Pronunciamento de Renan Calheiros em 27/09/2011
Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39112
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMUNIDADE, IGREJA CATOLICA, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, COMENTARIO, UTILIZAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DIFUSÃO, DOUTRINA, RELIGIÃO.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, venho à tribuna juntar-me aos demais Senadores que neste momento celebram os trinta e três anos de existência da Comunidade Canção Nova, fundada em 1978 graças à iniciativa do Monsenhor Jonas Abib.
Todos sabem que os tempos modernos não são simples. Antigas certezas são questionadas todo o tempo, dilemas surgem a cada momento e todos nos defrontamos com escolhas difíceis a cada instante. Nesse imenso rol de possibilidades, as pessoas têm imensa dificuldade em encontrar o caminho da retidão e da honestidade. Em uma sociedade consumista, as pessoas acabam por se tomar apenas consumidores ou objetos a serem consumidos. O impacto mental e espiritual decorrente de tal estado de coisas é sempre negativo.
É impossível deixar de observar que o vazio espiritual é inevitável e as consequências são nefastas. Drogas, consumo excessivo de álcool, busca de ideais inalcançáveis de beleza, uso de produtos químicos são sintomas e resultado de uma sociedade que perdeu o rumo.
Diante de tal quadro, a obra levada a cabo pelos muitos membros da Comunidade Canção Nova adquire importância redobrada. É obra de evangelização, mas, arrisco dizer, muito mais de re-evangelização, de busca de bons valores e da recuperação do sentido cristão de nossa sociedade.
Como nos têm ensinado as ações da Canção Nova ao logo desses trinta e três anos, o fundamental é a busca pela recuperação da verdadeira essência espiritual perdida.
De tal maneira, as ações do Monsenhor Jonas Abib e de seus muitos companheiros de caminhada têm nos mostrado que é, sim, possível recuperar o que foi perdido. E possível retomar o caminho em uma jornada em que aparentemente havíamos escolhido o rumo errado.
A própria trajetória de vida do Monsenhor Jonas Abib nos mostra este caminho. O desenvolvimento e crescimento da Canção Nova é prova dessa ação da providência divina. Primeiro foi a Chácara Santa Cruz, adquirida em 1979, na cidade de Cachoeira Paulista. Depois de alguns anos, mais terras foram incorporadas à propriedade. Hoje há o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, com capacidade para receber setenta mil pessoas, o Rincão do Meu Senhor (para quatro mil pessoas) e o Auditório São Paulo (para setecentas pessoas), bem como capelas, posto médico, escola, restaurante, padaria, pousada, área de camping e prédios administrativos ou dedicados à execução de obras sociais.
Em suma, a sede em Cachoeira Paulista é a prova viva de como o trabalho dedicado a um belo ideal produz resultados palpáveis e concretos. É, acima de tudo, a vitória do compromisso com a ética e com os princípios mais fundamentais de respeito à dignidade da pessoa humana.
Como bem assinalou o Monsenhor Jonas Abib "A Canção Nova nasceu não de uma obra humana, mas de uma iniciativa de Deus para amparar as necessidades urgentes do nosso tempo".
Para levar adiante a missão de evangelizar com os recursos tecnológicos do século 21 a Canção Nova foi se expandindo através do rádio, da televisão e também da internet lançando mão de importantes ferramentas do mundo moderno.
Em 2002 o Padre Jonas, após o encontro com o Papa João Paulo II, em Roma, lançou seu próprio site com pensamentos, mensagem do dia, palavra do mês, o que dizem dele, aniversário, números, discografia, pregações, livros, artigos, informativos e fotos.
Em 2003 teve início as transmissões FM da Rádio Canção Nova, uma referência da música cristã. No ano seguinte em 2004, a Canção Nova lançou a primeira WebTV católica do mundo.
Em 2006 começou a operar a segunda geradora da Canção Nova - a Rádio América AM, de São Paulo -, ampliando a audiência da Rádio Canção Nova. Logo depois, em 2007, a Editora Canção Nova estreiou na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
E assim a Canção nova vem conseguindo vários êxitos e prêmios em sua jornada. De tal modo, parabenizo a Comunidade Canção Nova pelo que tem realizado ao longo de trinta e três anos - obra esta que foi reconhecida pelo Papa há quase três anos. Faço votos para que continuem a colaborar na construção de um Brasil mais devotado à justiça, à ética e ao respeito do próximo.
Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.