Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamento quanto aos motivos que levaram a Confederação Nacional de Ciclismo a não convocar Luciene da Silva para a equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, entre 13 e 30 de outubro próximo.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Questionamento quanto aos motivos que levaram a Confederação Nacional de Ciclismo a não convocar Luciene da Silva para a equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, entre 13 e 30 de outubro próximo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2011 - Página 37313
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • COBRANÇA, ESCLARECIMENTOS, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, ESPORTE, BICICLETA, AUSENCIA, CONVOCAÇÃO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, PAIS ESTRANGEIRO, MEXICO, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), SUPERIORIDADE, CLASSIFICAÇÃO, CAMPEONATO NACIONAL.

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco/PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srs. Senadores, eu trago ao conhecimento desta Casa um assunto que tem causado estranheza à população do meu Estado, o Mato Grosso do Sul, em especial aos amantes do esporte, como o ciclismo.

            Refiro-me, Srª Presidente, a uma decisão da Confederação Brasileira de Ciclismo, que deixou de convocar a atleta sul-mato-grossense Luciene Ferreira da Silva para a Equipe Brasileira de Ciclismo, que disputará os Jogos Pan-Americanos de 2011, na cidade de Guadalajara, no México, de 13 a 30 de outubro próximo.

            Srª Presidente, a convocação da Equipe Brasileira se deu no dia 25 de agosto próximo passado.

            E por que a população e os praticantes do ciclismo em Mato Grosso do Sul estariam revoltados com essa convocação? Pelo fato de a atleta sul-mato-grossense Luciene da Silva ser a primeira colocada no ranking nacional da Confederação Nacional de Ciclismo, indicador que serve de parâmetro para a formação da equipe nacional.

            A atleta venceu as provas mais importantes do ciclismo brasileiro na atual temporada, sempre esteve à frente das demais convocadas. Embora os tenha aqui, não vou citar os nomes nem as respectivas posições no ranking, isso não é importante, não é esse o objetivo do meu pronunciamento. Só quero ressaltar que foram convocadas cinco atletas femininas, sendo que as quatro titulares e a reserva estão abaixo, na classificação do ranking, da nossa atleta Luciene.

            Srª Presidente, nós recebemos da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul uma moção de repúdio, endereçada à Confederação Nacional de Ciclismo. Pediram-me que eu a fizesse chegar ao conhecimento do Ministro do Esporte, embora eu saiba, de antemão, que o critério para essa convocação não é do Ministro do Esporte, é da Confederação.

            Ocorre que, segundo a informação que temos, obtida junto ao Deputado Estadual Junior Mochi, nenhuma explicação foi dada a essa atleta. E Luciene Ferreira da Silva, nos últimos anos, tem-se colocado entre as melhores atletas de ciclismo do País, sagrando-se campeã do ranking nacional nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009. Também foi campeã da mais importante competição do continente, a Copa de Ciclismo de 2010, e ainda lidera o ranking nacional em 2011.

            Diante disso tudo e sem compreender por que a atleta ficou de fora dessa convocação, a Assembleia Legislativa do meu Estado, o Mato Grosso do Sul, está questionando a não-convocação da Luciene para compor a equipe nacional que vai participar dos Jogos Pan-Americanos em outubro, no México.

            Como representante do Estado do Mato Grosso do Sul e, mais ainda, Srª Presidente, como incentivador da prática do esporte, estou encaminhando ofício ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, que é a cópia desse requerimento que recebi da Assembleia Legislativa do meu Estado, porque a sociedade sul-mato-grossense e, sobretudo, a atleta Luciene da Silva têm direito de conhecer os reais motivos que levaram a Confederação Brasileira de Ciclismo a deixar fora da equipe a atleta que é líder do ranking nacional da modalidade.

            É realmente muito estranha essa questão, porque não há uma explicação. Pode ser que haja um critério que explique por que isso está acontecendo. Mesmo a atleta sendo a primeira do ranking nacional, pode ser que exista algum critério que a deixe fora da convocação, mas é muito estranho isso.

            O Brasil está se preparando para receber a Copa do Mundo de 2004 e as Olimpíadas de 2016 e não pode deixar que casos isolados, como este narrado desta tribuna, coloquem em dúvida a lisura do processo de escolha daqueles que terão a missão de nos representar em competições internacionais.

            E é com esse objetivo, Srª Presidente, que faço este registro desta tribuna, lembrando que as informações me foram passadas pelo Deputado Oswaldo Mochi Junior, que é uma pessoa muito responsável, de muita credibilidade. Pedi que ele se assegurasse das informações e, no final de semana passado, estive junto com o pessoal, inclusive com representantes do ciclismo do Mato Grosso do Sul, que não se conformam com a não-convocação da atleta Luciene.

            Então, Srª Presidente, fica aqui registrada a estranheza pela não-convocação da atleta do nosso Estado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2011 - Página 37313