Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem às escolas do Estado do Piauí pelo desempenho no Enem de 2010.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Homenagem às escolas do Estado do Piauí pelo desempenho no Enem de 2010.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2011 - Página 37195
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ELOGIO, RESULTADO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESTADO DO PIAUI (PI), AVALIAÇÃO, COMENTARIO, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, PAIS.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho, hoje, a esta tribuna, para trazer e fazer uma homenagem a uma matéria que nos enche de orgulho em todo o Estado do Piauí, sobre o desempenho de nossas escolas no Enem de 2010.

            Quero dirigir, aqui, desta tribuna, meus cumprimentos a todo o quadro funcional, aos educadores, aos alunos dos colégios, principalmente daqueles que obtiveram melhor nota, o Instituto Dom Barreto, de Teresina, e o Educandário Santa Maria Goretti.

            Essas duas escolas, Srª Presidente, engrandeceram o nome do Piauí. O Instituto Dom Barreto obteve a segunda melhor média entre todas as escolas do País, no Enem 2010, ficando atrás apenas do Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A outra escola, o Educandário Santa Maria Goretti, apareceu como a sétima melhor colocada no País, o que me deixa ainda mais feliz, porque é a escola em que cursei todo o antigo primário.

            Sem dúvida, isso é orgulho para todos nós, piauienses, e, mais que isso, uma oportunidade de fazermos uma reflexão sobre o setor educacional no Estado do Piauí e no Brasil. 

            Apesar de particular, o Instituto Dom Barreto também oferece educação de alta qualidade para comunidades que não podem pagar as mensalidades. Ou seja, a iniciativa privada na formação educacional de nossas crianças, adolescentes e jovens se destaca, mais uma vez, nessa atuação.

            Pena não estar presente entre nós, em nosso convívio, a pessoa que formou tudo isso, o saudoso Professor Marcílio, que foi também meu professor.

            Não é preciso apenas melhorar a qualidade da educação. Também devemos ampliar o acesso, diminuindo os índices de analfabetismo e garantindo que, uma vez matriculada, a criança permaneça na sala de aula, motive-se e chegue a uma universidade. Esse é o caminho para o avanço de qualquer país.

            Devo destacar, também, que defender a educação pública e de qualidade como direito de todos é defender condições adequadas de trabalho a cada professor e a cada professora, bem como defender salários dignos, piso respeitado, formação continuada. Enfim, é oportuno ressaltar que a valorização profissional do magistério está inserida nesse cenário de melhoria do setor educacional.

            Quero lembrar, Srªs e Srs. Senadores, que meu plano de metas, ainda como candidato ao Senado, formulado quando eu ainda estava em campanha, inclui a educação, nos seguintes termos:

As desigualdades na qualidade de ensino da rede privada e da rede pública no Piauí precisam ser reduzidas [e isto deve ocorrer no País como um todo]. Os estudantes merecem ter a mesma formação e as mesmas oportunidades, independentemente da escola que frequentam, seja pública ou particular. Além disso, os professores devem ser valorizados e receber apoio para cursos de aperfeiçoamento.

            Essa desigualdade a que me referi também se traduziu nos resultados do Enem, divulgados nesta semana: apesar de ter a segunda e a sétima melhor escola do Brasil, o Piauí ocupa também a lamentável posição de ter a quarta pior escola pública do País.

            Nós temos exemplos - e fizemos homenagens no Senado Federal, ainda neste ano -, como o nobre Professor Amaral, que ganhou o título de Homem do Ano pela nossa querida revista Alfa, objeto de votação por todo País.

            Assim, para encerrar, Srª Presidente, devo afirmar que temos, sim, de orgulhar-nos do nosso Instituto Dom Barreto e do Educandário Santa Maria Goretti, mas sem esquecermos que ainda existe um longo caminho a percorrer, para garantir uma educação de qualidade no nosso Piauí e no Brasil.

            Muito obrigado a todos os senhores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2011 - Página 37195