Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de um feliz Círio de Nazaré aos paraenses; e outro assunto.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Votos de um feliz Círio de Nazaré aos paraenses; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2011 - Página 40716
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROJETO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, DEMARCAÇÃO, AREA, CERRADO, FLORESTA AMAZONICA, REGIÃO, BACIA AMAZONICA, OBJETIVO, REVEZAMENTO, PLANTIO, CANA DE AÇUCAR, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, ETANOL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Senadora Vanessa Grazziotin, que preside a sessão, Senadora Ana Amélia, quero registrar os meus agradecimentos pela compreensão e a gentileza de V. Exª em permutar, para que eu pudesse usar a tribuna.

            Não usarei nem os cinco minutos, mas eu não poderia deixar de vir à tribuna hoje, Srs. Senadores, primeiro, para desejar a todos os paraenses e também a todos os brasileiros um feliz Círio. Estou viajando daqui a pouco para o meu Estado, para Belém, a fim de participar das cerimônias do Círio, que começam, na realidade, a partir de hoje, mas tem seu ápice na procissão do próximo domingo, dia 9, pela manhã.

            Para nós, do Pará - é importante que o Brasil inteiro tome conhecimento disso e tenho certeza de que já tomaram -, o Círio é um segundo Natal. Tem grande importância, Senadora Ana Amélia, Senadora Vanessa. A Senadora Vanessa, como nossa vizinha, sabe muito bem o que representa o Círio de Nazaré para os paraenses. Assim como se deseja, à época do Natal, Feliz Natal, à época do Círio, nós desejamos a cada uma das pessoas que encontramos um Feliz Círio.

            Então, que Nossa Senhora de Nazaré abençoe todos os paraenses, todos os brasileiros. Ela já esteve aqui, há duas semanas, numa sessão especial em homenagem ao Círio. Tenho certeza absoluta de que vamos novamente, no próximo domingo, levar ao Brasil e ao mundo a maior procissão católica - religiosa, eu diria - do mundo; são mais de dois milhões de pessoas que se deslocam pelas ruas de Belém acompanhando esse evento religioso.

            Finalizando, Senadora Vanessa, vou apenas registrar aqui que dei entrada a dois projetos: um PLS e um projeto de decreto legislativo. O PLS recebeu o número 626, de 2011, que dispõe sobre o cultivo sustentável da cana-de-açúcar em áreas alteradas e nos biomas Cerrado e Campos Gerais situados na Amazônia legal, e dá outras providências.

            O Projeto de Decreto Legislativo, PDL 245, de 2001, que susta a aplicação da alínea “a” e do inciso I da alínea “b” do item 19 da Seção I do Capítulo 2 do Manual de Crédito Rural (MCR), na redação dada pela Resolução nº 3.813, de 26 de novembro de 2009, do Conselho Monetário Nacional.

            Esses dois projetos, Senadora Vanessa, buscam resgatar para a Amazônia o respeito que todos nós temos, que todos os brasileiros devem ter para com a nossa região, para que possamos, sim, definir, de acordo com o zoneamento econômico-ecológico de cada Estado e da região como um todo, as áreas que devem ser utilizadas para que se possa permitir o plantio da cana-de-açúcar em nossa região.

            Não queremos derrubar uma única árvore para plantar cana - isto seria uma insensatez -, mas não podemos deixar de plantar a cana nos cerrados existentes, em várias regiões da nossa Amazônia, como temos na Ilha de Marajó, como temos em Roraima, em várias regiões, o cerrado ou os campos naturais para que possamos plantar a cana.

            Sabemos que o Brasil deixou de ser exportador de etanol para ser importador. Estamos tendo dificuldades, inclusive, para conter a inflação em função da pressão do preço do combustível. Há pouco, o Governo reduziu a mistura do etanol na gasolina de 25% para 20%, mas não resolveu o problema da pressão inflacionária.

            Farei, Senadora Vanessa, um pronunciamento com maior profundidade, debatendo na sessão já a partir da próxima semana.

            Quero agradecer à Senadora Ana Amélia e, novamente, desejar um bom Círio a todos os paraenses.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2011 - Página 40716