Discurso durante a 187ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do 2011 - Ano Mundial da Medicina Veterinária.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do 2011 - Ano Mundial da Medicina Veterinária.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2011 - Página 41575
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANO INTERNACIONAL, MEDICINA, VETERINARIA, REGISTRO, IMPORTANCIA, VETERINARIO, SEGURANÇA, NATUREZA ALIMENTAR, CONTROLE, DOENÇA ANIMAL.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, o Brasil, grande potência pecuarista global e detentor de gigantesca biodiversidade, tem o dever de render justíssima homenagem a todos os seus médicos veterinários, pela celebração do Ano Mundial da Medicina Veterinária.

            Afinal, em 2011, completam-se 250 anos da existência científica da profissão. Ao surgir na França, em 1761, a primeira escola dedicada ao ensino da matéria, a ciência veterinária passou a ser reconhecida de maneira autônoma e a ser exercida por valorosos profissionais.

            São esses nobres profissionais, meus Srªs e Srs. Senadoras e Senadores, que se dedicam a assegurar não somente a proteção sanitária dos nossos animais, mas, também, são igualmente imprescindíveis na promoção da segurança alimentar, controle de zoonoses, pesquisas biomédicas e proteção ao meio ambiente.

            Cabe-nos, dessa forma, ressaltar a relevada importância dessa classe laboral e reforçar, para toda a nossa sociedade, a necessidade valorizar a sua prática e enaltecer o seu papel econômico e social.

            Seja para o atendimento de nosso querido bicho de estimação, parte integrante de tantos lares brasileiros, ou de grande porte, lá estará o profissional da medicina veterinária a cuidar e proteger os animais.

            Nesse ofício, Sr. Presidente, há um pré-requisito absoluto: o amor à preservação das espécies.

            Refiro-me não àquela visão caricata de considerá-los e tratá-los como humanos, mas a um sincero e desprendido sentimento de conexão à vida animal e à necessidade de estudá-Ia e protegê-la.

            O fato é que se há, em nosso País, um rigoroso controle de males como a febre aftosa e a raiva, devemos tal condição aos profissionais da área, que tanto zelam pela saúde não somente animal, mas também humana.

            Não é por outro motivo que estamos abraçando a campanha mundial Vet 2011, empreendida por diversas entidades internacionais. Sob o lema "Veterinário para a saúde, veterinário para o alimento, planeta", serão realizados vários eventos ao redor do mundo, ressaltando a importância dos médicos veterinários como agentes atuantes para a nossa segurança e bem-estar.

            Nesta ocasião, quero congratular-me com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, na figura de seu presidente, Doutor Benedito Fortes de Arruda, que vem realizando um fundamental trabalho de conscientização do grande público sobre a classe profissional que representa.

            O Brasil, Sr. Presidente, é imenso devedor dos préstimos e serviços realizados por todos os nossos médicos veterinários, brasileiros que se dedicam a cuidar de nossos animais, rebanhos e, sobretudo, de nossa segurança alimentar e sanitária.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2011 - Página 41575