Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Rádio Sociedade de Feira de Santana pelo transcurso, em 7 do corrente, do seu 63º aniversário; e outros assuntos.

Autor
João Durval (PDT - Partido Democrático Trabalhista/BA)
Nome completo: João Durval Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Homenagem à Rádio Sociedade de Feira de Santana pelo transcurso, em 7 do corrente, do seu 63º aniversário; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2011 - Página 37808
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, RADIO, MUNICIPIO, FEIRA DE SANTANA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).
  • REGISTRO, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, FEIRA DE SANTANA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), MOTIVO, AUMENTO, TRANSITO, CARGA.

            O SR. JOÃO DURVAL (Bloco/PDT - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna fazer uma singela, mas sincera homenagem a um veículo de comunicação da mais alta importância para a minha cidade, Feira de Santana, no Estado da Bahia. No último dia 7 de setembro, a Rádio Sociedade de Feira completou 63 anos.

            Desde o princípio de suas atividades, a Rádio Sociedade se consolidou no cenário do radiojornalismo noticiando os fatos da cidade, de todo País e do mundo. Com isso, ganhou o respeito dos cidadãos de Feira de Santana e garantiu a liderança em audiência no segmento do rádio informativo, com independência e imparcialidade.

            Nascida em 1948, a Rádio Sociedade foi a primeira emissora instalada num município do interior do Estado da Bahia. Desde 1981, quando fez sua primeira transmissão internacional, a Rádio Sociedade trouxe aos seus ouvintes diversas coberturas ao vivo, realizadas em outros países. Transmitiu as Copas do Mundo de Futebol na Inglaterra, Japão, Alemanha, França, Chile, Espanha, México e África do Sul, além das Olimpíadas de Barcelona.

            Já em setembro de 2006, a Rádio Sociedade de Feira de Santana inaugurou um novo estúdio, instalou novos equipamentos e um novo transmissor, iniciando o seu processo de digitalização. Nessa mesma época, foi criada a RBR (Rede Baiana de Rádio), num momento em que a gestão da emissora estava em mãos de Frei Monteiro, Dílson Barbosa Campos e Fernando Henrique Batista Chagas.

            Passam a integrar a rede as seguintes emissoras: Rádio Sociedade AM. Rádio Princesa FM, Rádio Andaiá FM, Rádio Alvorada AM e Rádio São Gonçalo AM. Hoje a rede conta ainda com as rádios Caraíba AM e Vale FM.

            A Rádio Sociedade de Feira de Santana, 970 AM, nasceu no dia 7 de setembro de 1948, como a primeira emissora de rádio do interior do Estado da Bahia. Um sonho do Sr. Pedro Matos e com um transmissor de apenas 250 watts.

            Em 1960 foi adquirida pelos frades capuchinhos. Já com o primeiro diretor dessa fase, o Frei Hermenegildo de Castorano, a Rádio Sociedade passou a funcionar no edifício do antigo Café São Paulo e a potência foi aumentada com a instalação de um novo transmissor de 1.000 watts.

            Em 1969 acontece um novo salto rumo à tecnologia. A emissora passou a operar com um transmissor de 10.000 watts, inaugurado pelo Ministro das Comunicações Carlos Simas.

            A primeira transmissão internacional aconteceu em 1981.E no dia 27 de setembro de 2006, ao comemorar os seus 58 anos, a Rádio Sociedade de Feira de Santana foi uma das pioneiras, no Brasil, a ingressar na era digital.

            Faço aqui uma homenagem especial àqueles que dirigiram esse sucesso. A emissora contou na sua trajetória com os seguintes diretores: Frei Hermenegildo de Castorano, Frei Aureliano de Grottamare, Frei Romoaldo de Aporá, Frei Ambrósio Lobo, Frei José João Monteiro Sobrinho, Frei Orlando Bittencourt, Frei Manoel Delson Pedreira, Frei Rutiwalter Brito e Frei Carlos Alberto da Rocha.

            Sem querer abusar da paciência de V. Exªs, quero aproveitar o tempo de que disponho neste momento, para tratar aqui, rapidamente, de dois outros assuntos muito importantes para Feira de Santana.

            O primeiro diz respeito ao aeroporto de nossa cidade, que, em breve, deverá voltar às operações, depois de uma série de reformas que foram feitas pelo Governo do Estado, a partir de uma emenda parlamentar apresentada pelo meu filho, o Deputado Federal Sérgio Carneiro. A pista foi recapeada e a área do aeroporto foi toda murada, atendendo às normas de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil.

            Mas aproveito, Sr. Presidente, Srs. Senadores, para lembrar que o aeroporto de Feira de Santana precisa ser ampliado, porque, quando foi construído, no tempo em que eu era Governador da Bahia, a pista de 1.500 metros, com 30 metros de largura, era adequada para o volume de tráfego e para as aeronaves em operação na época. Mesmo assim, prevendo que, no futuro, demandaríamos um tráfego e aeronaves de maior porte, o terreno do aeroporto de Feira de Santana foi reservado com espaço para receber urna pista de 2.200 metros, com 40 metros de largura.

            E, neste momento, a demanda exige essa ampliação. Primeiro, porque Feira de Santana tem um pujante distrito industrial e precisa de um aeroporto com capacidade para movimentação de cargas. E, segundo, porque, situado a pouco mais de 100 quilômetros da capital, urna eventual ampliação, transformará esse terminal aéreo em excepcional alternativa para o aeroporto internacional de Salvador, tanto para o volume de tráfego, como para os casos de mau tempo.

            Nos últimos dias, noticiou-se que o Governo do Estado deverá apresentar em breve os estudos para essa ampliação. E tem-se noticiado também que diversos representantes de empresas estrangeiras têm visitado Feira de Santana, interessados na ampliação e exploração desse terminal aéreo. Isso demonstra que nós estamos certos, quando cobramos urgência nos estudos e nas obras para a ampliação do nosso aeroporto.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faz quatro anos que luto todos os dias pela duplicação das pistas do anel de contorno de Feira de Santana, sem sucesso.

            Duplicação absolutamente indispensável, porque o atual anel rodoviário foi construído quando fui Prefeito de Feira de Santana, no final da década de 60. Hoje, Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do Nordeste brasileiro. Quem segue do sul para o nordeste, passa necessariamente por Feira de Santana. E o contrário - quem precisa deixar o nordeste e seguir para o sul - também passa por Feira de Santana. Com apenas uma pista, o anel rodoviário de 20 quilômetros recebe hoje cerca de 20 mil veículos por dia. Resultado: um enorme engarrafamento que deixa motoristas trafegando por horas e horas em velocidades muito baixas; além da enorme insegurança dos pedestres que se arriscam a atravessar suas pistas engarrafadas.

            Aproveito esta oportunidade para fazer aqui, em público, um agradecimento à Presidenta Dilma Rousseff pela sensibilidade de entender a importância deste nosso pleito.

            Nesta semana, recebi da Secretaria de Relações Institucionais um ofício informando que a Presidenta mandou encaminhar ao Ministro dos Transportes um pedido de avaliação do nosso pleito.

            E o que desejamos? O anel rodoviário tem 20 quilômetros de extensão. No ano passado o Governo Federal fez um leilão e concedeu ao Consórcio Via Bahia a duplicação das BR-324 - Salvador/Feira e BR-116 - Feira de Santana/divisa com Minas Gerais. A parte sul do anel de contorno, com oito quilômetros será duplicada, porque faz parte da concessão. Mas os 12 quilômetros do trecho norte não foram contemplados.

            A nossa luta é fazer com que a mesma concessionária realize a obra de duplicação do trecho norte, desafogando definitivamente o trânsito nesse importante entroncamento rodoviário. Para isso, Sr. Presidente, o Governo Federal fará um investimento muito baixo. Isso porque, quando o trecho foi construído, na década de 60, já se previa a duplicação. Ou seja, não será necessário desapropriar nenhuma área. O espaço já está lá, só esperando as obras. Além disso, o ex-prefeito de Feira de Santana construiu cinco viadutos, o que faz com que o projeto não tenha que prever obras de arte no percurso. Esses viadutos foram construídos com dimensões que permitem a duplicação. Ou seja, o que estamos pedindo é o recapeamento de uma pista que já existe e a construção e o asfaltamento de uma nova pista, uma pista apenas de 12 quilômetros.

            À Presidenta Dilma o meu agradecimento pela ajuda e a confiança de que haverá compreensão por parte do Governo da absoluta necessidade de se concluir essa obra, uma obra que certamente vai mudar as vidas dos brasileiros que passam todos os dias por aquele trecho rodoviário, mas que, fundamentalmente, vai mudar a vida dos milhares e milhares de moradores de Feira de Santana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2011 - Página 37808