Fala da Presidência durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração ao Dia da Independência da Bahia.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração ao Dia da Independência da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2011 - Página 26881
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, HOMENAGEM, DIA, INDEPENDENCIA, ESTADO DA BAHIA (BA), AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores.

Senhor Presidente, senhoras e senhores Senadores, o Senado Federal se reúne nesta sessão especial para comemorar a passagem de uma das datas mais importantes da história de nosso país: 2 de julho, data da independência do Estado da Bahia. O requerimento, a quem parabenizamos, é da ilustre baiana, Senadora Lídice da Mata.

Esta data representa a luta do povo baiano para consolidar a independência do Brasil. Foram cerca de dez meses de lutas naquele Estado de gente forte e de fibra para tornar eficaz o grito do Ipiranga, expulsando portugueses que insistiam em manter a colônia.

Heróis desta história de bravura serão sempre lembrados: foram pessoas do povo, apoiando o Exército e a Marinha Brasileiros que possibilitaram a retomada de cidades do Recôncavo Baiano e de Salvador.

Não podemos nos esquecer das mulheres baianas, Senhor Presidente, como Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria que entregaram, corajosamente, suas vidas em defesa da Bahia e do Brasil.

Esta data deve ser, também, de homenagem ao povo baiano. A Bahia foi berço de ilustres nomes que honram nossa literatura e política brasileira, como Castro Alves, Rui Barbosa, Octávio Mangabeira e tantos outros.

Homenagear o Estado da Bahia é muito fácil, uma vez que a grandiosidade e a simpatia de seu povo são reconhecidas por todos os cantos deste País.

A luta do povo baiano pela liberdade é uma característica que os acompanha desde áureos tempos.

Rui Barbosa no “Parecer sobre a Liberdade dos Escravizados de Filiação Desconhecida” dizia:

“A liberdade em todas as suas manifestações, eis, a meu ver, o instrumento fundamental de todo o progresso e de toda a moralização popular: liberdade do voto e da palavra; liberdade da imprensa e da tribuna; liberdade do culto e do ensino; liberdade do crédito e das indústrias; liberdade do trabalho e da permuta, nacional ou internacional.”

Este é o exemplo do povo baiano. Ainda maior, este exemplo, quando se trata de avaliar o 2 de julho, a mais expressiva data cívica do Estado da Bahia, que, certamente, faz parte das páginas mais célebres da história do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2011 - Página 26881