Pronunciamento de Wilson Santiago em 05/08/2011
Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem pelo transcurso, hoje, dos 426 anos do Estado da Paraíba.
- Autor
- Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: José Wilson Santiago
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem pelo transcurso, hoje, dos 426 anos do Estado da Paraíba.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/08/2011 - Página 31619
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Paraíba completa 426 anos neste dia 05 de agosto. Hoje, portanto, é dia de muita comemoração entre os paraibanos. Nesta mesma data, em 1585, depois de três tentativas frustradas de conquista, os portugueses finalmente puderam fundar a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves.
Desde então a história da Paraíba foi sendo escrita com muito suor e lágrimas. Porém, pontuada de inúmeros momentos de grande felicidade. O povo paraibano é assim mesmo: apesar das grandes dificuldades, provocadas por situações adversas de clima e geografia, o povo do meu estado é uma gente feliz.
Na próxima segunda-feira, 08, o Senado Federal, a nosso requerimento, vai realizar uma sessão especial para oficialmente comemorar a data de hoje. Portanto, não vou adiantar, agora, o que certamente vou falar a respeito do meu estado naquele instante. Quero tão somente não deixar com que a data passe sem registro.
A história da Paraíba é uma história de glórias. Seu povo, desde os primórdios da fundação da cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, é formado por uma gente comprometida com a região, sua economia, suas tradições, sua cultura.
Mas, também, é um povo ciente de suas responsabilidades perante o Nordeste e o Brasil. E de tal maneira que em vários momentos da luta pela nossa independência, a participação dos paraibanos ganhou relevância histórica.
O Brasil moderno, por exemplo, deve à Paraíba, juntamente com Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o desencadear da Revolução de 1930, que arrancou a política brasileira do coronelismo que dominava o país até aquela época.
Não precisa dizer de meu orgulho em, neste momento, representar a Paraíba no Senado Federal, a Casa encarregada de preservar a unidade federativa nacional. Orgulho que procuro responder com muito trabalho, todos os dias.
Enfim, desejo expressar minha confiança inabalável no futuro da Paraíba. Um futuro que vem sendo escrito, com muito suor e inteligência, pelos paraibanos, nestes quatro séculos. O que me faz sentir cada vez mais um cidadão do meu Estado, cada vez mais nordestino, cada vez mais brasileiro.
Muito obrigado.