Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 15/09/2011
Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da realização, ontem, de reunião da Bancada do Amazonas no Congresso Nacional, a fim de tratar de assuntos relativos aos interesses daquele Estado. (como Líder)
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO AMAZONAS (AM), GOVERNO ESTADUAL.:
- Registro da realização, ontem, de reunião da Bancada do Amazonas no Congresso Nacional, a fim de tratar de assuntos relativos aos interesses daquele Estado. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/09/2011 - Página 37548
- Assunto
- Outros > ESTADO DO AMAZONAS (AM), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, BANCADA, CONGRESSISTA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DISCUSSÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AMBITO ESTADUAL.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PC do B - AM. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Srª Presidenta Marta Suplicy.
Srs. Senadores, eu quero agradecer o Senador Rodrigo Rollemberg pela compreensão de ter permutado o tempo comigo.
Venho à tribuna hoje, Srª Presidente, para relatar o fato de que, no dia de ontem, a Bancada do Estado do Amazonas - oito Deputados Federais e três Senadores - esteve reunida para tratar assuntos relativos aos interesses do Estado do Amazonas, que são convergentes com os interesses nacionais, Srª Presidente.
Aqui nós temos o Senador Eduardo Braga que é o coordenador de nossa bancada. E uma das questões debatidas não só na reunião da bancada, mas numa reunião posterior que tivemos no dia de ontem, foi a necessidade de nos organizarmos, não só como Bancada do Amazonas, Senador Mozarildo, mas como Bancada da Região Norte, para podermos, aí sim, com mais força política, com um número maior de parlamentares, levar as reivindicações que não são nossas, mas as reivindicações que são efetivamente de nossa região, para a Presidente Dilma, para os mais diversos Ministérios.
E ontem... Senador Eduardo Braga, infelizmente eu não vou conceder aparte a V. Exª, porque falo pela liderança. Mas V. Exª falará na sequência e, como coordenador, relatará aqui todo o esforço. E eu quero dar o testemunho do esforço que V. Exª vem fazendo aqui no Congresso Nacional para conferir uma unidade maior à nossa Bancada do Norte. Assim foi quando V. Exª foi governador, quando foi criado efetivamente o Fórum de Governadores da Amazônia, e, a partir daí, muitos avanços nós conseguimos a partir dessa união dos nove governadores que compõem a região amazônica.
O Senador Mozarildo deu o testemunho ontem, quando fez um aparte ao meu pronunciamento, relatando o fato de que alguns anos atrás, quando eu coordenava a Comissão da Amazônia na Câmara dos Deputados, e o Senador Mozarildo aqui coordenava já a Subcomissão da Amazônia, nós nos juntamos, fizemos um grande movimento e conseguimos que o Governo Federal, pela primeira vez, descontingenciasse, liberasse R$200 milhões de recursos da Suframa, recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus, mas que são aplicados na infraestrutura e no desenvolvimento de Acre, Rondônia, Roraima, além do Amapá e do Amazonas obviamente.
Então, tratamos isso também na reunião da Bancada do Amazonas. E tratamos de assuntos específicos relativos à infraestrutura, à necessidade do desenvolvimento. Deliberamos lá que o primeiro passo será uma reunião da Bancada do Amazonas com a Ministra das Relações Institucionais, Ministra Ideli Salvatti, porque vamos mostrar a ela que é importante que ela dialogue, sim, com os partidos políticos, mas que promova encontros permanentes, frequentes também com as bancadas estaduais e as bancadas regionais, para ouvir dessas bancadas quais problemas precisam ser resolvidos.
E, nesse aspecto, nós também - repito aqui - sob a coordenação do Senador Eduardo Braga, elaboramos um documento, onde colocamos os principais problemas que têm de ser tratados conjuntamente por toda a bancada. Precisamos debater a questão de energia, a presença do Estado brasileiro na Amazônia, de bancos no interior, agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica no interior do Estado do Amazonas. O INSS também precisa estar mais presente na vida da nossa gente.
Outro aspecto importante: o Amazonas é o Estado que arrecada 60% de todos os tributos da Região Norte, mas a Superintendência da Secretaria da Receita Federal fica no Pará, e no Amazonas nós temos apenas e tão somente uma delegacia. Enfim, vários assuntos. A definição imediata que precisa ser dada, por exemplo, ao Centro de Biotecnologia da Amazônia, uma de nossas reivindicações, com uma perfeita estruturação de um polo naval.
Então, eu quero dizer aqui e saudar esse novo momento, aproveitando a oportunidade e a presença do Senador Eduardo Braga, para dizer ao Senador que nós todos do Amazonas vivemos um momento interessante e positivo, de unidade da bancada. Não importa. Lá são vários partidos, inclusive alguns de oposição. Mas, entre nós, estamos unidos para lutar sempre em prol do nosso Estado, da nossa região, pela melhoria da qualidade de vida de toda a nossa gente.
Muito obrigada, Senadora Marta.