Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Entusiasmo com o projeto "Jovem Senador", que permitirá que os jovens vencedores do Concurso de Redação do Senado vivenciem o dia a dia de um Senador da República; e outro assunto.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Entusiasmo com o projeto "Jovem Senador", que permitirá que os jovens vencedores do Concurso de Redação do Senado vivenciem o dia a dia de um Senador da República; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2011 - Página 37156
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, SENADOR, RELAÇÃO, DIVULGAÇÃO, ESTADOS, PAIS, PROJETO, CONCURSO, REDAÇÃO, AUTORIA, SENADO, OBJETIVO, PROMOÇÃO, CIDADANIA, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, POLITICA, JUVENTUDE, BRASIL, CONHECIMENTO, TRABALHO, LEGISLATIVO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, companheiros e companheiras, Sr. Presidente José Sarney, quero, antes de iniciar o meu pronunciamento, me somar às atividades festivas que há pouco comemoraram o fato de o Estado do Amapá, à época, ter sido desmembrado do Estado do Pará e ter-se transformado efetivamente em um território, dando início à formação de mais uma unidade autônoma da nossa Federação.

            Então, cumprimento V. Exª, Presidente Sarney, que dirige com muita competência, com muita seriedade, esta Casa e é um dos três representantes do Estado do Amapá. Estendo também meus cumprimentos aos Senadores Randolfe Rodrigues e Geovani Borges pela passagem de uma data tão importante, não apenas para o Amapá, mas para o Brasil como um todo.

            Mas, Presidente Sarney, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, venho à tribuna neste momento, com muita alegria, para falar de um projeto desta Casa, de um projeto do Senado Federal que estreou este ano e a que já demos início. Eu, Senadora, tenho muita honra de ter sido eleita para presidir sua comissão coordenadora e que tem um alcance social muito grande. Eu aqui me refiro ao Projeto Jovem Senador.

            Esse projeto e o Concurso de Redação, que este ano está na quarta edição, integram o Programa Senado Jovem Brasileiro, criado pela Resolução nº 42, de 2010.

            O Concurso de Redação está com as inscrições abertas até o final deste mês, e quero aqui conclamar todos os Senadores e todas as Senadoras a fazer ampla divulgação nos seus Estados, para que essa iniciativa espetacular alcance, efetivamente, seu objetivo de promover a cidadania e estimular a participação política de todos os jovens brasileiros.

            Faço aqui, Sr. Presidente, um apelo, para que os Senadores se envolvam, não apenas os órgãos de comunicação da Casa, que já fizeram contato com secretarias de Estado de educação, mas que nós, por intermédio das nossas páginas da Internet, dos nossos boletins de divulgação do trabalho parlamentar, enfim, de todos os meios de que dispomos, possamos também ser divulgadores desse projeto que é tão importante, Senador Jarbas Vasconcelos.

            O concurso é dirigido a estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio que tenham entre 16 e 19 anos e que estejam regularmente matriculados em escola pública. O tema da redação este ano é: “O Brasil que a gente quer é a gente que faz!”

            Até o ano passado os vencedores do Concurso Nacional de Redação do Senado vinham até Brasília receber a premiação, tinham seus trabalhos publicados pelo Senado; enfim, recebiam todas as homenagens merecidas. Este ano, eles também terão tudo isso e um pouco, ou melhor, um muito mais: que é a oportunidade de viver por três dias como um de nós, Senadores.

            Como parte da premiação, os 27 vencedores - um ou uma por Estado - terão a oportunidade de atuar como Senadores e de vivenciar o processo de criação das leis do nosso País, que se desenvolve aqui nesta Casa. É uma oportunidade ímpar de convívio e conhecimento acerca do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro que vamos proporcionar a esses estudantes.

            E, aproveitando a oportunidade de falar neste assunto, quero parabenizar a jovem amazonense Ana Luiza Valente Alves e, em nome dela, parabenizar todos os jovens e todas as jovens que já participaram do Concurso de Redação, em especial os que tiveram seus textos vencedores.

            Ana Luiza esteve aqui no ano passado, como aqui esteve um jovem ou uma jovem de cada unidade da Federação brasileira. Ana Luiza não veio da cidade de Manaus, que é a capital do Estado do Amazonas, mas de uma cidade do interior chamada Carauari, que fica às margens do rio Juruá. Sr. Presidente, é um Município localizado a 786 quilômetros de Manaus, a que se liga somente por “hidrovia”. Aliás, é ligado por um rio que é um dos mais sinuosos do Brasil. E uma viagem de barco de Carauari a Manaus leva, por exemplo, um período superior a dez dias.

            Então, Ana Luiza foi a jovem vencedora do Estado do Amazonas no Concurso de Redação e, ao lado de outros 26 jovens, teve a oportunidade de vir a Brasília. Ela e todos os outros representaram muito bem cada um de seus Estados. Na época, ela venceu a redação no Estado do Amazonas com o título “Uma capital de Esperança”, escrita sobre o tema “Brasília, capital dos brasileiros”.

            No Projeto Jovem Senador, o nosso dia a dia de Senador será vivido pelos jovens vencedores do Concurso de Redação, acrescido à premiação que já ocorria.

            Caberá aos 27 finalistas, devidamente orientados, a elaboração de projetos de lei e de discursos que serão apresentados em sessões, preferencialmente aqui neste plenário. Os trabalhos do Projeto Jovem Senador serão dirigidos por uma Mesa eleita entre os jovens Senadores e Senadoras, composta por presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário.

            A legislatura desses 27 jovens ocorrerá em novembro e terá a duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens Senadores e Senadoras e a eleição da Mesa Diretora, terminando com a redação dos autógrafos, textos oficiais dos projetos aprovados na Ordem do Dia e sua consequente publicação no Diário do Senado Federal.

            Será um período de feriado, onde este plenário não funcionará com sessões deliberativas, e eles aqui virão nesse período de curto recesso escolar para fazer a simulação de como funciona o Senado Federal. Farão reuniões em comissões, farão sessões deliberativas e não deliberativas de Plenário. Enfim, viverão três dias como se vive efetivamente um Senador e uma Senadora.

            Os depoimentos de jovens que já participaram em anos anteriores da premiação das redações e do conhecimento físico desta Casa são estimuladores e deixam clara a grandeza e a importância dessa iniciativa. Imaginem só, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, como será para os jovens vencedores do concurso deste ano participar da experiência legislativa que lhes será proporcionada pelo Projeto Jovem Senador. Tenho certeza, tenho a convicção plena de que será uma experiência inesquecível. E quem sabe não estaremos despertando a vocação para a vida parlamentar nesses brasileirinhos e nessas brasileirinhas?

            Sr. Presidente, a Consultoria do Senado, os técnicos do Senado elaboraram um material publicitário que vai desde o cartaz até o material explicativo. Esses materiais já foram devidamente encaminhados a todas as secretarias de Estado de educação, todas as secretarias das 27 unidades da Federação - 26 Estados mais o Distrito Federal - que organizarão o Concurso de Redação - repito, para os jovens entre 16 e 19 anos de idade - e também farão a escolha da melhor redação. Os meninos e as meninas responsáveis pelas redações terão oportunidade de vir a Brasília com acompanhante e aqui passar três dias, atuando não só na apresentação das suas redações, mas atuando também como jovens Senadores.

            Então, quero cumprimentar a Presidência do Senado. Presidente Sarney, tenho certeza de que este é o primeiro ano, mas já será um primeiro ano de sucesso. Não tenho dúvida alguma de que essa iniciativa, além de aproximar o Senado Federal da sociedade brasileira e desta parcela tão importante que é a juventude, ajudará muito na formação da cidadania, como disse, desses brasileirinhos e dessas brasileirinhas. É tão importante que um dia desses até foi publicado num jornal da minha cidade um editorial relativo a esse assunto, a essa matéria.

            Então, quero cumprimentar o Senado e apelar para que todos nós sejamos os divulgadores desse evento tão importante.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2011 - Página 37156