Discurso durante a 193ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Aplausos ao sucesso da 6ª Conferência Estadual de Saúde, ocorrida no Estado do Amapá, que foi realizada como preparação para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, programada para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Aplausos ao sucesso da 6ª Conferência Estadual de Saúde, ocorrida no Estado do Amapá, que foi realizada como preparação para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, programada para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2011 - Página 43651
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, CONFERENCIA, AMBITO ESTADUAL, SAUDE, ESTADO DO AMAPA (AP), OBJETIVO, AVALIAÇÃO, POLITICA NACIONAL DE SAUDE, APROVAÇÃO, REGIMENTO, ELABORAÇÃO, CARTA, REIVINDICAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL, ASSUNTO, IMPORTANCIA, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

            O SR.GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB/AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já nos aproximamos da décima quarta conferência nacional de saúde, programada para acontecer de 30 de novembro a quatro de dezembro.

            Numa espécie de preparação para esse grande evento, que este ano traz como tema a importância do Sistema único de Saúde, o SUS, na vida de cada brasileiro, foram realizados a partir do mês de abril, uma série de debates em etapas municipais e agora, mais recentemente, as estaduais.

            E é bom que seja assiml Porque seja no meio da floresta Amazônia, seja nas grades cidade, as experiências de cada comunidade precisam ser consideradas, ouvidas e interpretadas para que sejam levadas com fidelidade ao âmbito da Conferência Nacional.

            Na semana passada, tivemos no distrito de Fazendinha, lá no Amapá, a 6a Conferência Estadual de Saúde que teve iniciou com uma Teatro das Bacabeiras.

            Por uma feliz coincidência, uma das etapas dessa conferência estadual, ocorreu no dia do médico, 18 de outubro.

            E nos discursos, os delegados que deliberaram sobre a aprovação do regimento da conferência, citaram a data como sendo um referencial importante para a montagem de uma política interna que Ihes permitirá apresentar uma série de reivindicações ao Governo Federal durante a Conferência Nacional da Saúde.

            Na conferência amapaense, os principais objetivos foram a avaliação das atuais políticas de saúde praticadas no Brasil; a confirmação das que estão dando certo; a modificação das que não atendem de maneira eficiente às necessidades da população e a proposta de cria de novas políticas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

            E por fim trabalha-se na chamada Carta da Saúde, documento que conterá as propostas a serem levadas à Conferência Nacional, aqui em Brasília.

            Fica, pois aqui este nosso registro de aplauso ao sucesso das conferências pleno estaduais e nosso sucesso à realização da conferência nacional de saúde que já se avizinha.

            Se Deus me der a oportunidade, já nos próximos dias quero fazer nesta tribuna uma menção mais detalhada sobre o tema deste ano da Conferência Nacional da Saúde, destacando a importância do SUS na vida de cada brasileira, de cada brasileiro.

            Por hora era este nosso registro. Muito obrigado.

            Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2011 - Página 43651