Discurso durante a 195ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamento sobre o caráter secreto das obras para a Copa do Mundo; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Questionamento sobre o caráter secreto das obras para a Copa do Mundo; e outros assuntos. (como Líder)
Aparteantes
Ana Amélia.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2011 - Página 44168
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • REGISTRO, SENADO, FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA, PODER, EXECUTIVO, COMENTARIO, QUESTIONAMENTO, OCULTAÇÃO, PROCESSO, LICITAÇÃO, OBRAS, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, PAIS.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no meu pronunciamento de ontem à tarde, quase noite, perguntava eu: quem será o próximo? Orlando Silva é o quinto Ministro a cair. Está anunciada para as 15 horas a entrega do cargo no Ministério do Esporte. “Quem será o próximo?”, perguntava eu, ontem.

            Logo de manhã, fui ao médico, para colocar um aparelho, que me instalaram aqui, para fazer um exame de pressão, de coração. E o médico me aconselhou a não vir à tribuna, a não usar a tribuna. Mesmo assim, Sr. Presidente, preferi vir aqui. Vou pedir desculpas ao meu médico, porque eu tinha de anunciar o próximo a cair nesta tribuna na tarde de hoje. Eu tinha de prever o próximo a cair. No meu Estado, chamam de pajé - não sei se, no Amazonas, é assim - quem adivinha as coisas. No Pará, é pajé. E virei um pajé. Tenho adivinhado um bocado de coisas. Falo, e aí as coisas acontecem.

            V. Exª nem calcula quem será o próximo! Eu podia deixar até o Brasil curioso, mas um jornalista que me disseram que é inglês, mas que, na realidade, é norueguês...

            A Srª Ana Amélia (Bloco/PP - RS. Fora do microfone.) - É escocês.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - É escocês. Perdão!

            V. Exª me chama a atenção agora. Eu não quis me referir a V. Exª na hora em que falei com o jornalista. Vamos falar que é americano mesmo. Mas vi que ele era escocês pela meia vermelha que ele usava. Entrei ali e, quando vi a meia vermelha, pensei que ele era é escocês. Mas não quis me referir a V. Exª. V. Exª mora aqui dentro. Sei que V. Exª não é coluna do meio, sei disso.

            Mas tenho de falar, tenho de cumprir minha obrigação. Aqueles que me mandaram para cá esperam isso de mim, esperam que eu tenha coragem, esperam que eu não seja covarde, esperam que eu não me venda, esperam que eu não me troque por cargos!

            Uma das atribuições deste Senado, além de ser Casa revisora, é fiscalizar o Poder Executivo, aquela verba que vem do povo, aquela verba que o brasileiro paga todos os dias. Cobram do brasileiro, na prateleira, o imposto. Esse imposto serve para que o Governo cumpra sua obrigação de fazer obras...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já está acabando meu tempo, Sr. Presidente? Meu Deus do céu! Esses cinco minutos! Eu confio no Presidente. Sr. Presidente, não lhe vou tomar muito tempo, mas V. Exª é um Presidente sensível.

            O imposto serve para que o Governo faça obras para a população.

            Ora, Sr. Presidente, entenda, pelo amor de Deus! Como é que a Presidenta Dilma pode tornar secretas as obras da Copa do Mundo? Essas obras da Copa do Mundo ninguém pode fiscalizar! Como isso pode acontecer neste País, Sr. Presidente? É como se não bastasse tanta corrupção neste País! Batemos recorde de corrupção na gestão do Lula e estamos batendo recorde de corrupção na gestão da Dilma.

            E quem será o próximo, Sr. Presidente? Quem será o próximo? Será Ricardo Teixeira. Brasil, brasileiros e brasileiras, é uma vergonha a Dilma manter esse homem no poder!

            Esse jornalista americano falou hoje para os Senadores, mostrando o que o mundo pensa deste País! A Copa do Mundo se aproxima.

            Esse homem - desculpem-me, Srs. Senadores! - é um dos maiores ladrões desta Pátria, é um dos maiores corruptos desta Pátria!

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já vou descer da tribuna, Sr. Presidente.

            Ora, fizeram uma investigação na Suíça, e lá a lei é diferente da do Brasil. Senador Mozarildo, lá o Ricardo Teixeira teria de pagar uma multa porque foi condenado por pagar propina e teria de assinar a confissão de ter pagado a propina. Ele pagou a multa e assinou. Presidenta Dilma, ele assinou, confessou que ele é corrupto, que ele é ladrão! Por isso, posso chamar esse homem de ladrão onde quer que eu esteja. Já pedi os documentos que comprovam que ele próprio assinou, confirmando que ele tinha pagado propina! E esse homem continua na CBF, às vésperas da Copa do Mundo!

            Este País é um dos mais famosos no futebol, ou melhor, é o mais famoso país no futebol. Não há quem se compare ao Brasil. Será que escolhemos a nossa Copa para manchar o nome deste País no futebol?

            Tira-o, Dilma! Tira-o imediatamente, Dilma! Até a investigação provar que este homem é bandido... Estamos às vésperas da Copa do Mundo, e esse vai ser um escândalo, vai ser um escândalo mundial, Dilma! Tira-o logo, Dilma! Está comprovado! O que tu queres mais, Dilma?

            Presidente, desço da tribuna, lamentando que nossa história já esteja manchada.

            O SR. PRESIDENTE (João Ribeiro. PR - TO. Fazendo soar a campainha.) - Vou conceder-lhe mais um minuto, para V. Exª concluir.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Na República Federativa deste querido Brasil, nunca houve tanta corrupção como agora! Virou uma epidemia. E o povo brasileiro? E o povo brasileiro, que não conta com estradas, que não tem saúde, que não tem educação, que não conta com segurança nas ruas, que morre nas estradas? O povo brasileiro, Srs. Senadores, está assistindo a tudo isso.

            Tira-o, Dilma! Tira-o, Dilma! Não escuta o Lula, não! Lula pediu para os corruptos resistirem. Lula abriu a boca para dizer essa besteira. Considerado o homem mais popular deste País, abriu a boca e disse: “Os corruptos devem resistir, não devem entregar seus lugares”. Não devias ter falado essa besteira, Lula!

            Dilma, tira o Ricardo Teixeira, para o bem da Copa do Mundo, para o bem da nossa Pátria!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2011 - Página 44168