Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Feira de Santana pelo transcurso do aniversário de 178 anos de sua emancipação política.

Autor
João Durval (PDT - Partido Democrático Trabalhista/BA)
Nome completo: João Durval Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Feira de Santana pelo transcurso do aniversário de 178 anos de sua emancipação política.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2011 - Página 38427
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, DATA, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, FEIRA DE SANTANA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

            O SR. JOÃO DURVAL (Bloco/PDT - BA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com imensa alegria que presto esta homenagem a minha querida Feira de Santana, na passagem do aniversário de 178 anos de sua emancipação política.

            Localizada estrategicamente em um grande entroncamento rodoviário e polo econômico de toda a região, a Princesinha do Sertão, como é carinhosamente denominada por seus habitantes, completa mais um ano de vida em pleno dinamismo econômico e urbanístico.

            Dotada de avenidas largas e praças arborizadas, Feira de Santana oferece à sua população uma qualidade de vida pouco encontrada em cidades do seu porte. A despeito de contar com serviços e comércio no nível dos grandes centros urbanos brasileiros, Feira ainda guarda aquela doce e agradável atmosfera do interior, onde as pessoas se cumprimentam de maneira afetuosa e calorosa.

            Tal candura, Sr. Presidente, contrasta com o vigor do seu crescimento econômico e da ampliação e modernização de seu parque produtivo.

            Segunda maior e mais populosa cidade da Bahia, com mais de 500 mil habitantes, Feira já se firmou como grande polo industrial e farmacêutico regional, notadamente no estabelecimento do Centro Industrial de Subaé.

            Com espaços dotados de toda a infraestrutura básica para a instalação de plantas industriais, com fácil acesso às principais rodovias da região e inserida em uma área planejada para essa finalidade, Subaé abriga inúmeros empreendimentos produtivos nos mais diversos segmentos da indústria.

            Lá estão instaladas empresas do porte da Nestlé, Pirelli, Kaiser e Siemens, além de inúmeras outras nos ramos da metalurgia, embalagens, calçados e alimentos. Responsável por mais de 40% na arrecadação do município, o setor industrial de Feira é, hoje, um dos mais atraentes centros de negócios e novos empreendimentos da região Nordeste.

            Tudo isso, Sr. Presidente, foi alcançado, em primeiro lugar, graças ao espírito empreendedor e trabalhador de seu povo, que nasce com o tino comercial em suas veias. Como ex-prefeito de Feira de Santana e ex-governador da Bahia, pude acompanhar de perto o florescimento econômico do Município, adotando políticas públicas e medidas de incentivo ao seu crescimento,

            O Centro Industrial de Subaé foi o maior exemplo desse processo. Tínhamos a exata noção de que o tamanho e a importância de Feira de Santana lhe conferiam o papel de grande indutora do crescimento da região, possibilitando a formação de um grande polo industrial. Críamos, então, as condições necessárias para o seu estabelecimento, formatando o que hoje é uma das maiores e mais prestigiadas áreas industriais da Bahia e da região Nordeste.

            Já se vão pouco mais de 40 anos, e Feira continua em sua escalada vertiginosa rumo ao progresso.

            Algumas de suas escolas, tanto públicas quanto privadas, são referências e modelos de ensino, destacando-se nos últimos ENEMs. A Universidade Estadual de Feira de Santana também se destaca pela excelência no ensino e técnica e pelo alto nível de seus pesquisadores, mestres e professores.

            Na Medicina, Feira de Santana conta com modernos hospitais e tarimbados profissionais da saúde, conferindo ao Município a condição de centro sanitário de toda a região do semi-árido e adjacências. No comércio, além de confortáveis shopping centers, Feira se destaca pelo seu tradicional e popular comércio de rua, uma marca registrada da cidade e que colore, com indefectível charme, suas ruas e avenidas mais movimentadas.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no momento em que completa 178 anos de existência, a nossa Princesinha do Sertão esbanja um vigor juvenil em seu crescimento urbano.

            Sem perder a singeleza, o charme do interior, a hospitalidade do povo sertanejo e a cordialidade no trato cotidiano, o povo de Feira de Santana caminha junto com o exponencial progresso de sua terra, marcado pelo empreendedorismo e pela vontade de produzir que são característicos de sua gente.

            Não há feirense que contenha o orgulho de suas origens e de ter feito parte de sua história. São tantos os seus cidadãos de destaque, nos mais diversos segmentos e setores de nossa sociedade, que o meu tempo aqui na tribuna não seria suficiente para relacioná-los. Portanto, faço uma homenagem coletiva, em nome de todos os cidadãos e cidadãs que fizeram e fazem parte de seu sucesso e de sua arrancada como locomotiva econômica da Bahia.

            Modestamente, demos a nossa contribuição ao seu progresso. Lugar onde iniciei a carreira como homem público, Feira de Santana é, e sempre será, o meu porto seguro, um retiro espiritual e a minha base familiar e política.

            E é com o coração transbordando de orgulho e contentamento que afirmo as minhas raízes intimamente ligadas à nossa querida Princesinha do Sertão, umas das mais belas e progressistas cidades do interior de nosso País.

            Viva Feira de Santana! Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2011 - Página 38427