Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39221
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMUNIDADE, IGREJA CATOLICA, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, AMBITO, PAIS, MUNDO, DIFUSÃO, DOUTRINA, RELIGIÃO, REALIZAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, ASSISTENCIA SOCIAL, POPULAÇÃO CARENTE, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE.

            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Gostaria de solicitar ao senhor que desse como lido o discurso que eu deveria ter feito hoje à tarde, por ocasião da sessão solene dos 33 anos de fundação da Canção Nova.

            Eu estava em outra atividade no Palácio do Governo, uma discussão sobre a questão dos royalties do petróleo, e não pude estar presente, mas gostaria de registrar o nosso discurso.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DA SRª. SENADORA ANA RITA.

*********************************************************************************

            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, público na tribuna de honra, Expectadores da TV Senado e ouvintes da Rádio Senado, subo a esta tribuna para parabenizar a Canção Nova pelos seus 33 anos de fundação. É com grande satisfação que fazemos essa sessão solene, afinal o papel da Igreja hoje tem sido muito importante para as famílias brasileiras.

            Muito se aprende vendo a TV, ouvindo o rádio e as mensagens de fé que são passadas pela Canção Nova. Acredito que a religião ajuda as pessoas a acharem seu caminho, a se equilibrarem em suas vidas. Esse trabalho de evangelizar é louvável, pois leva a paz aos lares brasileiros.

            Criada em 1978 pelo monsenhor Jonas Abib, a Canção Nova, com sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP), tem como missão a evangelização através dos meios de comunicação social. E esse é o trabalho que acho mais interessante!

            Sabemos que a Comunidade Canção Nova possui mais de mil membros, entre os quais sacerdotes e leigos celibatários e casados, que vivem e trabalham em prol da evangelização em todo o Brasil e em países como Paraguai, Portugal, França, Itália, Estados Unidos e na Terra Santa. Isso significa que mais pessoas estão conseguindo adentrar em um caminho de paz, de luz e de muito estudo.

            Evangelizar, senhoras e senhores, é comunicar, é envolver, é andar junto, é levar vida às pessoas, é criar relacionamentos. E sabemos que o trabalho da Canção Nova é isso. Antes mesmo de falar, é preciso saber ouvir e isso também é feito por esses evangelizadores. Ouvir os anseios, os problemas, as angústias. Isso conforta!

            A Palavra de Deus não nos leva a rivalidades e a debates, e sim ao amor e é isso que prestigio e congratulo no trabalho de vocês.

            E falo mais. Evangelizar é atuar organizada e sistematicamente. Não é agir isoladamente. Sabemos que a Canção Nova tem trabalhos assistenciais muito interessantes, que fornecem serviços básicos à população carente. Isso também é um trabalho louvável e digno de congratulações.

            Cito alguns dos trabalhos realizados pela Canção Nova. Na área de assistência social, a Casa do Bom Samaritano, cujo objetivo é dar esperança, dignidade e promoção humana para migrantes e moradores de rua. O projeto trabalha também com mulheres chefes de família, com a Oficina de Empreendedorismo. Tem também a Informática Dom Bosco que tem como característica principal a preocupação com a pessoa inserida em uma realidade de exclusão social e digital.

            O Projeto Mãos que Evangelizam oferece formação social e humana aos surdos, buscando uma integração ouvintes x surdos. O PROGEN - Projeto Geração Nova -oferece aos jovens a oportunidade de se prepararem para o mundo do trabalho, através de uma formação completa do ser humano. O Centro de Atendimento Comunitário (CAC) atende a população em geral através de atividades voltadas para a transformação e desenvolvimento social, resgatando valores e promovendo qualidade de vida de forma integral. E também a Companhia das Artes, que promove a evangelização e a socialização de crianças e adolescentes, através da arte, com aulas de Bale e Hip Hop.

            Na educação existe o Instituto Canção Nova, que oferece uma educação diferenciada e de qualidade a crianças e adolescentes, buscando uma valorização do ser humano como um todo. Na saúde, existe o Posto Médico Padre Pio, que oferece serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e de prevenção e promoção à saúde, para os visitantes e moradores de Cachoeira Paulista.

            Estes são alguns dos projetos desenvolvidos pela Canção Nova. Todos nos dão orgulho e mostram o quanto essa instituição contribui para o desenvolvimento de nossas crianças, jovens, além de ajudar na assistência aos adultos e idosos.

            Nosso país, apesar de estar em crescimento e melhorando a cada dia, ainda possui muitos bolsões de pobreza. Precisamos unir forças para combater esse problema. Tenho certeza que o trabalho missionário da Canção Nova contribui para um país melhor, para formar pessoas melhores, com valores cristãos.

            Parabéns à Canção Nova e a todos que fazem dessa organização uma história de vida. Tenho certeza que as ações de vocês contribuem, e muito, para trazer mais paz às famílias brasileiras.

            Era isso que tinha a dizer, obrigada!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2011 - Página 39221