Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao Governo do Distrito Federal pelo anúncio da disponibilização de internet banda larga gratuita em três pontos do Distrito Federal. (como Líder)

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Cumprimentos ao Governo do Distrito Federal pelo anúncio da disponibilização de internet banda larga gratuita em três pontos do Distrito Federal. (como Líder)
Aparteantes
Cristovam Buarque.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2011 - Página 38173
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, DISTRITO FEDERAL (DF), INICIATIVA, DISPONIBILIDADE, ACESSO, INTERNET, POPULAÇÃO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, quero cumprimentar o Governo do Distrito Federal, na figura do Governador Agnelo e do Secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, Secretário do PSB, pela decisão anunciada na última sexta-feira, no sentido de que três pontos do centro de Brasília - a Rodoviária de Brasília; o Estádio Nacional de Brasília, para nós o Estádio Mané Garrincha; e quatro áreas do Parque da Cidade - passarão a ter acesso à Internet banda larga gratuita.

            Quero fazer este registro porque considero a decisão um avanço, embora entenda que isso deve ser apenas o início de um processo que garanta Internet banda larga de alta velocidade em todo o Distrito Federal, proposta que defendi durante a minha campanha. Também defendi que a Internet banda larga seja gratuita, especialmente nas cidades em que a população não tem condições de pagar.

            O Secretário Gastão Ramos anuncia que, nos próximos dias, outras cidades deverão ser contempladas com Internet banda larga gratuita, especialmente a cidade do Varjão e a de São Sebastião, para as quais, através da Universidade de Brasília, destinei emendas para fazer os estudos necessários, a fim de prover essas cidades desses serviços, mas entendo que o Governo deve avançar rapidamente no sentido de prover esse serviço para todo o Distrito Federal.

            Entendo que devemos continuar - além dessas cidades já anunciadas, porque já há estudos prontos de como deveria ser esse serviço - por áreas centrais das diversas cidades do Distrito Federal e por todas as escolas públicas do DF. O Distrito Federal é uma Unidade da Federação diferenciada. Além de ser de tamanho relativamente pequeno, é uma área plana. Portanto, toda a infraestrutura tecnológica para dotar todo o Distrito Federal desse serviço é mais barata.

            E, às pessoas que se referem a essa política de dotar a cidade toda de banda larga gratuita como algo de custo elevado, eu respondo que, além do custo, nós temos que examinar o custo benefício, o que significa hoje ter acesso, Senador Cristovam, à Internet banda larga em todo o Distrito Federal.

            Há pouco tempo, o Senador Jarbas Vasconcelos se referia à importância das redes sociais na mobilização contra a corrupção. Fiz questão de ir, de ver e de participar da marcha contra a corrupção, promovida pela juventude do Distrito Federal e convocada pelas redes sociais. Acontece que, hoje, apenas uma parte da população do Distrito Federal tem acesso à banda larga de alta velocidade. Portanto, é importante dotar a cidade toda desse serviço, fundamental para o acesso à educação de qualidade, para o acesso à informação, para o acesso ao emprego. E nossa cidade tem que desenvolver tecnologias que permitam às pessoas marcar consultas nos hospitais da cidade pela Internet, fazer matrículas, enfim, há uma série de serviços oferecidos pelo Governo através da Internet.

            Ouço, com muita alegria, o Senador Cristovam Buarque, pedindo um pouco de tolerância ao nosso Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. Bloco/PMDB - RO) - O fato de o tempo estar se esgotando não é problema, mas não é devido o aparte em fala pela liderança. Porém, se o Líder o está permitindo, V. Exª pode falar.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco/PDT - DF) - Um simples comentário. Senador Rodrigo, eu fico feliz por duas coisas: primeiro, pelo senhor trazer esse assunto para cá, porque muitas vezes a gente se esquece disso, no nosso dia a dia. E, segundo, o fato de lembrar que Brasília sai na frente, apesar de que há cidade, como Rio Branco, no Acre, que hoje tem ligação gratuita. Mas o fato de ser banda larga e gratuita é importante. Eu queria só fazer uma comparação: algum tempo atrás, a reforma era agrária. Hoje, a reforma é banda larga para todo mundo.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Cristovam. Eu quero agradecer o apoio que V. Exª já manifestou à minha proposta de emenda à Constituição, que torna o acesso à Internet um direito social na Constituição.

            Mas entendo que o Distrito Federal tem tudo, pelas suas características, para ser a primeira Unidade da Federação - e não apenas uma cidade - a ter acesso à Internet banda larga gratuita, para quem não tem condições de pagar, tanto na área urbana como na área rural. Meios tecnológicos para isso existem. O investimento não é pequeno, mas de um retorno imenso. E um retorno que não será colhido imediatamente apenas, mas ao longo do tempo.

            Portanto, quero cumprimentar o Governo do Distrito Federal por este primeiro passo, mas dizer que queremos ver todo o Distrito Federal e rapidamente, começando pelas escolas, começando pelo centro das diversas cidades do Distrito Federal, com acesso à Internet banda larga.

            Muito obrigado Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2011 - Página 38173