Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de Campina Grande pelo transcurso dos 147 anos de sua fundação; e outros assuntos.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DA PARAIBA (PB), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Homenagem ao Município de Campina Grande pelo transcurso dos 147 anos de sua fundação; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2011 - Página 41377
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DA PARAIBA (PB), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO MUNICIPAL, AREA, ECONOMIA, CULTURA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, ASSUNTO, HISTORIA, TURISMO, MUNICIPIO, BREJO DO CRUZ (PB), CATINGUEIRA (PB), CONCEIÇÃO (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, demais Senadores, demais Senadoras, profissionais da imprensa, hoje a Paraíba está em festa, comemorando os 147 anos de aniversário da cidade de Campina Grande.

            Campina Grande, Sr. Presidente, é uma das mais importantes cidades interioranas do Brasil. Todos nós que a conhecemos sabemos não só da sua importância para a economia da Paraíba como também a contribuição que Campina Grande tem dado ao desenvolvimento do nosso Estado, do Nordeste e do Brasil.

            A pujante Campina Grande, como todos nós temos conhecimento, foi transformada em cidade em 1864. Hoje, repito, completa 147 anos de intensa atividade econômica, social e cultural a pontuar grande parte da história da Paraíba.

            O povo de Campina Grande destaca-se no meu querido Estado da Paraíba como um povo de grande iniciativa. Com efeito, há anos, a cidade representa parcela altamente considerável da criatividade do povo paraibano, até os dias de hoje, no campo da ciência e da tecnologia, como V. Exª tem conhecimento, bem como todo o Brasil e o mundo, o que nos remete a inovações tecnológicas de ponta, reconhecidas, como bem disse antes, mundialmente.

            No campo cultural, Campina Grande se destaca, é berço de artistas que se notabilizaram em todos os campos da cultura, sensíveis a tudo aquilo que, de fato, engrandece aquela cidade: na música, na literatura em prosa e verso, nas artes plásticas. Campina Grande tem sido, em todo o Nordeste, um dos exemplos e, digo até, uma tradição que engrandece o Brasil, especialmente o nosso Estado, a Paraíba.

            Tradicionalmente, digo até que Campina Grande não só comanda a literatura de cordel, que herda as mais fortes tradições da Europa medieval, tão conhecida é a história por V. Exª, Senador Paim, e, por essa razão, é elogiável e também reconhecida por todos nós.

            A força de Campina Grande também pode ser sentida no campo da política, através de muitos de seus filhos, que pontificaram na história política paraibana, o que, na verdade, todos nós conhecemos. A contribuição de Campina Grande à Paraíba, por conta dessa participação política de sua gente, sempre foi significativa e, portanto, marcante na construção da Paraíba.

            Por isso, hoje, Sr. Presidente, parabenizo Campina Grande, como fizeram o Senador Cícero Lucena e o Senador Vital do Rêgo, e agradecemos à Campina Grande pela sua contribuição à economia, à política e às decisões que merecem, sim, o destaque e o reconhecimento de todos nós, paraibanos.

            Além de Campina Grande, Sr. Presidente, este mês aniversariou também o Município de Brejo do Cruz, lá no nosso interior paraibano, onde o Prefeito Francisco Dutra Sobrinho, ao lado de sua população, festejou o aniversário da cidade e comemorou muitas realizações concretizadas na sua administração para o bem do Município e para o bem de todo sertão paraibano.

            O Município de Catingueira também aniversariou neste mês, bem como o Município de Taperoá, através do Prefeito Deoclécio Moura Filho, tem feito uma administração realizadora e exemplar naquele Município. Também parabenizamos o Município de São João do Rio do Peixe que aniversariou neste mês de outubro, como o Município de Conceição, que fez uma grandiosa festa comemorando o seu aniversário.

            Parabenizo todos, dizendo que esses Municípios paraibanos têm contribuído com a política, com a economia e com o desenvolvimento do Estado, além também de serem reconhecidos por todos nós pela contribuição que têm dado ao desenvolvimento e ao bem-estar de todos os paraibanos.

            Sr. Presidente, para encerrar o meu registro no dia de hoje, gostaria de solicitar e até de fazer uma reclamação ao Ministério da Integração Nacional. Temos a informação, Sr. Presidente, de que, infelizmente, o Nordeste e, em especial a Paraíba, estão com a operação de carros-pipas suspensa, e isso tem causado danos e preocupação à própria população, especialmente da zona rural, que como vários Municípios da Paraíba e também muitos outros do Nordeste sofrem com a falta de chuva. E essa falta de chuva tem prejudicado não só a periferia das pequenas cidades, como também a zona rural. É necessária, sim, a operação carro-pipa para que, de fato, se mantenha pelo menos a água para o consumo humano e para o consumo animal. E o pagamento desses carros-pipas foram suspensos e nós temos que apelar ao Ministro da Integração Nacional para que tenha pena e socorra urgentemente a população desses Municípios carentes do interior da Paraíba que estão sofrendo por falta de água e por falta de pagamento dos carros-pipas, prejudicando, portanto, grande parte da população, especificamente da população rural daquele nosso Estado.

            Faço este registro, nesta Casa, em forma de apelo. E solicito, Sr. Presidente, de V. Exª o registro e a envio de pedido de urgência ao Ministério da Integração Nacional, para que, o mais urgente possível, solucione o problema dos carros-pipas no Estado da Paraíba, o que tem prejudicado muito a população - repito - da zona rural pela falta d’água e também pela falta de condições da população de encontrar outro meio para solucionar esse grandioso problema.

            No mais, quero solicitar a V. Exª o registro, nos Anais da Casa, de todos esses documentos, que passo às mãos de V. Exª para a devida publicação no jornal oficial do Senado Federal, na Rádio Senado, enfim, em todos os meios de comunicação, porque é necessário tornar público e levar isso ao conhecimento não só da Paraíba, como também do Brasil.

            Agradeço a V. Exª pela tolerância e pelo tempo que me concedeu até antes do nosso Líder Alvaro Dias. Mas, mesmo assim, com a permissão de V. Exª, inclusive do Líder Alvaro, registro assuntos de extrema importância para a Paraíba e para o Brasil.

            Muito obrigado a V. Exª.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR WILSON SANTIAGO.

*********************************************************************************

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, ocupo a tribuna do Senado Federal nesta terça-feira, 11 de outubro, para registrar o aniversário de uma das mais importantes cidades interioranas do Brasil: a pujante Campina Grande. Transformada em cidade, nesta mesma data, no ano de 1864, Campina festeja, hoje, 147 anos de intensa atividade econômica, social e cultural a pontuar grande parte da história da Paraíba.

            O povo de Campina Grande destaca-se no meu querido estado da Paraíba como um povo de grande iniciativa. Com efeito, há anos, a cidade representa parcela altamente considerável da criatividade do paraibano, até os dias de hoje, no campo da ciência e da tecnologia, o que nos remete a inovações tecnológicas de ponta, reconhecidas mundialmente.

            No campo cultural, Campina Grande é berço de artistas que se notabilizaram em todos os campos da cultura sensível, da música, da literatura em prosa e verso, das artes plásticas. E, ainda, com grande influência em todo o Nordeste, da tradicional literatura de cordel, que herda as mais fortes tradições da Europa medieval.

            Mas, a força de Campina Grande também pode ser sentida no campo da política, através de muitos de seus filhos, que pontificaram na história política paraibana. A contribuição de Campina Grande à Paraíba, por conta dessa participação política de sua gente, sempre foi significativa, e, portanto, marcante na construção da Paraíba.

            Um pouco da história da cidade, faz-se necessário. Campina Grande foi fundada mesmo em l9 de dezembro de 1697, com a denominação de Vila Nova da Rainha. Porém, apenas em 11 de outubro de 1864 foi elevada à categoria de cidade. De acordo com estimativas de 2011, sua população é de aproximadamente 400 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, além de ser o 569 maior município brasileiro e o 12e maior município interiorano do Brasil.

            A região metropolitana, formada por 23 municípios, possui uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior região metropolitana do interior nordestino, quarta maior do interior brasileiro, 24^ maior do Brasil e 7879 maior do mundo. São números que fazem com que a cidade se sobressaia em todo o Nordeste.

            A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho, a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

            Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com 16 universidades, sendo três delas públicas. É comum estudantes do Nordeste e de todo o Brasil virem morar no município para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

            A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba, e o 1289 maior PIB entre os municípios do Brasil. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil. É considerada um dos principais pólos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. Campina Grande foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do Nordeste e 6^ cidade mais dinâmica do Brasil.

            Por tudo isto, temos um imenso orgulho em pertencer a um Estado que tem em sua geografia humana Campina Grande e o seu povo. E, ao registrar a data do aniversário da cidade, queremos homenagear, com grande particularidade, todos os campinenses, por nascimento ou por adoção, que constróem, dia a dia, a bela realidade que é Campina Grande.

            Muito obrigado

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR WILSON SANTIAGO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

Anexos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2011 - Página 41377