Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do humorista José Thomas da Cunha Vasconcellos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do humorista José Thomas da Cunha Vasconcellos.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2011 - Página 41389
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, VOTO DE PESAR, MORTE, ARTISTA, ESTADO DO ACRE (AC), COMENTARIO, HISTORIA, VIDA PUBLICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Para que registremos, Sr. Presidente, em Ata voto de pesar pelo falecimento do humorista José Thomaz da Cunha Vasconcellos, falecido nesta madrugada, aos 85 anos, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, por insuficiência respiratória e de problemas nos rins; bem como à sua esposa Irene e aos quatro filhos.

            Vasconcellos nasceu em Rio Branco, no Acre, e começou sua carreira no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.

            Participou da “Escolinha do Professor Raimundo” como o gago Rui Barbosa Sá-Silva, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil. Em 2009, foi lançado DVD Documentário “Ele é o Espetáculo”, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, numa homenagem ao conjunto de sua obra.

            “Ele é o Espetáculo” é uma biografia narrada pelo próprio humorista, com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

            O sobrinho, também humorista, Rick Régis lembrou que José Vasconcellos foi pioneiro na comédia stand-up. “Ele foi o primeiro a fazer stand-up brasileiro em 1958.” Ele diz que o tio foi uma influência não só para ele como para vários humoristas. “Chico Anysio me ligou, disse que era muito fã dele. Ari Toledo, Juca Chaves, Tom Cavalcante, todos foram influenciados”.

            Rick Régis disse ainda que vai continuar com o personagem Sá Silva Júnior na “Escolinha do Gugu”. “Isso foi uma coisa que ele me pediu no hospital, para eu seguir interpretando o personagem no programa. E é isso que vou fazer: seguir com o trabalho e tentar levar humor para o Brasil com a competência que fez meu tio durante toda a sua vida”.

            Muito obrigado Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2011 - Página 41389