Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39108
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMUNIDADE, IGREJA CATOLICA, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, ELOGIO, TRABALHO, SACERDOTE, FUNDADOR, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, COMENTARIO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, DIFUSÃO, DOUTRINA, RELIGIÃO, REALIZAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, ASSISTENCIA SOCIAL, POPULAÇÃO CARENTE.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Senador José Sarney; Senador Antonio Carlos Valadares, primeiro signatário desta sessão em que comemoramos 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova; Sr. Wellington Silva Jardim, cofundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II; Srª Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova e Vice-Presidente da Associação Privada Internacional de Fiéis; Deputado Eros Biondini, apresentador do Programa Mais Brasil na TV Canção Nova; Deputado Gabriel Chalita, apresentador do Programa Papo Aberto na TV Canção Nova; Senador Gim Argello; Revmo. Sr. Padre George Tajra, representando o arcebispo de Brasília, Revmo. Sr. Dom Sérgio da Rocha; Senador José Sarney; Senador Valadares; e Senador Gim Argello, eu não poderia deixar de vir aqui, mesmo que com o tempo contido, por solicitação do nosso Presidente - vamos iniciar a Ordem do Dia -, para associar-me às homenagens dos 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova.

            Eu, como católico praticante, tenho que reconhecer o trabalho, não só de evangelização, mas também o trabalho social que a Comunidade Canção Nova desenvolve e desenvolve - eu diria - com pleno êxito em todo o território nacional.

            Ainda há dez dias, tivemos uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré; comemoramos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré no próximo dia 9 de outubro, em Belém. É a maior procissão, a maior demonstração de fé católica do mundo.

            A Câmara Federal - e, amanhã, o Senado Federal, presidido pelo Presidente José Sarney, também terá aqui acolhida a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré -, lá, nessa homenagem na Câmara, estava o nosso Deputado Biondini, que nos presenteou com a canção de Roberto Carlos, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, mas também a Nossa Senhora de Nazaré.

            Quero aqui, Presidente José Sarney, senhores dirigentes da Canção Nova, dar o meu testemunho e meu apoio à continuidade do trabalho. Nós temos certeza de que o Estado pode muito, os governos podem bastante, mas se esforçam no atendimento do social como...

            A Canção Nova, como eu disse, não faz só a evangelização, mas também o atendimento social. O Estado para na porta das residências, não consegue avançar e atingir as pessoas, enquanto as igrejas, não importa a denominação, vão aos corações das pessoas, se internalizam no ambiente familiar e curam ou procuram buscar a cura para os males e não para o efeito, ou seja, vão às causas.

            É isso que a Canção Nova faz. É isso que as igrejas, todas, fazem.

            A Canção Nova une a evangelização com a ação social e a canção. Sabemos que quem canta ora duas vezes, é uma oração em duplicidade.

            Sr. Presidente Sarney, quero me associar às comemorações dos 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova.

            Peço a V. Exª que faça a inscrição nos Anais da Casa do pronunciamento que iria fazer e que encaminho à Mesa.

            Desejo um futuro muito mais do que longo à Comunidade, para que possa continuar frutificando as sementes de paz, de amor, pelas quais o Brasil todo está contaminado em face do trabalho da Canção Nova.

            Muito obrigado. (Palmas.)

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO.

*********************************************************************************

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, o Espírito de Deus inspirou Padre Jonas Abib a fundar a Comunidade Canção Nova, em 1978, em Cachoeira Paulista, uma aventura de fé baseada no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            "Cachoeira Paulista é o lugar onde Deus nos colocou para viver de maneira privilegiada a missão de evangelizar. Realizar essa evangelização pelos meios de comunicação: a mídia". Assim Monsenhor Jonas Abib resume o trabalho e a missão da Comunidade Canção Nova, uma entidade estreitamente ligada ao movimento da Renovação Carismática Católica.

            A comemoração dos 33 anos de existência da Comunidade Canção Nova nos lembra o compromisso de aplicar em nossa vida cotidiana as palavras do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, pregando o amor a Deus e o amor ao próximo, com um estilo de vida simples.

            A Chácara Santa Cruz, no município de Cachoeira Paulista (SP), hoje é um polo evangelizador e irradiador da fé cristã para todo o Brasil, como luz e sal do mundo.

            O trabalho de monsenhor Jonas Abib tem sido o do semeador que saiu a semear a boa semente do Evangelho, e cujos frutos têm sido abundantes.

            Em 2007, Padre lonas Abib recebeu o título de Monsenhor, concedido pelo Papa Bento XVI, título que é dado a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja.

            O Santo Padre João Paulo II, em sua primeira viagem ao Brasil, na Homilia proferida durante a Missa, em Porto Alegre, em 5 de julho de 1980, afirmou: "Em outros tempos, a muitos bastava um padrão modesto de instrução elementar e aquela sincera religiosidade popular, enraizada tão profundamente com suas várias expressões no contexto social e cultural de vossa Nação. Hoje não é mais assim. A difusão da cultura, o espírito crítico, a publicidade dada a todas as questões, os debates, exigem um conhecimento mais completo e aprofundado da fé".

            Felizmente, Padre lonas, como um profeta dos novos tempos, está realizando tal esforço de edificação da Igreja católica, não apenas pela palavra, mas, principalmente, pelo exemplo de vida, pelo testemunho, que torna concreta e verdadeira a mensagem de Cristo, como caminho, verdade e vida.

            É preciso registrar ainda que a Canção Nova não se limita a um trabalho espiritual, de apontar o caminho de Deus, pois que está cumprindo aquilo que o próprio Cristo ensinou: "tive fome e me destes de comer, sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes".

            As obras sociais da Canção Nova alcançaram mais de 500 mil atendimentos, no ano de 2007. A Casa do Bom Samaritano tem como objetivo resgatar a cidadania e promover a reintegração social de migrantes, moradores de rua e famílias de baixa renda em situação vulnerável.

            O Projeto Geração Nova se destina a promover cidadania e formar jovens entre 12 e 18 anos, para um mundo novo, por meio de cursos e oficinas de trabalho.

            Há também o Posto Médico Padre Pio, que oferece gratuitamente assistência médica, odontológica e farmacêutica à população .carente da Cachoeira Paulista e municípios do Vale do Paraíba.

            A inclusão digital também faz parte da Canção Nova, com a Escola de Informática e Cidadania Dom Bosco, destinada a proporcionar formação e conhecimentos na área de informática para toda a comunidade.

            A TV Canção Nova, pertencente à Fundação João Paulo 11, cumpre a missão de pregar o Evangelho, utilizando os meios de comunicação social, acolhendo o apelo do Papa Paulo VI, no documento "Evangelli Nuntiandi".

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, seria impossível aqui descrever todas as principais ações, atividades e benefícios realizados pela Comunidade Católica Canção Nova, ao longo desses 33 anos de atividades de compromisso com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            Não há dúvida de que a Comunidade Canção Nova continuará a cumprir sua missão sagrada de pregar o Evangelho, com a garantia assegurada pelo próprio Cristo de que estarei convosco até o fim dos tempos.

            Gostaria de encerrar este meu pronunciamento com as palavras de Dom Benedito Beni dos Santos, da Diocese de Lorena: "A Diocese de Lorena se orgulha de ter em presbitério um sacerdote como Padre Jonas. Sua simples presença é um apela constante aos outros padres para que vivam intensamente sua vocação".

            Muito Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2011 - Página 39108