Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do 218º Círio de Nazaré.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do 218º Círio de Nazaré.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2011 - Página 39312
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, SENADOR, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, FESTA, TRADIÇÃO, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, IMPORTANCIA, MANIFESTAÇÃO, CULTURA, POVO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Querida Presidenta Marinor Brito; Reverendíssimo Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará; Sr. Cesar Neves, Diretor Geral da Festa do Círio de Nazaré; Srª Desirée Tozi, Coordenadora Substituta de Apoio e Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Srªs Senadores, Srs. Senadores e autoridades aqui que nos visitam; cumprimento a Natália Matos Rodrigues, pela bela canção que aqui cantou, com a sua bonita voz, “Vós Sois o Lírio Mimoso”, de Euclides Farias, em homenagem ao Círio de Nazaré. É verdade, queridos Senadores do Pará, Marinor Brito, Flexa Ribeiro, que está viajando, e Mauro Couto, e ainda Senador Mozarildo Cavalcanti, que também participou por diversas vezes dessa festa, Senador Paulo Paim, que por duas vezes atendi ao convite dos Senadores paraenses de acompanhar essa maravilhosa procissão de fé, manifestação que ressaltaram as senhoras e os senhores, inclusive César Neves.

            É uma manifestação de fé impressionante, porque um número tão colossal de pessoas, vindas de todas as partes do Pará, de todas as regiões ribeirinhas e de toda a região amazônica, que ali chegam para manifestar a sua fé e fazer orações para que as coisas no Pará e no Brasil melhorem, para que possamos realizar as aspirações de justiça.

            E, se me permite, Senadora Marinor, hoje aqui, não meu aparte ao Senador Mário Couto, mas vou aqui como que fazer um pedido a Nossa Senhora do Círio de Nazaré de que possam as coisas caminhar tão bem no Governo de nossa querida Presidenta Dilma Rousseff, junto com todas as suas Ministras e Ministros. E que possa o Senador Mário Couto aqui falar até quem sabe com a mesma energia e determinação com que às vezes bate à mesa tão fortemente, com sua indignação, falar das boas coisas que venham a acontecer. E eu falo aqui como membro do Partido dos Trabalhadores, porque há ocasiões em que ele generaliza como se houvesse um procedimento de todos nós, simplesmente por sermos do PT, como se já estivéssemos com uma certa determinação ou um costume de participar de ações não adequadas. Mas, conforme nossa Presidenta Dilma Rousseff falou recentemente, ela não aceita, de maneira alguma, procedimentos incorretos e que sempre será muito firme e determinada a evitar que essas coisas ocorram.

            Então, faço aqui agora, não uma oração ao Senador Mário Couto, mas a Nossa Senhora do Círio de Nazaré que possa contribuir para que, em verdade, todo e qualquer brasileiro e brasileira venham a agir de acordo com os valores cristãos, com os valores da honestidade, com a busca de ética, da verdade, da realização da justiça, da liberdade, da fraternidade e da democracia.

            Meus parabéns, Senadora Marinor Brito.

            Dia 9 próximo...

            A SRª PRESIDENTE (Marinor Brito. PSOL - PA) - É dia 9, o segundo domingo de outubro.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu terei um compromisso, como pré-candidato que sou à Prefeitura de São Paulo, entre os cinco pré-candidatos do PT, como Marta Suplicy, Fernando Haddad, Carlos Zarattini e Jilmar Tatto. Então, serão dias de debates, a sexta à noite, sábado e domingo. Então, não vou poder me ausentar, mas espero, em breve, novamente e naquela forma, porque, quando eu fui, segurei aquela corda e fiquei impressionadíssimo com aquela situação..

            A SRª PRESIDENTE (Marinor Brito. PSOL - PA) - Ficamos todos desesperados, Senador, preocupados com V. Exª.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ... em que todos os que seguram a corda vão para lá e para cá, mas todos procurando não se machucar, em que pese que as circunstâncias, da multidão em volta, possam parecer que alguém ali iria se machucar, mas nada de grave aconteceu, pelo menos que eu tenha testemunhado; foi tudo uma manifestação de solidariedade, de fé, de vontade de que o Pará e o Brasil se tornem cada vez melhores e, sobretudo, que haja uma confraternização entre todos pelas melhores coisas, nas quais todos acreditamos.

            Muito obrigado. Parabéns! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2011 - Página 39312