Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao ex Ministro Dante de Oliveira.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao ex Ministro Dante de Oliveira.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2011 - Página 27434
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DANTE DE OLIVEIRA, EX MINISTRO DE ESTADO, REFORMA AGRARIA.

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de fazer um breve pronunciamento aqui.

            Nesta data, há cinco anos, falecia em Cuiabá o ex-governador e ex-ministro Dante de Oliveira. Foi um dos grandes personagens da recente história republicana brasileira. Um mato-grossense que nos orgulha pela coragem cívica, pelo desprendimento e pelo caráter democrático de sua trajetória política.

            Autor da emenda das “Diretas Já”, Dante mostrou ao País que a redemocratização não era apenas uma necessidade política, mas sim um largo anseio popular e uma atitude de resgate histórico da Nação. Seu legado é atemporal e sua visão abriu os caminhos para o Brasil moderno e juridicamente equilibrado como o que vivemos hoje.

            Devo confessar que, durante toda minha caminhada política, militei em lado oposto ao de Dante de Oliveira. Somos filhos da mesma terra e sempre fomos irmãos na defesa dos interesses de nossa gente; mas, no campo partidário e ideológico, tínhamos divergências. Fomos adversários ferrenhos, mas leais. Porque, na política como na vida, mais vale um oponente leal do que um coligado traiçoeiro.

            Dante representa um marco na história política mato-grossense. Nem tanto pelas obras físicas, que o tempo corrói e desgasta, mas sim por seu exemplo de extremo sentido democrático. Ele teve forte militância na esquerda nos momentos duros da ditadura militar, mas converteu-se aos primados democráticos quando assumiu postos de relevância na Nação brasileira, como os de deputado federal constituinte, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado de Mato Grosso. 

            Quero aqui saudar a família de Dante de Oliveira, nas pessoas de sua viúva, Thelma, e de sua mãe, dona Maria, manifestando meu reconhecimento público à sua herança política, que vai além das siglas partidárias para alcançar o próprio sentido de civismo do povo brasileiro.

            Nesta oportunidade, a Senadora Lídice da Mata, também gostaria de manifestar, de se solidarizar nesta homenagem que hoje estamos prestando ao Dante de Oliveira, que, há cinco anos nos deixou, mas, com certeza, o seu legado também é histórico, sobretudo de um político que sabia respeitar os seus adversários.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2011 - Página 27434