Discurso durante a 182ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de requerimento solicitando informações ao Banco do Brasil sobre as transferências de gerências executivas de Brasília para São Paulo.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DISTRITO FEDERAL (DF). GOVERNO ESTADUAL.:
  • Leitura de requerimento solicitando informações ao Banco do Brasil sobre as transferências de gerências executivas de Brasília para São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2011 - Página 40816
Assunto
Outros > DISTRITO FEDERAL (DF). GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GLEISI HOFFMANN, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, REFERENCIA, DEFESA, INTERESSE, GOVERNO ESTADUAL, DISTRITO FEDERAL (DF), PERMANENCIA, CARGO DE DIREÇÃO, BANCO DO BRASIL, LOCAL, CAPITAL NACIONAL.
  • REGISTRO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, REMESSA, BANCO DO BRASIL, SOLICITAÇÃO, INFORMAÇÃO, LOCAL, FUNCIONAMENTO, DIRETORIA.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Quero cumprimentar V. Exª, o Senador Mozarildo, o Senador Randolfe, o Senador Pedro Simon, que fez brilhante pronunciamento.

            Apenas quero registrar e agradecer a participação firme da Ministra Gleisi Hoffmann e da Presidenta Dilma em relação ao episódio que vinha preocupando enormemente a cidade de Brasília, que tive oportunidade de trazer à tribuna desta Casa na semana passada, sobre do esvaziamento do Banco do Brasil em Brasília, com a transferência de várias gerências executivas, de parte da diretoria para a cidade de São Paulo. Informações davam conta, inclusive, de recente transferência de grande parte da Diretoria de Marketing, e informações dão conta de que grande parte das reuniões do Conselho Diretor já nem mais acontece em Brasília.

            Isso é, portanto, inadmissível do ponto de vista político-administrativo e econômico. É um desrespeito à capital da República, Brasília, porque a função da cidade é ter aqui todas as funções de direções, as áreas decisórias dos órgãos oficiais, e especialmente de um banco oficial da importância do Banco do Brasil, cuja presença em Brasília também tem importância econômica para a cidade.

            Mas a Ministra Gleisi Hoffmann, como não poderia deixar de ser, transmitindo a posição da Presidenta da República, foi absolutamente categórica, firme ao registrar que a Presidenta Dilma não admite e não admitirá essas movimentações. Mandou sustar imediatamente qualquer processo nesse sentido, solicitou informações e disse que qualquer medida que pudesse implicar mudança de parte de Diretoria, de gerências executivas e vice-presidências necessariamente teria que ser uma decisão comunicada e discutida no âmbito do Governo Federal.

            A Bancada do Distrito Federal se reuniu imediatamente e tomou três providências, Senadora Lídice: decidiu aprovar o convite para que o Presidente do Banco do Brasil venha à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle para prestar esclarecimentos; decidiu pela apresentação de um requerimento de informações, que lerei em seguida, para encerrar; e também decidiu por esta audiência com a Ministra Gleisi Hoffmann para levar a nossa preocupação, pedindo a reversão dessas atitudes, no que fomos prontamente atendidos, como acabo de registrar, pela Ministra Gleisi.

            Quero registrar que o requerimento de informações já encaminhado por esta Casa ao Banco do Brasil solicita nove informações: local de funcionamento de cada uma das diretorias ou unidades estratégicas da entidade; dotação de empregados da entidade na direção geral do Banco no Distrito Federal e no Estado de São Paulo nas datas acima e a previsão futura - as datas de corte, para que a gente possa ter parâmetros de comparação, Senadora Lídice da Mata, são 31 de dezembro de 2006 e 30 de setembro de 2011; número de vagas da entidade transferidas do Distrito Federal para São Paulo; número de vagas, divisões e gerências executivas transferidas da Direção Geral, em Brasília, para São Paulo, especialmente para as Diretorias de Crédito Comercial e de Seguridade; número de vagas, divisões e gerências executivas transferidas da Direção Geral, em Brasília, para o Rio de Janeiro, especialmente para a Diretoria Internacional; número de vagas transferidas de outras unidades federativas para São Paulo, especialmente para as seguintes áreas: Diretoria de Mercado de Capitais, Diretoria de Suporte Operacional, BB Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários; se há previsão de número de vagas, divisões e gerências executivas a serem a transferidas da Direção Geral, em Brasília, para São Paulo, especialmente para a Diretoria de Comunicação e Marketing; número de diretorias ou áreas novas criadas em São Paulo no período acima; e se houve transferência de Brasília para São Paulo de equipe que formula estratégia; e, de forma individualizada, número de reuniões de Diretoria Executiva, Conselho Diretor, comitês e comissões que nesse período aconteceram em São Paulo e em Brasília.

            Quero registrar que se há algo que sempre unificou a Bancada do distrito Federal, independente de partido, independente de posição ideológica, foi não aceitar qualquer tipo de movimento que pudesse esvaziar a presença de instituições oficiais, de instituições federais aqui no Distrito Federal.

            Mais uma vez quero cumprimentar e parabenizar a Bancada de Deputados e Senadores do Distrito Federal que, mais uma vez, atuou unida em defesa de Brasília, em defesa da condição de Brasília como Capital da República.

            Portanto faço este registro, Presidente Lídice, com muita alegria, agradecendo a firmeza da Ministra Gleisi e a firmeza da Presidenta Dilma, na defesa dos interesses maiores do Brasil, porque, afinal de contas, Brasília é um investimento de toda a população brasileira, Brasília que seus atributos de Capital da República.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2011 - Página 40816