Discurso durante a 188ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do Dia do Professor, em especial aos educadores do Estado de Rondônia. (como Líder)

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do Dia do Professor, em especial aos educadores do Estado de Rondônia. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2011 - Página 42434
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PROFESSOR, HOMENAGEM POSTUMA, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE, ESTADO DA PARAIBA (PB).

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não consegui chegar a tempo para me pronunciar na sessão em homenagem aos educadores, aos professores do nosso País, mas queria aqui me somar ao Senador Cristovam Buarque e a tantos outros Senadores que se pronunciaram nesta tarde em homenagem aos professores do nosso País.

            Todos os anos, o Brasil comemora, no dia 15 de outubro, o Dia do Professor, profissional dos mais relevantes para toda e qualquer sociedade. A formação de crianças, jovens e adultos, em nosso País, depende do empenho e do envolvimento pessoais do professor, que generosamente se dedica à partilha do saber nas salas de aula em todos os recantos brasileiros.

            Srªs e Srs. Senadores, a relevância do papel dos profissionais da educação manifesta-se na qualidade das interações sociais que a própria educação proporciona. Quanto mais educado é um povo, maior é sua capacidade de se organizar para atingir as metas coletivas que traça para o seu futuro comum. A educação humanística, voltada à formação cidadã dos indivíduos, naturalmente nos leva à melhora qualitativa de nossa vida coletiva.

            A conscientização do motorista quanto ao uso do cinto de segurança; a capacitação da juventude para o uso criativo do vasto ferramental tecnológico oferecido pelo mundo da informação; a permanente conscientização de homens e mulheres para o estabelecimento de relações familiares isentas da violência física; o aprendizado para uma nova compreensão de uma convivência harmônica dos povos, sob a égide do multiculturalismo; o aprendizado em ciência e tecnologia, entre tantos outros exemplos, tudo enfim que realmente importa para o progresso espiritual do ser humano, depende da qualidade com que o professor desempenha seu papel.

            Srªs e Srs. Senadores, neste ano de 2011, em que novamente homenageamos o professorado brasileiro, aproveitamos o ensejo para também relembrar o saudoso Prof. Afonso Pereira da Silva. Com efeito, esse admirável paraibano parece ter vivido inúmeras vidas em uma só existência. Foi criador e Presidente da Fundação Padre Ibiapina; Presidente da Academia Paraibana de Letras; membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; Provedor da Santa Casa de Misericórdia; Deputado Estadual; Oficial do Exército; Jornalista; Diretor-Fundador do Jornal Correio da Paraíba e membro do Conselho de Notáveis, do mesmo jornal. Ao lado de outros cinco educadores, o Prof. Afonso Pereira foi cofundador do renomado Centro Universitário de João Pessoa, um dos primeiros centros universitários brasileiros.

            No mês em que comemoramos o Dia do Professor, gostaríamos de oferecer nossos cumprimentos a todos os familiares e amigos do Prof. Afonso Pereira da Silva e a todos os admiráveis educadores que se ocupam de formar intelectualmente a sociedade brasileira.

            Sr. Presidente, ao encerrar a minha fala, ao parabenizar todos os professores do nosso Brasil, queria, em especial, parabenizar os professores de Rondônia, do meu querido Estado de Rondônia, o qual tive o privilégio de governar. Na época em que fui Governador, consegui, no início do meu governo, que saísse um aumento de 100%. A classe estava com os seus salários totalmente achatados, não só os professores, mas todos os servidores públicos daquele Estado. De imediato, concedemos um aumento, na época, de 100% para equiparar aos mais altos salários do Brasil, na época comparando com Brasília, Distrito Federal, e também com o Estado de São Paulo.

            Então, rendo aqui as minhas homenagens aos professores brasileiros e a todos os educadores do meu querido Estado, Rondônia.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador Valdir Raupp, quero também me solidarizar com os professores neste dia de homenagem que V. Exª presta, assim como todos os Senadores, na abertura da sessão de hoje, que homenagearam os professores, inclusive o professor da Paraíba mencionado por V. Exª.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO) - Sr. Presidente, queria mais trinta segundos de tempo para pedir a Deus que possa interceder pela saúde do nosso Ministro da Agricultura, Deputado Mendes Ribeiro, que está bem, passou por uma cirurgia, realizada com sucesso total. Tenho certeza de que ele tem força suficiente para superar, mais uma vez, esse desafio e voltar em breve ao convívio da família, dos amigos e, principalmente, para administrar, como tão bem vem administrando, o Ministério da Agricultura do nosso País.

            Era o que tinha, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2011 - Página 42434