Discurso durante a 205ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, iniciado hoje em Goiânia.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXERCICIO PROFISSIONAL.:
  • Registro do 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, iniciado hoje em Goiânia.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2011 - Página 47079
Assunto
Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, CONGRESSO BRASILEIRO, CIRURGIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PODER, LEGISLATIVO, RECONHECIMENTO, FORMAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, AREA, MEDICINA, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, CIRURGIÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP).

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srªs e Srs. Senadores, o nosso querido Deputado Giovanni Queiroz, do tempo da Constituinte, do Estado do Pará, é um grande xará.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. PTB - RR) - Lembrei-me dele e, por isso, eu me confundi, porque, hoje, começa no Pará a campanha pelo plebiscito para o povo dizer se quer ou não a criação de mais dois Estados na área que hoje corresponde ao Pará.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - V. Exª tem influência um pouco do Estado do Pará, assim como eu também. V. Exª e eu estudamos no Pará, mas em faculdades diferentes: V. Exª fez Medicina, e eu, Ciências Contábeis, no Moderno. Torço para que o Pará consiga a divisão territorial, porque acho que isso é bom para o Estado, é bom para o Brasil, porque vamos sentir a presença do Poder Público mais de perto naquelas regiões.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. PTB - RR) - Senador Geovani Borges, embora eu não deva dialogar com V. Exª, digo que, na verdade, é uma transformação de um Estado em três. Portanto, vai ser bom para todos os que estão nas três regiões do Pará.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Sei que o nosso Regimento é rígido, V. Exª está presidindo a sessão, mas V. Exª, acima de tudo, é um amazônida e não resistiu à tentação de registrar esse momento.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senador Cristovam Buarque, que é uma referência nesta Casa, uma fonte de inspiração no Parlamento, quero fazer aqui um registro sobre o 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que começa oficialmente hoje, sexta-feira, em Goiânia.

            A bela cidade de Goiânia, tão próxima à capital federal, conectada aos principais centros do Brasil, com uma malha rodoviária moderna e com todas as companhias aéreas, reunirá os mais renomados cirurgiões plásticos do Brasil e um seleto time de convidados estrangeiros, durante cinco dias, transmitindo suas experiências.

            O grande encontro científico será precedido de um pré-congresso, que começou ontem e que abordará os conhecimentos da cirurgia estética da face. Depois, os temas se diversificam, abordando todas as técnicas cirúrgicas possíveis dessa especialidade médica.

            Também nessa ocasião, será realizada mais uma edição do mutirão de cirurgias da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em que novo grupo de pacientes carentes será beneficiado com a colaboração solidária de especialistas voluntários.

            Goiânia vai se transformar, portanto, durante cinco dias, na capital brasileira da cirurgia plástica, numa comunhão perfeita de atualização científica, num grande intercâmbio que só faz projetar ainda mais o nome do Brasil no cenário internacional.

            Ao fazer este registro, desejo aqui destacar o apelo reiterado do Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Ognev Cosac, para que o Poder Legislativo, sobretudo com o incentivo da bancada médica, Senador Mozarildo Cavalcanti - V. Exª, inclusive, é médico -, debruce-se cada vez mais sobre leis que reconheçam a formação específica para cada área da Medicina, coibindo a invasão de especialidades que fatalmente resultam em cirurgias malfeitas, muitas vezes com resultados desastrosos. Ressalto, inclusive, a importância de que esta Casa esgote o debate sobre o projeto de lei que define o Ato Médico, regulamentando o exercício da Medicina, já que a matéria tramita no Congresso há quase dez anos.

            A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica promoveu, neste ano, em Brasília, um emocionante mutirão que praticamente zerou a fila de mulheres humildes que aguardavam a cirurgia de reconstrução da mama, vitimadas que foram pelo câncer. Com alegria, informo que a mesma Sociedade, em parceria com o Ministério da Saúde, prepara-se e estuda a realização de um grande mutirão nacional para atender as demandas nessa área. Aliás, esse corpo de especialistas tem devolvido esperança e alegria ao coração de inúmeros brasileiros e brasileiras. Recentemente, no Pará, eles fizeram um mutirão em favor das mulheres vítimas do escalpelamento, muitas delas oriundas do meu querido Estado do Amapá.

            Senador Mozarildo, V. Exª tem conhecimento de que, realmente, nas nossas áreas banhadas pelo rio Amazonas, muitas vezes, os motores dos barcos movidos a diesel enrolam no eixo que envolve a palheta, puxam o cabelo das pessoas, provocando o escalpelamento completo. No Amapá, há um número considerável de vítimas, que têm sido atendidas pelos cirurgiões plásticos. Inclusive, há uma campanha nacional no sentido de combater e prevenir esses fatos com equipamentos e outros recursos de segurança.

            Portanto, é um corpo de excelência, de empenho vocacionado na Medicina e que nos enche de orgulho.

            Saudamos, portanto, o início do 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica e os participantes que estarão em Goiânia, vindos de todos os lugares do Brasil e de diversos outros países. Que sejam todos muito bem recebidos na acolhedora capital Goiânia! E que bons frutos resultem para toda a sociedade brasileira e para a comunidade internacional, que, há muitos anos, aprende com médicos do Brasil as excelências da cirurgia estética e reparadora!

            Era esse o nosso registro nesta sexta-feira.

            Agradeço ao Senador Cristovam Buarque a oportunidade que nos proporcionou ao permutar seu tempo, pois tenho um compromisso agora, vou ter de viajar ao Estado de São Paulo, mas, na segunda-feira, estarei aqui, se Deus quiser.

            Muito obrigado, Senador Mozarildo. Tenha um bom fim de semana. Na segunda feira, V. Exª vai estar aqui também, não é? (Pausa.)

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2011 - Página 47079