Discurso durante a 169ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da publicação de estudo de viabilidade para a construção de quatro hidrelétricas no Estado de Roraima. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro da publicação de estudo de viabilidade para a construção de quatro hidrelétricas no Estado de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2011 - Página 39060
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, DOCUMENTO, ESTUDO, APROVAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna fazer um registro extremamente importante para o meu Estado de Roraima, Srª Presidenta.

            Nessa semana que passou, foi publicado, no Diário Oficial da União, no dia 21 de setembro, na quarta-feira - eu tive condição de fazer esse anúncio na cidade de Caracaraí, onde estive nesse fim de semana -, um despacho do Superintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. Foi publicado um estudo de viabilidade para a construção de quatro hidrelétricas no Estado de Roraima.

            Esse é um tema que nos é muito caro, é um tema no qual trabalhamos muito. E a possibilidade agora de construir essas quatro hidrelétricas só se dá porque atuamos no sentido de construir a interligação Manaus/Boa Vista, num linhão de transmissão de energia, fazendo com que Roraima deixe de ser um sistema isolado e passe a ser um sistema interligado ao restante do Brasil.

            Com essa interligação, com essa linha dupla de 500 KVA que já foi licitada e será construída pela Eletronorte, ficando pronta em 2013, a Aneel pôde dar andamento aos estudos de viabilidade e ao inventário da bacia do rio Branco e verificar que, nessa bacia do rio Branco, no rio Branco propriamente dito e no rio Mucajaí, é possível construir quatro hidrelétricas, somando mais de mil megawatts de capacidade de geração instalada.

            Os estudos seguem. Tive contato hoje com o Dr. Nelson Hubner, Diretor-Geral da Aneel, e nós vamos acompanhar para que esses estudos sejam feitos rapidamente e nós tenhamos a condição de construir essas quatro hidrelétricas. A hidrelétrica do Bem-Querer, no rio Branco, gerando mais de 700 megawatts, é a maior das quatro ocorrências. A hidrelétrica de Paredão I, a hidrelétrica de Paredão II e a hidrelétrica Fé e Esperança, no rio Mucajaí, somarão 1.045 megawatts.

            Nós ficamos muito felizes. Estive, nesse final de semana, na cidade de Caracaraí, anunciei ao prefeito, aos vereadores, às lideranças locais a construção dessa hidrelétrica de Bem-Querer, que será colocada no Município de Caracaraí, melhorando as condições do Município, porque uma hidrelétrica desse porte gera recursos, gera empregos, gera atividade econômica e gera um trabalho de fortalecimento da irrigação no lago que se forma.

            Então, quero fazer este registro aqui, agradecer ao Ministro Edison Lobão, a quem, alguns anos atrás, levamos esses pleitos, agradecer à Presidenta Dilma e registrar que Roraima está feliz com essa possibilidade da construção dessas quatro hidrelétricas. É a autonomia energética do Estado.

            Hoje, Senadora Ana Amélia, Roraima depende da energia da Venezuela, e o atendimento está precário, o que vem preocupando o crescimento econômico de nosso Estado. Com a interligação, poderemos receber energia de todo o Brasil e vender energia para o restante do Brasil. Com a construção dessas quatro hidrelétricas, sem dúvida nenhuma, Roraima dá um passo fundamental para construir um grande futuro.

            Faço esse registro e agradeço ao Governo Federal.

            Srª Presidente, peço a transcrição das matérias: “Jucá anuncia aprovação dos estudos das hidrelétricas do Paredão e do Bem-Querer” e “Estudos de Inventário da Bacia do Rio Branco (RR) são aprovados”.

            Muito obrigado, Srª Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- Jucá anuncia aprovação dos estudos das hidrelétricas do Paredão e Bem-Querer.

- Estudos de Inventário da Bacia do Rio Branco (RR) são aprovados;

- Despacho Nº 3.785, do Suprintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2011 - Página 39060