Discurso durante a 176ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos 23 anos da criação dos Estados do Amapá, Roraima e Tocantins. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro dos 23 anos da criação dos Estados do Amapá, Roraima e Tocantins. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2011 - Página 40019
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DE RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um discurso, um registro que considero importante, antecipando o aniversário de criação do Estado de Roraima e do Amapá, que se comemora no dia 5 de outubro.

            Como estaremos aqui, em plenário, discutindo a questão dos royalties e as medidas provisórias que trancam a pauta, como não sei se haverá tempo para fazer, nessa discussão mais acalorada, o registro da forma que eu gostaria de fazer, solicitei a palavra para dizer que, no dia 5 de outubro, estaremos comemorando 23 anos da criação ou da promulgação da Constituição de 1988, que criou os Estados de Roraima e do Amapá.

            Estive no Congresso Nacional quando da promulgação da Constituição, porque era Governador do Território, e acompanhei toda a discussão da criação do Estado. Posteriormente, tivemos a posse do primeiro governador eleito, em janeiro de 1991, e, ao longo desses 23 anos de criação do Estado de Roraima e também do Estado do Amapá, pudemos ver o Estado progredir, crescer, enfrentar desafios, aumentar a sua população - mais que duplicando nesse período -, mas, sem dúvida nenhuma, vivendo ainda grandes desafios, grandes entraves que precisam ser sanados, que precisam ser vencidos.

            Temos confiança no futuro do Estado de Roraima, sabemos que o estado é um estado promissor, porque é feito de gente trabalhadora, tem uma condição climática excelente e é geograficamente colocado junto à Venezuela, junto à Guiana e junto ao mercado consumidor do Amazonas, em Manaus. Portanto, tem condições para de se criar ali um polo de desenvolvimento e de crescimento econômico, mas, sem dúvida nenhuma, ainda temos desafios que precisam ser enfrentados.

            A conclusão da construção da BR- 174, da BR- 210, da BR- 401 e da BR-432, com qualidade.

            Nós temos de implantar a equação idealizada, proposta e definida pelo Governo Federal - e que teve o nosso apoio e a nossa ação - para o setor energético, com a interligação da linha de transmissão Manaus/Boa Vista e, consequentemente, a possibilidade da construção das quatro hidrelétricas: Bem- Querer 1, Bem-Querer, Paredão 1, Paredão 2 e Fé e Esperança.

            Nós temos, ainda, condição de concluir a regularização das terras, para que os produtores possam ter os seus títulos de terra definidos e entregues, e a produção possa crescer.

            Nós temos de considerar a questão ambiental, o zoneamento definido e a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável que, efetivamente, gere emprego e defina a condição econômica do Estado.

            Nós temos de colocar para funcionar a ZPE, a Zona de Processamento de Exportação.

            Nós temos de implementar as Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e de Bonfim.

            Nós temos de investir em educação e melhorar o desafio da saúde.

            Nós temos de melhorar a situação da segurança e dotar de condições a cidade de Boa Vista, para que ela possa recuperar a sua infraestrutura.

            Então, são desafios grandes, são desafios enormes, que, nestes 23 anos, ainda se colocam à frente do nosso Estado, mas, com certeza, tenho fé e confiança em que o Estado de Roraima será, efetivamente, um Estado modelo para o nosso País. Roraima vai vencer esses desafios, vai construir o seu modelo econômico e vai gerar o progresso e o desenvolvimento que quer a sua população.

            Portanto, eu gostaria de fazer esse registro e dizer que, no dia 5 de outubro, não poderemos estar presentes na festa do Estado de Roraima, porque aqui estarão sendo votadas medidas provisórias, mas quero abraçar toda a população do Estado, as pessoas que nasceram em Roraima e as pessoas que se escolheram Roraima para viver, como eu, as que se mudaram para Roraima e que construíram lá a sua vida. Quero abraçar todas essas pessoas, reafirmando a minha confiança e a minha certeza de que Roraima é um grande Estado que irá ocupar o lugar que merece na Federação.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2011 - Página 40019