem estar do trabalhador brasileiro.

            Meus cumprimentos aos diretores e a todos os colaboradores do SESI, responsáveis diretos pelo elevado nível do trabalho realizado por entidade tão respeitável do nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2011 - Página 36564