Fala da Presidência durante a 103ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração a impressão da centésima milionésima Bíblia pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração a impressão da centésima milionésima Bíblia pela Sociedade Bíblica do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2011 - Página 24334
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, EDIÇÃO, QUANTIDADE, OBRA LITERARIA, BIBLIA, AUTORIA, ENTIDADE, UTILIDADE PUBLICA, OBJETIVO, TRADUÇÃO, PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ESCRITURA, IGREJA CATOLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Wilson Santiago. Bloco/PDMB - PB) - Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar a impressão da centésima milionésima Bíblia pela Sociedade Bíblica do Brasil, nos termos do Requerimento nº 268, de 2011, do Senador Marcelo Crivella e outros Senadores que o subscreveram.

            Composição da Mesa.

            Convido para compor a Mesa o signatário da presente sessão, o Senador Marcelo Crivella. (Palmas.)

            Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Reverendíssimo Pastor Adail Carvalho Sandoval. (Palmas.)

            Presidente de Honra da Sociedade Bíblica do Brasil e Presidente da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Excelentíssimo Reverendíssimo Pastor Guilhermino Cunha. (Palmas.)

            Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, Excelentíssimo Reverendíssimo Pastor Isaias de Sousa Maciel. (Palmas.)

            Presidente da Igreja Presbiteriana Nacional, Excelentíssimo Reverendíssimo Pastor Obedes Ferreira da Cunha Junior. (Palmas.)

            Diretor Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, Excelentíssimo Reverendíssimo Doutor Rudi Zimmer. (Palmas.)

            Secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, Excelentíssimo Reverendíssimo Doutor Erní Walter Seibert. (Palmas.)

            Segundo Vice-Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Distrito Federal, Excelentíssimo Reverendíssimo Pastor Gilson Batista de Souza. (Palmas.)

            Gerente Geral da Gráfica da Sociedade Bíblica do Brasil, Sr. Celio Emerique. (Palmas.)

            Vamos ouvir agora o Sr. Cassiano Barbosa que cantará, “Andei por Onde Cristo Andou”, de Geoffrey O’Hara.

(Procede-se à execução da música.)

 

            O SR. PRESIDENTE (Wilson Santiago. Bloco/PMDB - PB) - Srs. Senadores, Srªs Senadoras, senhores e senhoras representantes de Igrejas de todo o território nacional, profissionais da imprensa, meu caro autor do requerimento que deu ensejo a esta honrada reunião, Senador Marcelo Crivella, Senador Mozarildo Cavalcanti, demais senhores e senhoras, quero, antes de tudo, cumprimentar mais uma vez o Senador Marcelo Crivella pela feliz iniciativa de propor esta sessão especial para homenagear a Sociedade Bíblica do Brasil pela impressão da centésima milionésima Bíblia no Brasil.

            Em 10 de junho de 1948, na cidade do Rio de Janeiro, um grupo de destacados líderes cristãos, iluminados pelo Espírito de Deus, criaram a Sociedade Bíblica do Brasil, uma entidade meritória, de utilidade pública, com o objetivo de traduzir, produzir e distribuir a Bíblia em todo o território nacional.

            A Sociedade Bíblica do Brasil, cujo lema é “Dar a Bíblia à Pátria”, faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas, uma aliança mundial de entidades cristãs que têm como objetivo facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas.

            Não há dúvida de que o Espírito de Deus iluminou esse grupo de cristãos que tão bem souberam cumprir a palavra de Deus: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”.

            Vivemos num mundo de sociedades materialmente ricas, mas de grande pobreza espiritual e moral, um mundo em que cresce o neopaganismo e que passa por um processo de descristianização e de negação dos valores humanos mais elevados.

            O Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida”, oferece todas as respostas ao homem, mas também assegura o livre arbítrio, em que o homem pode escolher entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre a vida e a morte.

            O reino de Deus é como aquele grão de mostarda da parábola, que pode crescer e abrigar as aves do céu e dar abrigo a muitos. O Cristo, Emanuel - Deus conosco -, é o Deus que nos ouve.

            O homem moderno, em sua soberba e em seu egoísmo, procura caminhos diversos, mas não encontra felicidade ao se afastar de Deus, ao desprezar as Escrituras e ao ignorar Jesus Cristo.

            É no contato permanente com a Palavra de Deus que teremos o progresso espiritual, na medida em que vivemos a Palavra de Deus não na teoria e sim na prática, no cotidiano, em cada dia e em todos os dias.

            Em junho de 2011, a Sociedade Bíblica do Brasil comemora a impressão da centésima milionésima Bíblia, tornando-se a instituição recordista na impressão de Bíblias no mundo.

            Dos 100 milhões de Bíblias produzidas, 23 milhões destinaram-se a 105 países dos diversos continentes, o que representa um serviço meritório de inestimável valor por seu caráter religioso, cultural, educacional, espiritual e social.

            Srªs e Srs. Senadores, demais integrantes da Mesa, quero saudar todas as pessoas que trabalham ou colaboram, direta ou indiretamente, para o cumprimento da nobre missão da Sociedade Bíblica do Brasil, missão bela e essencial para a realização da pessoa humana e cumprimento de sua vocação de vida eterna.

            A vocação última da pessoa humana é o encontro definitivo com Deus, e a Palavra de Deus aponta o caminho que se deve trilhar para atingirmos essa meta.

            Ao comemorarmos a edição de cem milhões de exemplares da Bíblia pela Sociedade Bíblica do Brasil, estamos comemorando o progresso espiritual de milhões de cristãos, que se elevam espiritualmente com a leitura da Palavra de Deus, que pode manter um diálogo com quem Dele se aproxima.

            Concluo este meu breve pronunciamento, em meu nome e em nome desta Casa, com os votos de felicitações à Sociedade Bíblica do Brasil, e com a certeza de que ela continuará sua missão de evangelização e de apontar os caminhos da verdade e da vida indicados pelo próprio Cristo.

            Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos nós e que continue a abençoar a missão sagrada da Sociedade Bíblica do Brasil. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2011 - Página 24334