Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Surpresa com a notícia da doença do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Surpresa com a notícia da doença do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2011 - Página 44857
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, TRATAMENTO, DOENÇA GRAVE, CANCER.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil foi surpreendido no último sábado, dia 29, pela notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava acometido de um câncer na laringe. A surpresa veio em forma de maus presságios, tendo em vista o significado que tem Lula para o presente e o futuro do Brasil. Seus amigos, admiradores e correligionários, entre os quais eu me incluo, sentiram o golpe. Apesar de todos os avanços, o câncer ainda é uma doença extremamente perigosa. E, para o bem do país, não é possível admitir a ausência de Lula na política brasileira.

            A má notícia, entretanto, aos poucos foi se desfazendo, por conta dos boletins médicos. O tumor ainda se encontra em fase praticamente inicial, sendo possível a sua cura com 100% de sucesso. Agora, segundo preconizam os médicos, é começar logo o tratamento, o que acontece a partir desta segunda-feira. Seguidas as recomendações médicas, brevemente Lula vai poder outra vez comunicar-se, como somente ele sabe fazer, com o povo brasileiro. Uma comunicação imprescindível, tendo em vista a liderança positiva que exerce sobre todas as camadas da população em todas as regiões do país.

            A importância do ex-presidente Lula transcende as fronteiras do Brasil. A notícia da doença foi o bastante para mobilizar os mais prestigiados jornais dos mais importantes países do mundo. De forma unânime, Lula foi lembrado como o mais popular presidente da história do Brasil. Sua passagem pela Presidência da República foi anotada pela imprensa internacional como o período que separou o Brasil de ontem - de quase nenhuma influência na política e na economia mundial - para o Brasil de hoje, pós Lula -, um país inscrito entre as maiores potências econômicas internacionais, e com influência política crescente.

            Lembrar o governo de Lula é lembrar de acontecimentos extraordinários na política interna brasileira. Neste tempo, o Brasil livrou-se da tutela do FMI. Foi também o tempo em que o país praticou a mais correta política de distribuição de renda de que se tem notícia em nossa história. Com isto, milhões de pessoas migraram de posição social, alcançando escalas mais elevadas no que se refere à renda familiar. Tudo isto junto elevou significativamente o amor próprio do brasileiro, fazendo com que a Nação acabasse envolvida de maneira entusiástica com a adoção das políticas públicas governamentais.

            Foi no governo do presidente Lula, diferentemente do que acontecia até então, que o Brasil pode enfrentar uma das piores crises da economia internacional, sem grandes conseqüências internas. Parte desse sucesso deveu-se às políticas econômicas e sociais do governo, e, outra parte, à liderança exercida pelo ex-presidente. Foi ele quem pessoalmente assumiu o comando da resistência à crise internacional, mobilizando o povo a continuar consumindo. Fez isto sob o olhar crítico dos incrédulos, mas, ao final, venceu a sua tese, o povo brasileiro prosseguiu consumindo, e a Nação, sob o seu comando, venceu a crise.

            Houve mais, muito mais durante o governo Lula, e que vem sendo continuado durante o governo da presidenta Dilma Rousseff. Ela que, mais do que uma correligionária, é uma amiga do ex-presidente, e que, em nota, distribuída ainda no sábado, deixou clara a importância de Lula para a história do Brasil.

            Um político que permaneceu fiel às suas origens, antes e durante o exercício do poder. E que soube, também, como republicano e democrata que sempre foi evitar a continuidade no poder, mesmo consciente de sua liderança e força para estabelecer novos preceitos constitucionais. Por isto, e por todas as outras coisas, reservou um lugar permanente no panteão dos heróis brasileiros.

            Concluo este pronunciamento exortando o povo brasileiro a estabelecer uma corrente em favor da saúde do ex-presidente Lula. Uma corrente cujo final feliz será facilitado, não apenas pelo caráter ainda inicial da doença, mas, sobretudo, pela força pessoal de Lula, que muito facilitará o trabalho da Medicina. Corrente essa da qual participam, desde sábado, não apenas os brasileiros, mas, gente de todo o mundo. Com especial destaque para os povos latinoamericanos, nossos irmãos de continente, que sabem muito bem da importância de Lula para o futuro de toda a região, e de toda a sua gente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2011 - Página 44857