Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a possível saída da Força Nacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Preocupação com a possível saída da Força Nacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2011 - Página 26542
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, MOBILIZAÇÃO, BLOCO PARLAMENTAR, SOLICITAÇÃO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DISCUSSÃO, POSSIBILIDADE, RETIRADA, FORÇA ESPECIAL, MUNICIPIO, PONTA PORÃ (MS), MINISTERIO DA SAUDE (MS), APREENSÃO, AUSENCIA, SEGURANÇA, FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.

            O SR. DELCÍDIO DO AMARAL (Bloco/PT - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, só para registrar a nossa surpresa, porque há informações desencontradas no nosso Estado, especificamente no Município de Ponta Porã, que mereceu uma atenção especial do Governo do Presidente Lula. O Senador Pedro Taques conhece muito bem a região e sabe das nossas dificuldades, especialmente nas fronteiras. Estamos sendo surpreendidos com a possível saída da Força Nacional de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai.

            Nós fizemos um esforço grande para colocar a Força Nacional lá no assentamento Itamarati. Aquela estrutura foi montada para que fizesse a supervisão das fronteiras, inclusive usando veículos aéreos não tripulados, comprados pelo Governo do Presidente Lula, porque nós iríamos monitorar aquela região para garantir a segurança, para garantir a sanidade animal, pois a aftosa entrou pela fronteira com o Paraguai. E agora, uma das regiões mais complicadas, do ponto de vista da segurança pública, Srª Presidenta, vai ser abandonada pela Força Nacional, depois de todo o esforço que a bancada Federal do Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado fizeram.

            Então, estamos nos mobilizando, Presidenta, porque a bancada Federal vai solicitar uma reunião com o Ministro José Eduardo Cardozo e está preparando, inclusive, um ofício, porque, no momento em que Presidenta Dilma diz que irá fazer um Governo olhando as fronteiras, nós somos surpreendidos por uma decisão absolutamente contrária a esse discurso da Presidenta. Alguma coisa está estranha; alguma coisa está esquisita.

            Portanto, Srª Presidenta, eu só gostaria de registrar a nossa preocupação e a mobilização do Mato Grosso do Sul, para que não tenhamos essa perda irreparável, especialmente por questões de segurança, na região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

            Muito obrigado pela oportunidade, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2011 - Página 26542