Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de reflexão sobre a situação política do País, refletida no afastamento de vários Ministros de Estado.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO MEDIO.:
  • Necessidade de reflexão sobre a situação política do País, refletida no afastamento de vários Ministros de Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2011 - Página 46165
Assunto
Outros > ENSINO MEDIO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MOTIVO, CORRUPÇÃO, PROVA, EXAME, AMBITO NACIONAL, AVALIAÇÃO, ENSINO MEDIO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Senador Cafeteira, muito me honra falar com V. Exª no plenário desta Casa. Hoje não é dia 13, mas é meu dia de sorte. Pela primeira vez, durante todo esse tempo que milito aqui nesta Casa, nenhum orador fez questão de subir a esta tribuna, e a Presidenta, muito gentilmente, me concede a palavra.

            Agradeço, Srª Presidenta Marta Suplicy, por ter me concedido a palavra na tarde de hoje, mais uma vez.

            Brasileiros e brasileiras, paraenses, o Enem, desde 2009, sacrifica os estudantes brasileiros. O Ministro da Educação não tem competência - esta é a palavra mais adequada que se pode dar ao Sr. Ministro - para gerenciar o Ministério da Educação. Desde 2009, o Enem vem transformando aquilo que era um teste, para que o estudante pudesse se conceituar e se avaliar por ele mesmo, algo tão importante para o estudante brasileiro, começou a cair em descrença.

            Ora, Sr. Senador Cafeteira, em quem podemos confiar neste País? Como se não bastassem os escândalos, a queda consecutiva, semanal, mensal de ministros por corrupção neste País!

            Semana passada, eu disse aqui, nesta tribuna: eu quero saber quem é o próximo que vai cair. Uma semana, Brasil! Uma semana não durou, minha nobre Senadora. Semana passada, na mesma terça-feira, no mesmo horário que eu sempre falo, eu perguntei ao Brasil: quem será o próximo?

            Pensei que a Presidenta Dilma ia tomar para si esse problema da CBF. Pensei que seria o maldito Ricardo Teixeira, um dos maiores ladrões que já passaram por este País. Não tenho medo de falar assim. Não tenho receio de falar assim. Ao assinar um documento na Suíça, ele confessou que é ladrão.

            Esses nós temos que chamar de corruptos e os de galinha nós temos que chamar de ladrão de galinha. Já reclamaram, Senador. Já me disseram que eu não podia chamar ninguém de ladrão. Que entrem no Supremo contra mim, tirem-me daqui, mas não vou parar de chamar.

            Brasileiros e brasileiras, meditem, olhem como se encontra o nosso País. Quando um ministério, minha nobre Senadora, não tem capacidade para administrar uma prova de avaliação dos estudantes brasileiros, aquele estudante que se dedica, que perde seu fim de semana estudando, faz a prova e lê nos jornais do dia seguinte que a prova vazou, que lá não existiu lealdade, o que a juventude brasileira pensa deste País? Podia se dizer que não foi só este ano, não vai mais acontecer. Pasmem-se, senhoras e senhores, desde 2009 vem acontecendo sistematicamente a patifaria nessa prova do Enem. Desde 2009, Cafeteira! Virou uma balbúrdia, Cafeteira! Virou uma balbúrdia. Estamos à mercê de dizerem novamente: quem será o próximo?

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP. Fazendo soar a campainha.) - Para encerrar, Senador. Por favor.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Eu subi entusiasmado. Vou falar muito. Não há nenhum orador!

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - V. Exª já está no sétimo minuto. Chegou a Senadora Lídice da Mata.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Estou com tanta calma em meu raciocínio, mas encerrarei. V. Exª já foi bondosa demais comigo na tarde de hoje.

            Brasileiros, quem será o próximo? Em lugar nenhum do mundo, Brasil, em lugar nenhum do mundo, Brasil, se viu isto: seis Ministros - é uma vergonha nacional, uma vergonha internacional! - saírem por corrupção. Seis, Brasil! Nunca se viu isso na história!

            E o Enem, Cafeteira! E a educação brasileira, Cafeteira! Os meninos do Brasil que querem...

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para encerrar, Senador.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Que querem acreditar neste País são lesados. A juventude brasileira está sendo lesada neste País!

            Presidente Marta, muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2011 - Página 46165