Pronunciamento de Walter Pinheiro em 20/09/2011
Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de matéria publicada no jornal A Tarde que comemora o transcurso do 104º aniversário de D. Canô, matriarca dos Veloso.
- Autor
- Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
- Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro de matéria publicada no jornal A Tarde que comemora o transcurso do 104º aniversário de D. Canô, matriarca dos Veloso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/09/2011 - Página 38383
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, A TARDE, ESTADO DA BAHIA (BA), ASSUNTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, MÃE, ATIVIDADE, LUTA, DESPOLUIÇÃO, RIO SUBAI.
O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, pela ordem.
Se V. Exª permitir, queria deixar nos Anais da Casa um importante registro, e creio que V. Exª há de corroborar essa minha solicitação.
Aqui faço o registro do aniversário de 104 anos de Dona Canô, matriarca dos Veloso, assim conhecida em todo o Brasil. É uma figura importantíssima na vida do povo baiano, na cidade de Santo Amaro, um das figuras, inclusive, que tem lutado muito pela despoluição do Subaé, pela recuperação da vida naquela cidade - num dos projetos em que tanto eu quanto V. Exª, Senadora Lídice, estamos envolvidos, assim como o Senador Durval, no sentido de recuperar aquela Santo Amaro, mandando os malditos embora, como diz uma música muito bem cantada neste Brasil pelos Veloso e que se refere exatamente à saída da poluição e também do chumbo que contamina as vidas de Santo Amaro.
Faço este registro do aniversário de Dona Canô e peço que fique nos Anais da Casa uma matéria publicada no jornal A Tarde no último sábado, que traz exatamente a história, a comemoração e a alegria do povo de Santo Amaro pelos 104 anos dessa guerreira, Dona Canô.
Aproveito também para pedir a V. Exª que acate outro registro.
Por conta das nossas tarefas na Comissão do Orçamento, no debate sobre a questão dos royalties - inclusive, continuaremos a reunião agora -, tanto eu quanto V. Exª não tivemos oportunidade de participar hoje da solenidade em que o nosso ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. Foi um reconhecimento por sua contribuição, por sua luta, por seu empenho, mesmo sem ter passado pela universidade: foi o Presidente que mais fez pela educação superior neste Brasil nos últimos anos. Muito temos a fazer ainda, mas o Presidente Lula deu o pontapé inicial, e esse título foi merecidíssimo.
Portanto, deixo esses dois registros e gostaria que V. Exª pudesse acatá-los, recebê-los e providenciar a sua publicação nos órgãos de divulgação desta Casa, assim como nos Anais do Senado da república.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR WALTER PINHEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
- D. Canô completa 104 anos com missa e festa; A Tarde.
*********************************************************************************
SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR WALTER PINHEIRO
*********************************************************************************
O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar que o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva recebeu hoje, em Salvador, o título de 'Doutor Honoris Causa' pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), num reconhecimento pela sua contribuição ao estado e ao país na área educacional.
Estiveram presentes na solenidade, realizada no Salão Nobre da Reitoria, o governador Jacques Wagner,representantes do Poder Judiciário e de sindicatos, além de políticos, professores e alunos da universidade.
O governador ressaltou a importância da trajetória de Lula, afirmando que, entre todas as qualidades que poderiam ser citadas, como o trabalho em prol da democracia e do povo brasileiro, além de ter colocado o país no lugar de destaque que ele merece, promoveu a valorização da mais nobre atividade humana, a política.
Com essas palavras, o ex-presidente agradeceu a honraria. "É com uma honra imensa que recebo este título. Eu me considero um baiano e fico feliz de estar aqui hoje recebendo esta homenagem. Agradeço muito porque agora ficarei na companhia do compositor Gilberto Gil, Caetano Veloso, do arquiteto Oscar Niemayer, que também já foram homenageados desta forma".
O governador, a primeira-dama Fátima Mendonça e o ex-presidente Lula chegaram juntos à reitoria para a solenidade, que foi aberta pela reitora Dora Leal Rosa. O título é conferido pela instituição a personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da universidade ou atuado em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Muito obrigado.