Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aumento das relações comerciais do Estado do Ceará com o mercado externo.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA NACIONAL.:
  • Registro do aumento das relações comerciais do Estado do Ceará com o mercado externo.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2011 - Página 39433
Assunto
Outros > ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, DIVULGAÇÃO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), RELATORIO, AVALIAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, REFERENCIA, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE), EMPRESA INTERNACIONAL, CRESCIMENTO, COMERCIO EXTERIOR, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco/PMDB - CE. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, obrigado meu Presidente do PMDB Nacional, Senador Valdir Raupp, por me ceder este pequeno espaço.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apenas para registrar que o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio - MDIC - vem divulgar informes sobre o desempenho da economia brasileira do mês de agosto deste ano. Em relação ao Ceará um registro inédito, houve em agosto um recorde nas exportações do Estado para o mercado externo, com um aumento de nada mais nada menos que 66,71% em relação ao mês de julho. Com as exportações totalizando US$191 milhões no último mês.

            Sr. Presidente, o desempenho cresce de importância por ter ocorrido em um período de crise mundial, com inúmeros países passando por dificuldades. Pela primeira vez na história das exportações do Ceará se completou a pauta dos produtos vendidos para empresas internacionais, o óleo bruto do petróleo produzido pela Petrobras e vendido, principalmente, para os Estados Unidos da América.

            As relações comerciais com empresas norte-americanas vinham se mantendo em níveis reduzidos, mas voltaram a crescer nos últimos meses, existindo atualmente condições bem mais favoráveis à realização de negócios, apesar, como eu disse, da difícil conjuntura internacional.

            As exportações cearenses com a maior alta de suas derivações foram granito bruto ou desbastado com 566% de crescimento; camarões congelados, com 522%; partes superiores de calçados, com 415%; e minério de ferro não aglomerados, com 325%.

            No acumulado dos primeiros oito meses do ano, a balança comercial do Estado contabilizou, nada mais e nada menos, quase um bilhão de dólares em produtos vendidos para o mercado externo. Um crescimento equivalente a 13,70% sobre igual período de 2010.

            A avaliação dos economistas do Centro Internacional de Negócios, o CIN, o bom desempenho do setor exportador cearense em agosto tende a se repetir por todos os meses até o final do ano corrente.

            Há fortes indícios de crescimento, considerando-se o interesse de grupos empresariais estrangeiros em ampliar negócios com empresas do Estado do Ceará, principalmente no tocante à aquisição de castanha de caju, calçados, cera vegetal e couro.

            Recentemente, empresários chineses estiveram no Ceará participando da Feira Internacional de Calçados, realizada em Juazeiro do Norte. O Ceará vem ganhando credibilidade no mercado externo pela excelente qualidade dos seus calçados.

            Os Municípios cearenses, hoje, no Cariri, é o terceiro maior polo calçadista do Brasil, superado apenas por São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e Franca, no Estado de São Paulo.

            Dispondo de equipamentos de última geração e contando com a assistência de técnicos altamente qualificados, as empresas calçadistas cearenses conseguiram ganhar a confiança de grupos importadores internacionais, o que vem refletindo positivamente no aumento das nossas exportações.

            Mas, não é só no setor calçadista que vem apresentando índices significativos de crescimento e ampliando suas relações comerciais com empresas internacionais.

            A 17ª Frutal, Feira Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agronegócios, alcançou também repercussão no mercado externo, com a participação de grupos estrangeiros, na capital cearense, interessados em fortalecer as relações comerciais com empresários cearenses, principalmente no tocante à compra de frutas secas e rosas, estas com grande aceitação nas principais capitais da Europa, concorrendo com as da Holanda e da Colômbia, de maior aceitação no mercado comum europeu.

            Sr. Presidente, agradecendo a oportunidade que me dá V. Exª de complementar o tempo pela Liderança do meu Partido e ao registrar os êxitos obtidos por empresas cearenses, o faço com satisfação por considerar que o crescimento das exportações do Estado para o exterior vem contribuindo positivamente para a geração de milhares de empregos diretos e indiretos em um Estado tão pobre como é o nosso Estado do Ceará.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, pela oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2011 - Página 39433