Discurso durante a 162ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e os 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2011 - Página 38017
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, IMPORTANCIA, SESSÃO ESPECIAL, VALORIZAÇÃO, RELIGIÃO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente - por enquanto, desta sessão - Senador Marcelo Crivella, meu querido Senador Cristovam, quero saudar aqui também e, com muita alegria, receber as nossas Deputadas Liliam Sá e Graça Pereira, nossos Reverendíssimos Guilhermino Cunha, Juarez Marcondes Filho e Isaías de Souza Maciel, na pessoa de quem permitam-me saudar aqui cada um dos presbíteros, pastores, pastoras, enfim, cada um dos membros da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil e também de outras denominações.

            Eu não poderia deixar de, em meu nome e em nome do Partido dos Trabalhadores, já que o nosso querido Lindbergh não pôde estar aqui, também usar desta tribuna.

            Sou católico e a minha esposa é evangélica, meus filhos são evangélicos, e tive o privilégio de, ao longo da minha vida, nessa convivência, ampliar o carinho pelo trabalho que o povo de Deus faz pelo nosso Brasil e, de modo ainda mais especial quando tive a oportunidade de governar o Estado do Piauí, ao chegar em cada comunidade, às vezes àquela em que nem vendedor muitas vezes entrava, encontrar ali a presença de um templo da Assembleia de Deus ou da Igreja Presbiteriana ou Batista ou Universal, enfim. E creio profundamente, e é isso que me traz aqui, na importância, neste momento que vivemos no Brasil, da presença de Deus.

            Certamente esta sessão, além da homenagem que fazemos à Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e, tenho certeza, por extensão, a todas do Brasil - permitam-me, em nome do Pastor João Inácio, lá de Teresina, no Piauí, também estender um abraço a todos que fazem esse belo trabalho lá no Piauí -, por isso foi lembrado aqui, pelo Senador Cristovam, além do trabalho missionário de levar a palavra de Deus a mais e mais pessoas, fazer do Brasil este País de Deus, este País que tem Cristo como sua referência...

            E uma sessão como esta é importante, porque aqui temos a missão, em diferentes pensamentos, em diferentes credos, em diferentes regiões do Brasil, de fazer as regras para viver em sociedade.

            Certamente uma sessão como esta é também um momento de grandes bênçãos, para que possa nos iluminar a cada um e cada uma nessa tarefa que não é tão simples.

            Também é importante pelo momento que vivemos no Planeta. Vivemos um momento delicado, desses momentos em que sabemos que é pela iluminação de Deus que encontramos caminhos, momentos em que, em vários países, mais gravemente do que no Brasil, alcançamos violentos índices de desemprego, países como o Japão, a Espanha, mesmo os Estados Unidos.

            Então, mais do que nunca, precisamos refletir sobre essas coisas e também pedir que Deus abençoe o nosso Brasil, a nossa Presidente Dilma, a sua equipe, todos que governam Municípios e Estados, enfim, os Parlamentos, nessa missão.

            Queria, na verdade, dizer que, como quem crê em Deus, acho que encontraremos, sim, uma saída. Quero render, em nome do povo do meu Estado, em nome do povo do Piauí e também em nome do meu partido, o Partido dos Trabalhadores, minhas homenagens a cada homem, a cada mulher que, há tantos anos, desde a primeira presença no Rio de Janeiro, vêm fazendo esse trabalho missionário, que também se destaca pela educação, pela saúde, pela assistência social, enfim, um trabalho sempre muito presente.

            Quero aqui, meu querido Crivella, parabenizá-los pela iniciativa e dizer que, para mim, é honra muito grande poder partilhar disso aqui.

            É exatamente por crer em Deus, crer no apóstolo Paulo, que, mesmo em momentos difíceis como ele viveu, lembra-nos, na sua famosa Carta aos Filipenses: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. 

            É exatamente com estas palavras, que nos enchem firmemente o coração, que quero aqui render minhas homenagens e parabenizá-los. Que tenhamos vida longa, cada um cumprindo sua missão. Amém.

            Obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2011 - Página 38017