Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação ao plenário do Senado, do pedido do afastamento do Ministro Alfredo Nascimento, do cargo de Ministro dos Transportes.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comunicação ao plenário do Senado, do pedido do afastamento do Ministro Alfredo Nascimento, do cargo de Ministro dos Transportes.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2011 - Página 27408
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, AFASTAMENTO, CARGO PUBLICO, ALFREDO NASCIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR).

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, como Líder do Partido da República, comunico a esta Casa que o Ministro Alfredo Nascimento acaba de se demitir e enviou uma carta à Presidente da República comunicando o seu pedido de afastamento em caráter irrevogável, porque o desejo dele é vir a esta Casa, retomar o seu mandato para defender a sua honra aqui no Senado da República.

            Acho muito interessante e de bom tom a atitude do Ministro Alfredo Nascimento colocando o seu sigilo telefônico e bancário à disposição da Polícia Federal, à disposição do Procurador-Geral da República, do TCU e de todos os órgãos de investigação deste País para responder, de forma contundente e rápida, à nação brasileira, porque, Sr. Presidente, se alguém cometeu um crime é preciso que responda pelo crime, mas, se há inocentes nessa questão, que os inocentes recebam o direito da defesa e tenham as suas honras lavadas. Não sei se é possível quando o sujeito é exposto em jornais pelo Brasil inteiro e na era da internet então... Mas que as pessoas tenham direito à defesa e se alguém cometeu um crime que pague pelo crime que cometeu.

            Quero ressaltar a atitude da Oposição, Sr. Presidente. A Oposição agiu certo, e nós temos que apoiar a atitude da Oposição em procurar o Ministério Público, a Polícia Federal, como fez ontem, pedindo averiguação, porque toda e qualquer suspeita de crime há que ser investigada. A Oposição cumpre o seu papel, e como Líder desse Partido eu apoio plenamente. 

            Quando fizeram uma ilação e expuseram o Ministro Alfredo Nascimento, este Partido, nós hipotecamos apoio e até que se prove o contrário continuamos apoiando.

            Vim agora do Palácio, Sr. Presidente. Quero dizer que não há qualquer especulação a respeito de nome, e sou contrário que se faça atabalhoadamente qualquer indicação de pessoa para um ministério tão importante como é o Ministério dos Transportes para o Brasil, que se faça de maneira atabalhoada, ofegante.

            E dizia a Ministra: é preciso que se tenha competência, paciência, dignidade para discutir esse novo momento após a saída de Alfredo Nascimento.

            O que fica, Sr. Presidente, é que nós, o Partido, aguardaremos o Governo, aguardaremos a Presidente da República nos chamar, nos convidar mais uma vez para que nós possamos discutir a posição de um partido que é base de governo, que é aliado, desde a primeira hora, do Presidente Lula, quando lhe ofereceu o Vice-Presidente da República. E estamos à disposição do Governo Dilma com a mesma veemência e energia no sentido de que ela faça um grande governo.

            Comunico, fico triste com a situação do Ministro Alfredo, porque quem tem família tem os filhos expostos, tem a família exposta. Se há algum crime, que se revele o crime e que se dê sentença a quem cometeu o crime. Se não há, as pessoas não podem ser achincalhadas na sua honra.

            Então, em nome do Partido, sou solidário a ele, abraço-o. Cumpriu oito anos com o Presidente Lula, não resta dúvida de que fez um grande trabalho, de que foi um Ministro digno com os Parlamentares, com o Parlamento, durante o tempo inteiro, de que tratou com respeito o Parlamento da República e recebe de todos nós a solidariedade.

            Então, comunico, está aqui uma nota dele na minha mão, pedindo a sua demissão e se colocando à disposição, entregando todos os seus sigilos para que haja uma investigação contundente a responder à sociedade brasileira. E este Partido, que é base de governo, serenamente recomenda e mais uma vez avaliza a posição da Oposição em pedir investigação, porque é necessário que se faça isso não só nesse, mas em qualquer outro ministério de onde vier qualquer tipo de escândalo.

            Fica aqui o meu comunicado como Líder do Partido da República, em meu nome e em nome dos demais Senadores que estiveram comigo agora, nesse advento, à tarde, no Palácio, comunicando a saída do Ministro dos Transportes, em caráter irrevogável, e aguardando um segundo momento para sentarmos com o Governo, para que o Governo possa, juntamente conosco, sem estar atabalhoado ou ofegante, discutir um novo momento deste Partido que é base de Governo.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2011 - Página 27408