Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a turma de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) presente no Senado Federal.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Saúda a turma de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) presente no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2011 - Página 18732
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), PRESENÇA, PLENARIO, SENADO.
  • REGISTRO, LUTA, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB).

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Tanto eu quanto a Senadora Lídice da Nata estávamos ali numa reunião, e V. Exª fez o registro da presença da turma de Gestão Pública da UFRB que se encontra aqui em Brasília. Eles já tiveram oportunidade de percorrer diversas dependências aqui do Senado.

            A UFRB, Senadora Marta, é uma universidade que nós conquistamos depois de muitos anos. A Bahia ficou durante 60 anos com uma única Universidade Federal. Essa é a experiência por que nós tanto batalhamos durante os oito anos do governo Lula para interiorização do ensino superior federal. Essa é uma universidade que já nasceu em quatro campi: a cidade de Cruz das Almas, que é a sua origem, Cachoeira, Amargosa e Santo Antônio de Jesus, portanto, no Recôncavo baiano. Por isso que tem o nome de Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A assinatura foi feita pelo Presidente Lula em 2006.

            E é importante aqui a presença dessa turma. Já temos uma experiência sem igual. Nesta semana, houve uma tragédia envolvendo três professores dessa universidade, numa experiência, que é a universidade indo até o assentamento. Essa universidade, Senadora Marta, mantém um curso dentro do assentamento do MST. Os três professores que faziam isso, lamentavelmente, faleceram neste último final de semana, fruto de um acidente. Mas essa é uma experiência que eu quero aqui saudar, realçar essa luta.

            A companheira Lídice da Mata, em conjunto comigo e outros deputados à época, empreendemos essa batalha, que começou no ano 2000, e nós logramos êxito em 2006.

            Portanto, quero aqui saudar os alunos desse curso e dizer que o Senado tem hoje aqui a presença brilhante dessa turma, que, com certeza, vai continuar escrevendo a história do Recôncavo Baiano - e V. Exª deve conhecer muito a história do Recôncavo a partir de diversas músicas. Mas quero citar uma das batalhas importantes, de 25 de junho - aliás um projeto da Senadora Lídice da Mata, a primeira batalha, a batalha de 25 de junho, que antecede a batalha de 02 de julho, da independência da Bahia.

            Então, vem do Recôncavo, vem, como disse Caetano, do Vapor de Cachoeira, vem das raízes culturais, da chegada do povo africano, a organização da luta daquele povo, e, é nesse Recôncavo, que a gente tem essa universidade.

            Portanto, orgulha-nos muito o trabalho feito por aquela turma. Quero aqui parabenizar o Reitor Paulo Gabriel, que foi reeleito agora, e quero dizer do esforço do nosso governo para que essa turma, para que o povo do interior pudesse ter um ensino superior de qualidade, que, há tantos anos, só tínhamos na capital.

            Muito obrigado, Senadora. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2011 - Página 18732