Discurso durante a 162ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2011 - Página 38005
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, HISTORIA, IGREJA, PAIS.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senhor primeiro signatário da presente sessão, Exmº Senador Marcelo Crivella, a quem peço permissão para me associar a esta bela iniciativa de homenagear a Igreja Presbiteriana em nosso País. Sou lá do Amapá e gostaria de me associar à homenagem do Rio de Janeiro ao País, por esses 152 anos.

            Tive a felicidade, quando muito jovem - não sou estudioso da matéria - de conhecer a história de João Calvino, que muito me impressionou. Li toda a história dele. E aquilo nunca saiu da minha cabeça, até a organização, uma espécie de constituição, se não estou enganado, pois naquela época era muito jovem. Li toda a história de João Calvino. Impressionou-me a coragem, a revolução, a continuidade de Lutero, como bem explanou aqui o nosso querido Senador Cristovam Buarque.

            E eu queria homenagear o Senador Marcelo Crivella, porque sou um grande admirador de S. Exª nesta Casa. É um homem que defende, com muita convicção, a família, a sociedade, os princípios, a religiosidade, porque nelas se formam o caráter, que é a feição da alma do cidadão.

            V. Exª presta grande serviço à sociedade em nosso País, Senador Crivella. Então, já que V. Exª acredito que me permitiu associar-me a esta solenidade, quero também cumprimentar aqui a Deputada Federal, recentíssima Deputada, Líliam Sá; o Presidente da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro e do Sínodo, Revmº Sr. Guilhermino Cunha; o Vice-Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Revmº Sr. Juarez Marcondes Filho, representando o Presidente do Supremo Concílio - está voltando a mim a imagem do João Calvino -da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Revmº Sr. Roberto Brasileiro Silva; o Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, o Revmº Sr. Isaías de Souza Maciel; o Presidente da Comissão do Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Sr. Presbítero Célio de Sena Torres - claro, Estado do Senador Crivella, o Rio de Janeiro, grande representante daquele Estado; o Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie - tenho a felicidade de dizer que o meu filho estudou lá, em São Paulo, o Rafael, que está com 27 anos; ele teve a oportunidade de ingressar nessa faculdade, lá em São Paulo, que fica ali perto da D. Antonia de Queiróz, aquela região no bairro da Consolação; o Presidente da Convenção das Assembléias de Deus do Ministério de Madureira, do Distrito Federal e entorno, Revmº Sr. Pastor Egmar Tavares; o Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, o Revmº Sr. Adail Sandoval de Carvalho; o Presidente do Sínodo de Brasília, SBS, Sr. Presbítero Josimar Santos Rosa; o Presidente do Sínodo de Curitiba, Sr. Presbítero João Jaime Nunes Ferreira; a Deputada Estadual do Rio de Janeiro, Exmª Srª. Deputada Graça Pereira; os Exmºs Srs. Embaixadores de Angola, Irã e Iraque; membros da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e demais Igrejas Presbiterianas no Brasil; membros da Assembléia de Deus; membros - faço questão de fazer um destaque - do coral africano Amor do Senhor (Angola e Congo), nossas homenagens. (Palmas).

            Fiquei emocionado. Fez bem para a minha alma, para o meu ego.

            Sr. Presidente, Marcelo Crivella, Srªs e Srs. Senadores, Senhoras e Senhores, o Brasil comemora, em 2011, o sesquicentenário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, a Catedral Evangélica do Rio, e também os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

            Ao longo do século XIX, algumas das confissões presentes nos Estados Unidos da América tomaram para si a tarefa e difundir a religiosidade protestante no mundo, por intermédio do movimento missionário.

            A esse importante movimento iria aderir o norte-americano Ashbel Green Simonton, que aportou na cidade do Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade, a fim de se tornar o primeiro líder presbiteriano estadunidense em terras brasileiras, fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil.

            O íntegro e fervoroso Simonton, de excelente formação intelectual, entregou-se com entusiasmo à sua missão, tendo criado algumas instituições pioneiras, tais como a primeira igreja, em 1862, o primeiro jornal, em 1864, o primeiro presbitério, em 1865, e o primeiro seminário, em 1867, ano em que faleceu precocemente, aos 34 anos de idade, vitimado pela febre amarela daquela época.

            A Igreja Presbiteriana do Brasil, que, do ponto de vista histórico, pertence ao grupo das igrejas reformadas na Europa e no mundo, acabou por se consolidar em nosso País, ao longo dos cento e cinquenta anos em que marca presença entre nós.

            Em nossos dias, a comunidade presbiteriana conta com 3.840 igrejas locais, 228 presbíteros, 55 sínodos, 2.660 pastores, mais de 370 mil membros comungantes, 133 mil membros menores e não comungantes, e possui representação em todos os Estados da Federação.

            Inclusive, a Igreja Presbiteriana do meu Estado ficava bem próxima da minha residência. Ela teve muita influência no meu querido bairro e tem até hoje.

            Herdeira do pensamento reformador de João Calvino, a Igreja Presbiteriana do Brasil enfatiza a soberania de Deus, a eleição divina, a centralidade da Palavra e também dos sacramentos, o conceito do pacto, a validade permanente da lei moral e a associação entre a piedade e o cultivo intelectual.

            A tarefa das Igrejas Presbiterianas, Sr. Presidente, Senador Crivella, não reside apenas no culto a Deus, abrangendo a educação cristã de seus membros, a evangelização e o testemunho cristãos, além do auxílio ao próximo, por intermédio da manutenção de instituições, como escolas, creches, orfanatos, ambulatórios e outros.

            Srªs e Srs. Senadores, entendemos ser digna a admiração, pelas mulheres e homens de fé de todas as confissões religiosas, o cerne da moral presbiteriana enxerga no Evangelho de Cristo implicações fundamentais para todas as áreas da vida em sociedade e da cultura humanas. É por isso que eu não conseguia parar de ler a vida de João Calvino. Fui até o final.

            Neste ano de 2011, em que comemoramos o sesquicentenário da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro, e também os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), queremos nos irmanar a esta admirável comunidade religiosa, cujos membros trabalham com empenho e afinco pela difusão do pensamento religioso e das práticas cristãs em nosso País.

            Viva a Igreja Presbiteriana por esta comemoração!

            Viva o Brasil!

            Viva o nosso Planeta!

            Muito obrigado, Senador Crivella. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2011 - Página 38005