Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39098
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMUNIDADE, IGREJA CATOLICA, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, COMENTARIO, HISTORIA, FUNDAÇÃO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, AMBITO, PAIS, EXTERIOR, UTILIZAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DIFUSÃO, DOUTRINA, RELIGIÃO, REALIZAÇÃO, ATIVIDADE ASSISTENCIAL.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Gim Argello; Exmº Sr. Senador Antonio Carlos Valadares, meu conterrâneo, primeiro signatário da presente sessão, que foi uma feliz ideia; Sr. Wellington Silva Jardim; Deputado Federal Eros Biondini; Deputado Federal Gabriel Chalita; Exmº Sr. Padre George Tajra; Exmº Senador Aécio Neves; minhas senhoras e meus senhores, como Senador eleito por um Partido que defende também aqui os princípios cristãos, o Partido Social Cristão (PSC), como católico que sou, é um privilégio, é uma graça estar vivendo um momento como este.

            Quero me somar ao meu conterrâneo, Senador Antonio Carlos Valadares, nesta justa homenagem à Comunidade Canção Nova, que completa seus 33 anos de indiscutíveis serviços prestados a todos nós brasileiros, sobretudo.

            A Comunidade Canção Nova possui, hoje, mais de mil membros, entre os quais sacerdotes, leigos celibatários e casados, que vivem e trabalham em prol da evangelização em todo o País.

            Essa Comunidade foi criada em 1978, com um grupo de doze jovens, na cidade de Queluz, em São Paulo, liderados pelo então Padre e hoje Monsenhor Jonas Abib. No ano seguinte, eles começaram a construção de quatro casas no sítio de Cachoeira Paulista, onde está a sede da Comunidade Católica Canção Nova. O reconhecimento pontifício, na condição de associação internacional de fiéis, foi alcançado em 2008.

            A TV Canção Nova, fundada em 1989, tem, hoje, cinco geradoras e quase quinhentas retransmissoras. A Rádio, fundada em 1980, conta, desde 1995, com a rede de 28 emissoras. O grupo conta ainda com editora própria, com site e com aplicativos para dispositivos móveis. Além dessa eficiente rede de comunicação, a Canção Nova realiza trabalhos sociais relacionados à saúde, à assistência social e à educação de crianças, de jovens e de adultos por meio de diferentes projetos, que formam a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

            É um privilégio, é uma graça, é uma honra ter a Canção Nova entre nós brasileiros. No universo de possibilidades de participação dos leigos católicos na vida da Igreja, a Canção Nova é o que se chama de “nova comunidade”, caracterizada pelo fato de seus membros viverem de forma comunitária, exercendo suas atividades profissionais no local em que as emissoras estão sediadas e seguindo a doutrina religiosa da Igreja Católica.

            Essas comunidades também são chamadas de “casas de missão”. A Canção Nova tem casas espalhadas pelo Brasil, além de missões na França, na Itália, na Terra Santa, em Portugal, nos Estados Unidos e no Paraguai.

            Eu gostaria de prestar minhas sinceras homenagens, meu reconhecimento, minha gratidão, como católico que sou, a todos que, com sua força e fé inabaláveis, plantam a semente do bem, por intermédio dos ensinamentos de Cristo. Sou católico. Por meio dessa admirável comunidade, que é a Comunidade Canção Nova, vem sendo prestado esse maravilhoso serviço a todo o povo brasileiro, a todos nós e aos povos além fronteira.

            Agradeço muito a todos vocês que fazem a Canção Nova. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2011 - Página 39098