Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reafirmação do compromisso de S.Exa. com o desenvolvimento da região Nordeste e, particularmente, do Estado do Rio Grande do Norte, destacando a viabilização financeira para a produção de algodão naquele estado.

Autor
Garibaldi Alves (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Reafirmação do compromisso de S.Exa. com o desenvolvimento da região Nordeste e, particularmente, do Estado do Rio Grande do Norte, destacando a viabilização financeira para a produção de algodão naquele estado.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2011 - Página 37560
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMPROMISSO, ORADOR, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO NORDESTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, APOIO, VIABILIDADE, NATUREZA ECONOMICA, PRODUÇÃO AGRICOLA, ALGODÃO.

            O SR. GARIBALDI ALVES (Bloco/PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, faço uso novamente da palavra neste plenário para relembrar meu compromisso na luta em prol do desenvolvimento social e econômico da região Nordeste e, particularmente, do meu Estado, o Rio Grande do Norte.

            Reafirmo que os pequenos agricultores da região do semi-árido nordestino são homens e mulheres que enfrentam, em todos os dias de suas vidas, uma luta muito difícil para obter o mínimo necessário para a sobrevivência.

            Nessa linha, é que, desde o primeiro pronunciamento que fiz nesta Casa há alguns meses, venho trabalhando internamente e externamente, buscando caminhos para atingir uma das maiores prioridades do meu mandato, que é viabilizar economicamente e financeiramente a produção agrícola, em especial do algodão, cultura que valorizou em muito a região do nosso Estado.

            Esclareço que tal preocupação não é simplesmente pelo lado financeiro, mas, principalmente, pelo aspecto social e humano, com a intenção de recuperar ainda mais a dignidade do cidadão potiguar pelo suor do seu trabalho.

            Nesse sentido, como parte integrante desse projeto de otimismo do desenvolvimento da cultura algodoeira no Rio Grande do Norte, temos mantido contato com diversos órgãos do Governo. Destaco, principalmente, a Embrapa, que tem mantido ativas as pesquisas de novas tecnologias mais eficientes no combate às pragas, para permitirem um plantio do algodão de forma mais eficaz.

            Sr. Presidente, somarei o meu esforço pessoal com as iniciativas dos demais órgãos governamentais, para, a médio e longo prazo, tornar a lavoura do algodão mais produtiva, para, assim, podermos concorrer de forma mais significativa no mercado nacional e internacional.

            Amanhã, sexta-feira, estarei reunido com os técnicos da Embrapa, mais precisamente do Centro Nacional de Pesquisa de Algodão - Embrapa Algodão, para discutir e planejar ações concretas, o que será mais um passo na minha luta de devolver ao Rio Grande do Norte a retomada econômica da agricultura algodoeira.

            Finalizo este pronunciamento com a esperança de que Deus me dê a oportunidade de ver isso acontecer.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2011 - Página 37560