Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Uso da palavra para uma explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Sérgio Petecão.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Uso da palavra para uma explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Sérgio Petecão.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2011 - Página 38380
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • REGISTRO, EXPLICAÇÃO PESSOAL, ASSUNTO, DISCURSO, SERGIO PETECÃO, SENADOR.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, colegas Senadores e colegas Senadoras, lamento o acontecido, algo que não dever ser parte da rotina desta Casa - estou certo de que não será. Lamento profundamente que um colega Senador tenha usado a tribuna para trazer inverdades e agressões tanto à minha ação política quanto à de meu irmão e hoje Governador do Acre, Tião Viana.

            Não vou falar do irmão, mas do ex-Senador e hoje Governador Tião Viana, que conquistou o respeito desta Casa.

            É lamentável o ocorrido, porque é parte da democracia ouvirmos o contraditório, nós termos desentendimentos sobre temas, mas não é parte da democracia a mentira, a agressão, a provocação, a invenção, e foi isso o que esta Casa presenciou ainda há pouco.

            Dizer que no Acre há controle da imprensa, que 99% da imprensa é controlada, é uma grande inverdade. Não estão falando do meu Estado, o Acre, onde o crime organizado foi derrotado e a liberdade é que segue como parte da vida dos acreanos. Houve um tempo no Acre em que era assim mesmo, em que um jornalista não podia escrever porque os que controlavam o Estado através da força iam lá e obrigavam o jornalista a comer a pauta, a engolir a pauta. 

            Nesse tempo, os que nos acusam hoje eram coniventes com essa bandalheira, com essa corrupção e com esse tipo de prática política. Nós sofremos, corremos todos os riscos para tirar o Acre dessa situação. Graças a Deus conseguimos e, agora, o Acre segue a normalidade democrática.

            O Governador Tião Viana trabalha todos os dias muito cedo - coisa que alguns não gostam de fazer -, acorda cedo e vai até tarde lutando para que a vida do povo do Acre siga melhorando.

            Aqui no Senado, eu e meu colega Anibal tentamos ajudar, como fui ajudado pelo então Senador Tião Viana. Na Câmara dos Deputados também temos parlamentares dedicados a essa causa acreana. Lamentavelmente, não temos o conjunto da bancada acreana seguindo esse caminho. É parte do jogo democrático.

            Só não fazem parte do jogo democrático as agressões, só não faz parte do jogo democrático a mentira, só não faz parte do jogo democrático nós termos pessoas se fazendo de vítimas, pessoas tentando chamar atenção para, talvez, esconder os seus interesses, que não coadunam com os interesses do povo acreano nem com os interesses republicanos.

            Lamento esses desencontros. Vou seguir minha vida aqui procurando honrar o nome do Acre, honrar os que me elegeram e, especialmente, honrar o nome do Governador acreano Tião Viana. Nós tivemos a visita de vários colegas Senadores lá, não só de alguns que acompanharam sua trajetória aqui, mas também de outros, que tiveram a oportunidade de conhecê-lo agora, como Governador. Eles vieram a esta tribuna elogiar, registrar o quanto o Acre tem conseguido prosperar nesse período.

            É claro que ainda estamos vivendo muitas dificuldades. É um Estado pequeno, pobre, mas que está saindo de uma situação que vivemos durante muitas décadas e começa a experimentar agora o que nós chamamos de “florestania” ou, como aqui chamam, de cidadania.

            O Estado do Acre hoje vive a normalidade democrática, o Governador Tião Viana pratica a democracia, mas, lamentavelmente, há aqueles que falam sem nenhuma base, aqueles que falam a partir de interesses pessoais, que podem até ser legítimos, mas não coadunam com a verdade.

            A verdade, o Senado conhece, que é a vida digna do ex-Senador Tião Viana; a verdade, o Brasil conhece, que é uma vida digna e uma administração que é um exemplo para o Brasil, que é a administração do Governador Tião Viana.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2011 - Página 38380