Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de diversas matérias publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro de diversas matérias publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2011 - Página 38428
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ASSUNTO, QUESTIONAMENTO, EMPRESARIO, FALTA, PRESENÇA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REU, AÇÃO PENAL, MOTIVO, PAGAMENTO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MESADA, CONGRESSISTA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, FALTA, CONCORRENCIA, LEILÃO, TREM, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiramente ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro das matérias intituladas “Valério questiona falta de Lula como réu do mensalão” e “Valério questiona a ausência de Lula na ação do mensalão”, publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo de 09 de setembro de 2011.

            O publicitário apontado como operador do mensalão, Marcos Valério, questionou, em sua defesa final apresentada no STF (Supremo Tribunal Federal) a ausência do ex-presidente Lula entre os 38 réus da ação penal.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal

            Como segundo assunto, ocupo a tribuna neste momento para fazer da matéria intitulada “Governo sanfona”, publicada pelo jornal Estado de S. Paulo de 03 de julho de 2011.

            A matéria afirma que o episódio dos restos a pagar é, por baixo, o terceiro tropeção do governo em assuntos relevantes, depois da votação do Código Florestal e do zigue-zague de Dilma no caso do sigilo eterno (ou limitado a 50 anos) dos papéis oficiais considerados ultrassecretos. A repetição não deixa dúvidas: a presidente governa por ensaio e erro, e o se governo é a coisa mais parecida que existe em Brasília com uma sanfona. Não adianta culpar por isso o disfuncional sistema político. Dilma é que tarda a assumir a sua responsabilidade primária: encarnar na Presidência.

            Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Como terceiro assunto, Sr. Presidente, ocupo a tribuna para fazer do editorial intitulado “Fantasia e realidade”, publicado pelo jornal Estado de S. Paulo de 15 de junho de 2011.

            Segundo o autor, Marco Antônio Villa, nesses cinco meses, a presidente Dilma ainda não conseguiu apresentar ao País o que pretende fazer.

            Sr. Presidente, requeiro que o editorial acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Finalmente, ocupo a tribuna neste momento para fazer uso das matérias intituladas “Novo fracasso do trem-bala”, publicada pelo jornal Estado de S. Paulo de 13 de julho e “Por vias tortas”, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo de 13 de julho de 2011.

            As matérias afirmam que nada garante que com as novas regras para o leilão do trem-bala, haverá concorrência, nem que os novos prazos anunciados serão cumpridos, nem, muito menos que, se efetivamente iniciadas na data prevista pelo governo, as obras estarão concluídas antes das olimpíadas de 2016. Tudo continua a se limitar à teimosia do governo que insiste em levar adiante esse plano, o mais ambicioso e caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas cuja necessidade nunca ficou clara para o público.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

**************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FELXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************************

Matérias referidas:

- Valério questiona falta de Lula como réu do mensalão, Folha de S.Paulo;

- Valério questiona ausência de Lula na ação do mensalão, Folha de S.Paulo;

- Governo sanfona, Estado de S.Paulo;

- Fantasia e realidade, Estado de S.Paulo;

- Novo Fracasso do trem-bala, Estado de S.Paulo;

- Por vias tortas, Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2011 - Página 38428