Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Expectativa com a conclusão das obras de pavimentação da BR-156 no Estado do Amapá.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Expectativa com a conclusão das obras de pavimentação da BR-156 no Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2011 - Página 38166
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, EXPECTATIVA, CONCLUSÃO, OBRAS, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, ESTADO, ESTADO DO AMAPA (AP).

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Raupp, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, trago a esta Casa uma breve manifestação acerca daquilo que posso chamar de estrada que permeia o sonho do Senador Gilvam Borges e as expectativas do povo amapaense. Refiro-me à BR 156, cujas obras de pavimentação ainda inconclusas distanciam e dificultam nossos ideais de desenvolvimento.

            Essa estrada, que corta o Estado de norte a sul, é a expressão mais legítima de todos aqueles que vislumbram o progresso de nossa região e precisa sair do papel.

            Como já foi ressaltado por mim e pelo Senador Gilvam Borges diversas vezes nesta Casa, há um sentimento e um esforço imenso no sentido de estabelecer relações mais próximas entre o Brasil e a França através da fronteira norte, e isso se sedimenta também na conclusão dessa obra.

            Simbolicamente, foi acionado um trator. Mas simbolismos, no máximo, reacendem esperanças. É preciso sair do plano da intenção para a ação. É preciso retomar essa caminhada. E uma caminhada foi realizada literalmente pelo Senador Gilvam Borges do Oiapoque a Macapá, num gesto simbólico para chamar atenção para a importância do asfaltamento da BR 156, hoje com a ponte binacional concluída, ligando Oiapoque à Guiana Francesa.

            Por isso, experimentei algum alivio ao ver a mobilização da bancada amapaense, muitas vezes coordenada pelo Senador Gilvam Borges e, hoje, pela Deputada Dalva Figueiredo, nossa Coordenadora, que, reunida com o Ministro dos Transportes Paulo Bastos, manifestou o desejo de ver a BR 156 inaugurada até 2012.

            O encontro repercutiu em nosso Estado e não podemos deixar que essa esperança se constitua em nova frustração ou adiamento das obras.

            Dessa discussão fizeram parte os detalhes referentes à inauguração da ponte binacional, que liga Oiapoque à Guiana Francesa, bem como a BR 210, que integra a área oeste do Amapá e apresenta problemas de segurança.

            A sensibilidade do Ministro Paulo Bastos postula pela conclusão das obras até dezembro de 2012. São justamente os trechos finais do lado sul da BR 156, junto com o encabeçamento do acesso à ponte, que precisam ser finalizados para que a ponte binacional possa ser inaugurada.

            Já me pronunciei algumas vezes nesta tribuna sobre o tema. E trago no coração o sentimento uníssono do povo amapaense e, de forma particular, do povo de Oiapoque, de que não faz sentido termos a ponte pronta e nos depararmos com as discrepâncias entre um lado e outro.

            Do lado francês, tudo pronto, tudo concluído. Do lado brasileiro, a lama, o desânimo e a poeira.

            Nem tenho como dimensionar toda a importância da BR 156 para o abastecimento do Amapá. É uma obra que nos liga ao resto do País. As chuvas já estão chegando, e sabemos que, tradicionalmente, nosso inverno nos isola. Os produtos não chegam ao Estado. As pessoas sofrem, o comércio se abala e nossa economia se apequena.

            Por isso, fazemos de novo o registro desse apelo, que se estende ao compromisso assumido pelo Ministério dos Transportes de realizar também estudo de projetos executivos e ambientais para a BR 210.

            É essa BR que faz a ligação da área oeste, onde existe exploração de minérios e assentamentos de agricultura familiar. Daí sua importância econômico-social.

            Se V. Exª me permitir mais dois minutos para que eu possa concluir meu pronunciamento, eu agradeço.

            Relembramos aqui e nos solidarizamos também com o apelo da Polícia Militar de nosso Estado, que reivindica a construção de dispositivos de segurança ao longo de um dos trechos da BR 210. São dez quilômetros onde a BR encontra uma área urbana e que possuem alto índice de acidente de trânsito.

            Estão sendo reivindicadas obras, como a construção de passarelas e ciclovias, além de uma duplicação da via para aliviar o tráfego na região.

            A esse conjunto de causas, há tanto tempo reclamadas pela população, juntamos nossa voz mais uma vez, na esperança de que o apelo faça eco junto às nossas autoridades da área de transportes, trazendo finalmente uma resposta conclusiva e alvissareira para aquela localidade.

            Sr. Presidente, quero só agradecer a paciência de V. Exª e mandar um abraço...

            O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. Bloco/PMDB - RO) - O senhor tem dois minutos ainda.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - ... para o programa que está transmitindo ao vivo... É o programa da apresentadora que é líder de audiência, Janete Silva. Amanhã, pelo Estado, é notícia; depois, pelo Bronca Pesada, pelo Rota 16... Então, a TV Senado vai estar em vários canais de televisão e em vários programas que estão sendo gravados neste momento.

            Concluo meu pronunciamento e, mais uma vez, congratulo-me com V. Exª pela brilhante festa que nos proporcionou no dia 15, na semana passada, do PMDB.

            O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. Bloco/PMDB - RO) - Obrigado a V. Exª. Parabéns pelo pronunciamento.

            Queremos, na primeira quinzena de outubro, visitar Macapá e a ponte binacional pela Guiana...

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Binacional, no extremo norte do Brasil, em Oiapoque.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2011 - Página 38166