Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do falecimento de Steve Jobs, fundador da Apple, ocorrido no dia de hoje.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento de Steve Jobs, fundador da Apple, ocorrido no dia de hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2011 - Página 40609
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, MORTE, EMPRESARIO, INFORMATICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É uma informação de pesar para a humanidade, prezado Presidente Paulo Paim, e a todos nós Senadores que temos a nossa vida modificada inteiramente pelos aparelhos como iPad, iPod, celulares, computadores. Um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de todos esses aparelhos eletrônicos que utilizamos hoje, Steve Jobs, faleceu agora há pouco. Então, todos os meios de comunicação estão nos informando a respeito.

            Queria até registrar aqui a presença da professora e desembargadora Salete Maria Polita Maccalóz, que estava me visitando quando assistimos juntos pela televisão à notícia da morte de Steve Jobs.

            Quero também registrar e homenagear a professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Senador Lindbergh Farias a conhece muito bem, inclusive como Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e autora de O Poder Judiciário, os Meios de Comunicação e Opinião Pública e uma das potenciais pessoas que poderão honrar novamente o Supremo Tribunal Federal se, por acaso, a Presidenta Dilma Rousseff indicar uma mulher para ali também equilibrar o Supremo Tribunal Federal, que, com a saída da Ministra Ellen Gracie, agora só tem a Ministra Cármen Lúcia.

            Mas eu quero aqui fazer uma recomendação a todos que nos ouvem. Há um pronunciamento feito por Steve Jobs em que ele fala da sua vida para os graduandos da Universidade de Stanford, em 2005, e que pode ser encontrado com facilidade no YouTube. É algo maravilhoso em que ele recomenda a todos aqueles que estavam se formando que pudessem fazer na vida aquilo que eles realmente amam, e muito, porque aí vão fazer muito bem. Ele conta da sua saga quando descobriu que teve câncer no pâncreas. Mas ele se lembrou de algo que ouviu certa vez: que seria importante você poder realizar as coisas como se fosse o último dia da sua vida e que agíssemos assim todos os dias. E ele mostrou como conseguiu enfrentar...

            Foi descoberta uma cura para quem pudesse fazer aquela cirurgia do câncer no pâncreas, que ele realizou e teve a sua vida salva por inúmeros anos. Isso foi em 2005. Agora, infelizmente, em 2011, o câncer novamente o atingiu de uma maneira tal... Mas ele constitui-se num exemplo de vida para todos aqueles que amam a ciência, amam a humanidade e descobrir as boas coisas da vida.

            Então, a nossa homenagem e o sentimento de pesar de todos nós brasileiros por esse que foi presidente da Apple, depois saiu da Apple, para depois voltar e torná-la uma das mais bem-sucedidas empresas de todo o mundo.

            Desculpem, Senador Lindbergh Farias e Senadora Lídice da Mata, mas avaliei que era importante fazer esse registro em nome de todos nós Senadores.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2011 - Página 40609