Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 23 anos da promulgação da Constituição Federal e a criação dos Estados do Amapá, Roraima e Tocantins.

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 23 anos da promulgação da Constituição Federal e a criação dos Estados do Amapá, Roraima e Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2011 - Página 40446
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, PROMULGAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CRIAÇÃO, ESTADO, ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO TOCANTINS (TO), COMENTARIO, NASCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PR - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Presidente José Sarney, antes de começar o meu pronunciamento, devo registrar que a Constituição de 1988, ou seja, a nossa atual Constituição, foi colocada por V. Exª como Presidente da República. É um momento importante para todos nós, um dia importante, e o Brasil deve, portanto, homenageá-lo por isso. A minha homenagem, como companheiro seu, como admirador, e como seu colega hoje do Senado Federal. Obrigado, Presidente.

            Srªs e Srs. Senadores, comemorar 23 anos da promulgação da Constituição Federal e da criação do nosso Estado traz dupla satisfação para o povo tocantinense.

            Primeiro, pela coincidência dos acontecimentos, pois num único ato o Brasil promulgou sua moderna Carta Magna e reconheceu o direito pela emancipação das antigas terras do norte goiano, que travou histórica luta para fazer surgir o grandioso Estado do Tocantins de hoje.

            Segundo, porque o ato da promulgação da Constituição Federal representou um passo seguro para o Estado de direito. Situação que foi muito desejada por todo o País, assim como era a criação do Tocantins pelo então povo do Nortão goiano.

            E como a criação do Estado foi um ato democrático, a comemoração desse mesmo ato também precisa ser. Logo, reconhecer homens e mulheres, que trabalharam arduamente para efetivação do Tocantins, é tarefa democrática-cidadã.

            É preciso, portanto, fazer especial registro ao importante trabalho do então Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos, grande timoneiro político e autor da Emenda nº 2 que propunha a criação do Estado do Tocantins, primeiro governador eleito e atual chefe do Poder Executivo do nosso Estado. Pela quarta vez, Presidente Sarney, o Governador Siqueira Campos governa o Tocantins. Também é preciso lembrar do então Deputado Federal José dos Santos Freire pela sua decisiva atuação durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988. Nessa mesma época, trabalhei pela emancipação, como deputado estadual, já que eu era deputado por Goiás. Naquele período, recordo dos colegas da Assembléia Legislativa de Goiás que comigo se ombrearam e que nos permitem hoje aqui estar para celebrar a fundação do Tocantins. 

            Lembro dos deputados Totó Cavalcante, que depois foi Senador, Hagahus Araújo, Brito Miranda, Edmundo Galdino, e do saudoso João Lisboa da Cruz e tantos outros. Todos esses deputados nortenses que depois ficaram no Tocantins.

            Houve, também, intensa mobilização da sociedade civil que se organizou num comitê composto por importantes homens e mulheres que tiveram o vislumbre do grande momento histórico e apresentaram uma emenda popular à Assembléia Nacional Constituinte, a Emenda 22. Deixaram, assim, registrado que o Estado do Tocantins nasceria igualmente da vontade popular.

            Nosso Tocantins foi criado sem benesses da União, - mesmo não tendo qualquer infraestrutura, pois naquela época não havia sequer uma estrada asfaltada na região norte do então Estado de Goiás -, não esperou que se reconhecesse a necessidade de apoio.

            Nesses últimos 23 anos, o povo tocantinense mostrou ao País que estavam certos aqueles que defenderam a criação do Tocantins.

            O Estado se estruturou e hoje reúne condições excepcionais para o investimento público e privado.

            Inúmeras escolas e universidades preparam a mão de obra especializada para as atividades econômicas modernas.

            Estradas e pontes, usinas hidrelétricas - já são três; tem uma sendo concluída, a do Estreito, onde estivemos visitando, Presidente Sarney, algumas vezes, e tantas outras em gestação -, ferrovias e aeródromos formam uma infraestrutura que faz do Tocantins um grande corredor logístico para interligar as regiões e Estados brasileiros.

            Está praticamente implantado em nosso território um imponente eixo de desenvolvimento econômico, a Ferrovia Norte-Sul. E aqui, também, Presidente Sarney, não posso deixar de agradecer a V. Exª, porque a ferrovia foi lançada por V. Exª. E me lembro muito bem, Presidente, fazendo aqui uma pausa no meu discurso para dizer a V. Exª e ao povo que nos ouve, de que, quando fui conversar com o Presidente Lula, pela primeira vez, sobre a Ferrovia Norte-Sul, ele disse a mim: “Senador, eu fui o maior crítico da Ferrovia Norte-Sul, quando deputado federal. Eu dizia que era a ferrovia do nada para lugar nenhum, era a ferrovia da onça. Precisei percorrer o Brasil de ônibus, perder algumas eleições para reconhecer que a Ferrovia Norte-Sul não era nada disso; era, na verdade, a ferrovia da integração nacional”.

            Então, rendo mais essa homenagem a V. Exª, Presidente Sarney.

            Está praticamente implantado em nosso território um imponente eixo de desenvolvimento econômico, a Ferrovia Norte-Sul, por onde seguirá o minério de ferro para exportação, passando pelos parques multimodais de Guaraí, Araguaína, Colinas e Gurupi.

            Também no sentido leste-oeste, o Tocantins se coloca como importante engrenagem para o crescimento brasileiro. A Ferrovia de Integração Leste-Oeste está em construção e ligará Figueirópolis, no Tocantins, à cidade de Ilhéus, no Estado da Bahia, passando por regiões produtoras.

            Senhor Presidente, Srªs e Senhores Senadores, aquela sofrida região do norte goiano, que hoje se constitui no Estado do Tocantins, é motivo de orgulho para o Brasil.

            Inclusive, Sr. Presidente, faço aqui mais uma pausa pequena para dizer que o Tocantins é exemplo para a redivisão territorial do Brasil. O Estado do Pará e, sobretudo o Estado do Carajás e do Tapajós já têm plebiscito marcado para o dia 11 de dezembro. Um dos maiores exemplos é o Estado do Tocantins, que se desenvolveu de forma extraordinária, e o senhor conhece bem o nosso Tocantins.

            Aquela sofrida região do norte goiano, que hoje se constitui no Estado do Tocantins, é motivo de orgulho para o Brasil. É de lá que se exporta a carne bovina para dez países, a partir de uma produção que somente em 2010 mais do que dobrou em relação a 2009, registrando aumento de 125%. Somos, hoje, os maiores produtores de grãos da região Norte. Somente a safra de soja de 2009/2010 foi de mais de um milhão de toneladas.

            O Estado também se destaca na área de energia. Nos próximos dez anos, cerca de 40 usinas de etanol e biodiesel serão instaladas em uma área de quase um milhão de hectares.

            Eu poderia, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ficar aqui apresentando uma infindável relação de realizações que comprava o acerto da Assembléia Nacional Constituinte de 1988, ao criar o pujante Estado do Tocantins. Na verdade, foi o único Estado novo criado - os dois foram territórios transformados em Estados.

            Mas devo encerrar aqui minha homenagem ao povo tocantinense pelos 23 anos de grandes realizações. O Estado do Tocantins é resultado da determinação e inspiração de um povo que trabalha de sol a sol para efetivamente levar o desenvolvimento brasileiro ao interior do País. Quem for lá comprovará o que estou dizendo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, Senador Randolfe, por V. Exª ter sido o autor desta sessão de homenagem. Meu abraço à querida e brava gente do meu Estado do Tocantins.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2011 - Página 40446